12 de fevereiro de 2013

SUPER XV E LIGA MÃO DE MESTRE *

A SUPER XV é a mais importante competição mundial de rugby de XV de clubes/franquias, que terá o seu início já no dia 15 de Fevereiro e se prolonga durante cerca de sete meses, e este ano, pela primeira vez, o Mão de Mestre vai acompanhar o desenrolar de toda a prova.

Cinco equipas australianas, cinco equipas neo-zelandesas e cinco equipas sul-africanas disputarão o tão ambicionado troféu com plantéis onde se integram muitos dos melhores jogadores do mundo.

24 semanas, 125 jogos, quatro fusos horários diferentes.

Os Chiefs defendem o título do ano passado, enquanto os Southern Kings entram na competição pela primeira vez e como diz o nome, devem acabar muito a Sul na tabela.

2013 promete um Super 15 muito competitivo, interessante e apelativo.

O Mão de Mestre criou uma liga no site da fox sports, na qual se convida todos os interessados a registarem uma equipa e competirem por um lugar no pódio.

Aqui fica o link: http://superrugbyfantasy.foxsports.com.au/
E o código da liga: 2444-4772

Divirtam-se



SUPER XV - OS FAVORITOS
Fazemos aqui a nossa previsão para as equipas mais fortes ( achamos nós ) deste ano.

Mais fortes de cada confederação
Sharks, Chiefs, Brumbies

Mais fracas de cada confederação
Kings, Force, Blues

Sharks  
Provavelmente o melhor pack avançado do mundo (ui aquela primeira linha com os irmãos Du plessis e o “The beast”).  
A época anterior tiveram o mesmo número de ensaios marcados e sofridos dos campeões Chiefs (47 vs 47 marcados e 30 vs 31 sofridos), foram no entanto menos consistentes tendo perdido com equipa de calibre inferior como os Lions. 
Este ano com a contratação de uma série de promessas (e umas não-tão-promessas como Francois Steyn) o plantel ganhou um nova profundidade e apresenta-se como um sério candidato a número um da Conferência e para os mais audazes do próprio troféu. 
Ah, e a ajuda de King Carlos Spencer como treinador nunca é de desprezar.
Out: Michalak
In: Franco van der Merwe; Butch James
Jogadores Chave: Mvovo; du Plessis (os dois); Coetzee; Steyn


Stormers
A equipa com o plantel mais equilibrado de todo o super 15, uma autêntica recruta desde a época anterior, os Stormers aparecem muito fortes para esta época. 
É na defesa que está a grande qualidade desta equipa que curiosamente sofreu menos ensaios na época de 2011 que os campeões Reds (18 vs 32) e o mesmo aconteceu na época passada com os campeõs Chiefs (21 vs 30).  
Apesar da grande consistência defensiva são uma equipa que acaba sempre por falhar nos playoffs, será este o ano de Burger e companhia?
Out: Quinn Roux, Tyrone Holmes
In: Elton Jantjies
Jogadores Chave: Grant, Juan de Jongh, Burger


Chiefs
Na defesa do título da época passada continua uma equipa que prima por um grande balanceamento entre ataque e defesa. 
O treinador Dave Rennie implementou uma filosofia de contratações (muito á semelhança do filme Moneyball) em que prima pela work-rate dos jogadores. 
Os Chiefs são uma equipa de jogadores individuais que estavam muito habituados a ser o cavalo de trabalho nas equipas anteriores, o que automaticamente tira pressão dos colegas de equipa. 
Este é um dos grandes segredos dos Chiefs, o sangue-frio que os faz defender mais de 15 fases sem faltas, ou a habilidade de virar resultados nos últimos 10 minutos de jogo. 
Mesmo sem peças importantes como Sonny Bill Williams ou Taumalolo (aqueles ensaios de pick and go eram preciosos) os Chiefs continuam a ser um adversário de peso para qualquer equipa do Super 15. 
A pergunta para jackpot é o SBW fará assim tanta falta?
Out: Taumalolo, Sonny Bill Williams
In: Anscombe; Crosswell
Jogadores Chave: Messam; Cruden; Masaga


Cruzaders
É verdade que não há McCaw, é verdade que não há Franks e é verdade que tiveram uma draw muito complicada jogando cinco dos primeiros jogos fora de casa. 
Mas estamos a falar da equipa com mais títulos de todo o Super Rugby, mesmo numa época má (!) como a do ano passado os Cruzaders só foram eliminados nos play-offs nos últimos minutos e pelos campeões Chiefs. 
No entanto apesar de ter um pack avançado muito experiente (aquela terceira linha é a inveja de todos) e a companhia de Carter e Dagg, a verdade é que o ponto fraco desta equipa está nos três quartos, particularmente nos centros. 
Se houver o azar de algumas lesões em peças fulcrais, terão sérios problemas para chegar aos playoffs.
Out: Ben Franks; McCaw (sabática)
In: Nada a assinalar
Jogadores Chave: Carter; Read, Dagg


Brumbies
Foram a surpresa de 2012, o que é garantia de uma grande época em 2013. 
Do lado deles está também possivelmente o melhor treinador da competição Jack White (tendo ainda como adjunto o grande Larkam). 
Grandes contratações como Pockock (capitão Wallabie), Rathbone e Oosthuizen (um 2ª linha com 2 metros, 120 quilos e 19 anos!) e um grande sentimento de optimismo fazem desta equipa a nossa grande favorita para vencer não só a confederação australiana como até arriscamos dizer que não vão perder nenhum jogo contra equipas do mesmo país. 
Out: Michael Hooper
In: Pockock
Jogadores Chave: Lealiifano; Pockock; Nic White


Reds
Os Reds são perigosos se Cooper e Guinea estiverem em dia sim, se não for o caso então mais vale esquecer. 
Permanece uma incógnita a forma em que Guinea vai aparecer depois da lesão que sofreu e isso fará toda a diferença, o melhor formação do mundo  é de facto essencial. 
Por outro lado, o plantel manteve-se praticamente inalterado o que pode ser um bom sinal, há mais conhecimento e rotinas entre os jogadores. 
No entanto mesmo com uma boa profundidade de plantel e uma boa experiência, a dependência no jogo de Guinea e Cooper não dá confiança para apostar nos Reds como vencedores de alguma coisa.
Out: Higginbotham
In: Nada a assinalar
Jogadores Chave: Guinea, Ioane, Cooper

Super Rugby 
Jornada 1 - Sexta-feira 15 Fev
v
v


*Texto: Senhor Sir (novo colaborador do Mão de Mestre!)

11 comentários:

Anónimo disse...

O ponto fraco dos Crusaders está nos centros? Então e o Robbie Fruean?
Faltou mencionar Bryan Habana, um dos melhores, se não mesmo o melhor dos Stormers

Senhor Sir disse...

Boa Noite,

Sim de facto, penso que é nos três-quartos particularmente nos centros (e aqui estou a incluir o Robbie Fruean)que está o ponto fraco dos Cruzaders. Ou seja dentro do 15 que entrará em cada jogo é nestas posições onde me parece existir menos qualidade e alternativas no banco.

E muito pessoalmente o tamanhão do Fruean nunca me impressionou muito, ao contrário do pequenino Conrad Smith por exemplo.

Em relação aos Stormers, e mais uma vez é a minha opinião, Brian Habana (já) não é nem de perto nem de longe um dos melhores. Marcou apenas 5 ensaios a época passada e agora com 29 anos não me parece que venha a ter uma época estrondosa.

Por último é importante não esquecer que os Stormers são ultra-defensivos e por essa razão não existem tantas oportunidades para o velocista brilhar (até porque a defender é relativamente fraco).

Mas a ver vamos...são opiniões

Abraço

SenhorSir

Anónimo disse...

Eu penso que as equipas mais fortes são os reds e os crusaders, e a final vai ser uma reedição de a de 2011, é pena que ambas as equipas dependam tanto dos respectivos aberturas! Este vai ser o ano do cooper!

xc disse...

Os crusaders nao estao assim tao mal nos centros (crotty, marshal, fruen) e muito menos nos tres quartos em geral(carter, dagg, guilford)! Quanto a sabatica do McCaw, quando o Todd entrou em cena cobriu muito bem a falta do McCaw por lesao

Acho que se calhar ainda se vao e surpreender com os highlanders, que estao muito reforçados, e têm na equipa nomes como Ma'a Nonu, Brad Thorn, Aaron Smith, Ben Smith, Gear, Woodcock e Hore. So precisam e de arranjar terceiras linhas decentes (a excepçao do nasi manu). Ja pa nao falar nos hurricanes

Senhor Sir disse...

Boa Tarde,

Eu acho que este ano infelizmente vai ser dos Sul-Africanos (aqueles tubarões estão fortissímos).

O Guildford retirou-se da equipa assumiu que era alcoolico e vai fazer uma reabilitação. Carter é bom como sabemos e o Dagg também, mas é como digo, dentro de uma equipa forte como são os Cruzaders é nos centros que está o elo mais fraco.

É verdade que Todd cobriu muito bem o espaço deixado por McCaw ( aliás, penso que até nos all blacks ele vai ocupar essa posição).

Mas com McCaw em campo todos os outros dão mais 10%, e isso faz muita diferença. McCaw é McCaw


Os Hilanders estão de facto muito reforçados, e estou ansioso para ver como se portam. Mas acho que ainda nao é este ano que se intrometem no pelotão da frente.
Atenção ao número 8 Nasi Manu, vai ser o ano da consagração nos Hilanders.

Abraço
SenhorSir

Anónimo disse...

Bom dia,

Gostaria apenas de deixar uma nota sobre esta competição,que este ano conta com alguém que nos é próximo, o Rohan Hoffmann e que irá fazer parte do painel oficial de árbitros do Super XV.

E tão mal se falou dele como árbitro por cá...

xc disse...

senhorsir

Atençao, que os sharks sofreram com a pre epoca, keegan daniel, o capitao fantastico, lesionou-se na preepoca. Butch James acaba de ser operado. Freddy Michalak voltou para frança. A jovem promessa dos centros, Tim Whitehead, partiu o braço. Willem alberts anda com problemas no ombro. Têm uma primeira linha fabulosa, mas nao ha suplentes, a excepçao de talonador, com o Craig Burden. Se o Beast ou o Jannie Du Plessis se lesionam vao ter de ir buscar 1as linhas a vodacom cup. Deixaram sair 3 2as linhas (hargreaves, sykes e skeate), ficando com apenas um de qualidade (bresler). Nos centros, têm duas carcaças acabadas (bosman e joubert), um miudo verdinho (jordaan) e o enorme Frans Steyn. A excepçao do Lambie, vai depender do Viljoen e do JP Pietersen segurarem as pontas, se a bola nao parar nos centros e chegar ate eles.

Agora, se adaptarem o deysel para 2a, ficam com um pack titular de impor respeito, um abertura virtuoso e um tres de tras letal. So nao os vejo e passarem por defesas como a dos stormers ou equipas como os crusaders, chiefs e hurricanes

Anónimo disse...

alguem sabe para onde foi o Taumalolo? ach que vai fazer muita falta a equipa dos chiefs!

Senhor Sir disse...

Boa Noite,

Caro xc fantástica análise mas gostava de tecer alguns comentários.

Keegan Daniel está lesionado mas é com pouca gravidade e provavelmente no segundo jogo já vai entrar.

Butch James foi operado mas nem sequer é o 10 titular, essa posição pretence ao melhor abertura Sul-Africano, Pat Lambie.

Alberts já está em forma e numa entrevista recente afirmou que Pierre Spies vai ter que suar muito se lhe quer tirar a camisola 8 dos Sprinboks.

O recém-contratado aos Lions, Franco van der Merwe vem directamente para a segunda linha (já foi Springbok e já jogou mais de 70 jogos de super rugby, é muita experiência).

E ainda vai chegar o Kankowski do Japão (grande terceira linha). Du Plessis vai ficar curado em breve ( foi homem do jogo em 20% dos jogos em que jogou o ano passado. Incrível).

Penso que vai ser um super rugby fantástico este ano. E certamente que os sharks vão contribuir muito para o espétaculo.

Abraço

SenhorSir

Anónimo disse...

O taumalolo foi para França para o perpignan,o dinheiro falou mais alto

Anónimo disse...

Há um jogador sobre o qual pouco ou nada se ouve falar, mas a meu ver é uma grande promessa dos Chiefs esta época, Tim Nanai Williams, é novo (23 anos), joga a qualquer posição do 3 de trás sendo que tem condições óptimas para lá jogar (é rápido, placa bem, tem um bom pé,etc.)

Vai dar que falar