4 de janeiro de 2013

SEGUNDONA - O RUGBY NO SEU MELHOR

Na zona Sul/Lisboa, o ano começa em calmaria, e apenas o Sporting-Oeiras pode trazer alguma animação às tropas, enquanto na zona Centro a expectativa é grande na deslocação do Tomar à Bairrada, que pode arrumar de vez a questão da classificação, já que no respeitante ao apuramento não existem mais dúvidas.

Na zona Norte as duas principais equipas vão estar frente a frente, e as duas equipas vão estar com o pensamento na última jornada, quando o Famalicão defrontar a UTAD.

Quer dizer, se neste fim de semana os famalicenses vencerem os bravos, então esse tal último jogo deixa de ser importante para a sua (Famalicão) qualificação, o que em nada interessa ao Guimarães, a quem ainda faltam uns pontitos matemáticos para garantir o apuramento, e se não ganhar agora, fica obrigado a ganhar na última jornada frente ao Lousada.

Comentários feitos em função da classificação sem equipas B's, excepto quando expressamente mencionado de outra forma.

ZONA SUL/LISBOA
SPORTING - OEIRAS
Universitário de Lisboa, sábado, 12,30 horas
Os leões de Alvalade têm feito uma excelente campanha neste seu regresso às competições de rugby, mas ainda não podem dar a tarefa por concluída, sob risco de perderem o comboio da qualificação - Uma derrota frente ao Oeiras pode comprometer as suas aspirações e abrir o caminho para a qualificação de outra equipa.
O Oeiras, de quem muito se esperava no início da época, ainda não conseguiu mostrar mais que uma desoladora mediania, que o arruma no fundo da tabela com uma vitória apenas.
Esta é a oportunidade que os homens da linha têm para dizerem se ainda vale a pena contar com eles, ou se vão ficar acomodados com a presença na segunda fase dos não apurados, onde estarão as equipas menos capazes de lutar pela cabeça da zona.
Vantagem, à partida para a equipa de verde, mas uma palavra a dizer pela equipa azul.

BEIRA MAR - KELLERMAN
Campo do Gaio, sábado, 15 horas
O líder da tabela tem a possibilidade de consolidar essa liderança, ao defrontar a mais fraca de quantas equipas participam na competição, depois de ter visto a sua posição recuperada na trafulhada do tira não tira pontos da classificação.
O Kellerman, pelo seu lado, não se livrou de uma pesada punição que lhe retirou qualquer veleidade de discutir fosse o que fosse nesta fase de apuramento, e os resultados que tem obtido não deixam dúvida quanto à sua fragilidade e à sua posição na tabela, mesmo que não tivesse sido punido como foi.
Vitória clara dos ribatejanos, que vão conseguir os cinco pontos possíveis.

ELVAS - SÃO MIGUEL
Municipal de Elvas, sábado, 16,30 horas
A simpática equipa alentejana só conseguiu até agora a vitória frente ao Kellerman, e não será desta feita que vai conseguir somar pontos aos que já conquistou.
Aos elvenses falta ainda maturidade para se oporem com sucesso às restantes equipas da zona, apesar de acumularem já alguma experiência que não se pode escamotear.
O São Miguel viu anulados 18 dos 20 pontos com que vinha acusado, e com isso recuperou folego e esperança para a qualificação final, e, apesar de ter apenas três jogos realizados, é a única equipa da zona que ainda não experimentou o sabor amargo da derrota.
Perante este facto, os buldogues são um dos grandes favoritos à qualificação, e sabendo nós da competência da sua equipa técnica, não duvidamos que a senda de vitórias não será interrompida este fima de semana.

BELAS - TÉCNICO B
Incompreensivelmente até este momento este jogo ainda não tem hora nem local designado
Um dia de descanso para os esquilos, que mesmo perdendo não verão as suas aspirações à qualificação alteradas, podendo aproveitar para  afinar a máquina para o seguimento da prova, já que este é um dos tais jogos que não contam para nada (viram como eu desta vez não disse que era um jogo a feijões?)
Quanto aos engenheiros, estamos a companhar com interesse e curiosidade o que se passa com a sua primeira equipa, e continuamos convencidos que, para o seu sucesso, é muito importante manter uma segunda equipa em atividade.

ÉVORA B - FCT
Inferno dos Canaviais, sábado, 11 horas
Como em relação ao Técnico, também acompanhamos de perto a primeira equipa dos chaparros, e dizemos também que para o êxito da principal, é fundamental a existência de uma secundária.
A FCT é, das cinco primeiras na tabela, a que está com um pior conjunto de resultados, e deverá aproveitar este jogo que não conta para a classificação, para estruturar a equipa para os difíceis embates que se avizinham.

ZONA CENTRO
Bairrada - Tomar
Municipal de Tomar, sábado, 17,30 horas
A Bairrada perdeu surpreendentemente frente a Aveiro na última jornada, e se não perdeu a qualificação, perdeu a honra, ao ser batido por uma equipa que, teoricamente, ainda não é do seu nível.
Este fim de semana os bairradinos, que jogam em casa do adversário - lá está a história das trocas e baldrocas... - se querem recuperar o prestígio que tão abalado ficou, só podem pensar em trazer uma boa vitória da terra dos templários.
Pelo seu lado, os estudantes vão querer capitalizar por jogarem em casa, e tentarão vencer os atuais líderes, para os poderem ultrapassar na última jornada da zona.

LOUSÃ B - AVEIRO
José Redondo, sábado, 15,30 horas
Os moliceiros podem agradecer ao calendário ter-lhe dado este jogo no primeiro fim de semana de Janeiro, o que lhes dará tempo para preparar o último encontro da fase de apuramento contra o Tomar, que pode levar o adversário ao apuramento na primeira posição.
Como é tradição no rugby, os desmancha prazeres existem, e os tomarenses podem vir a conhecê-los dentro em breve...

ZONA NORTE
AAUTAD - CRAV B
Universidade de Vila Real, sábado, 15 horas
Mias um embate sem qualquer consequência na tabela classificativa, em que os estudantes beneficiam de uma folga numa altura do ano em que mais precisam dela.
Nos restantes três jogos que têm por realizar, os transmontanos podem acumular os pontos que precisam para se qualificarem, e se tiverem a sorte pelo seu lado, verão os vimaranenses darem-lhes passagem para um dos tão desejados dois primeiros lugares.
Quanto aos garranos, o comentário que fazemos é semelhante ao que já fizemos para as outras equipas B's, mas neste caso particular, é curioso verificar que seguem na liderança da tabela não oficial, a par do Famalicão.

LOUSADA - BRAGA
Complexo da Lousada, sábado, 19 horas
O Lousada acabou por ser a única equipa do Norte a sofrer penalizações por utilização de jogadores não, ou mal, inscritos, mas além disso registou a sua única vitória precisamente contra o Braga na primeira volta.
Agora, que recebem os gladiadores em casa, vão querer confirmar aquela vitória, mas a equipa da cidade dos Bispos tem neste encontro a sua última possibilidade de pontuar nesta fase de apuramento.
Jogo bem interessante de seguir, com vantagem inicial para o Lousada.

FAMALICÃO - GUIMARÃES
Municipal de Famalicão, sábado, 20 horas
Um clássico do rugby nacional, a que não falta a pimenta de poder deixar numa posição delicada a equipa que perder - especialmente se forem os visitantes - o que pode transformar este noturno numa luta sem trégua.
Os famalicenses, mesmo perdendo, ainda ficam com duas oportunidades para conseguirem os dois pontitos de que carecem para garantirem o apuramento, mas os vimanarenses ficarão numa posição muito difícil caso percam, ficando obrigados a uma vitória na última jornada por forma a garantir o tão desejado apuramento.
Vantagem do Famalicão pelo que tem feito nesta época, mas atenção à reação dos visitantes.

Fotos: Tânia Garrett, José Chorão e Moita rugby Clube da Bairrada.

12 comentários:

João barnabé disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Desculpem lá....

Famalicão vs Guimarães pode ser um clássico noutra modalidade qualquer...mas no Rugby?

Quando foram fundadas essas equipas? Desde quando jogam uma contra a outra?

Estes relatos das divisões inferiores são optimos para termos noção abrangente do que se passa no mundo oval português...mas haja rigor...

Anónimo disse...

Famalicão em 1989, Guimarães em 2008 penso eu

Anónimo disse...

CRE B, 21 (3E) - FCT, 8 (1E)

Anónimo disse...

Sporting 35-29 Oeiras

Anónimo disse...

Jogo mexido e engraçado o Sporting Oeiras ao menos os gatinhos vão ganhando em algumas modalidades !

Anónimo disse...

Tomar 12 (2E) - Bairrada 24 (4E)

Anónimo disse...

CRF 25 - 10 Guimarães

Anónimo disse...

UTAD 0-49 CRAV B

Anónimo disse...

Lousada 26 - Braga 31

Anónimo disse...

O Sporting nao ganhou apenas 35-32, com uma penalidade no último minuto?
Pareceu-me um jogo fraco, sem placagens, Oeiras a largar a bola dentro da linha de ensaio 2 vezes, ensaios do Sporting fortuitos - sem serem jogadas, arbitro a apitar mal no jogo no chão e na melee.
Oeiras já está de fora de vez e o Sporting ainda não mostrou qualidade para estar na 1ª

Anónimo disse...

aposto no Beira-mar, com o seu rugby jogado cheio de coração, com algumas falhas como qualquer equipa, e a equipa do Belas, que ja mostrou que também consegue dispotar e ganhar equipas que ja se encontram na 1º divisão, o Caldas por exemplo