11 de janeiro de 2013

PRIMEIRONA EM ÁGUAS CALMAS

Com o adiamento de última hora do Setúbal-Loulé, que poderá ser determinante para se saber qual será a equipa que vai ocupar a quarta posição da tabela, a jornada deste final de semana da Primeirona promete ser um passeio em águas calmas para os três primeiros da classificação que até agora só perderam entre si, derrotando todas as restantes, quase sempre sem dificuldades de maior.

Infelizmente este adiamento não é filho único e a repetição de um facto desta natureza não beneficia de forma alguma a imagem do rugby português.

CALDAS - MONTEMOR
Caldas da Rainha, sábado, 15 horas
O Montemor tem um jogo em atraso e menos quatro pontos que o líder, tendo perdido apenas numa ocasião - fora contra a Lousã, a quem ganhara na Frigideira - e não deve deixar de amealhar os cinco pontos em jogo, até para manter os seus vizinhos alentejanos, sob pressão.
O Caldas que devido ao castigo que sofreu se viu atirado para o fundo da tabela, procura somar pontos e experiência para enfrentar a fase final da competição com tranquilidade, e este encontro é mais uma excelente oportunidade de capitalizar num desses quesitos.

LOUSÃ - AGRÁRIA
José Redondo, sábado, 15,30 horas
Serranos e charruas já se encontraram por duas vezes este ano, sempre fora, e de cada vez que isso aconteceu os lousanenses venceram com facilidade, pelo que não se aguarda outro desfecho que não seja a repetição daquelas vitórias, com o respetivo bónus para a equipa da casa.
Será altura dos conimbricenses começarem a preparar a fase final, onde terão que lutar arduamente pela manutenção na 1ª Divisão, já que as outras equipas que vão disputar essa fase da prova estão todas apostando seriamente em conseguir conservar o seu estatuto de primodivisionárias.

ÉVORA - SANTARÉM
Inferno dos Canaviais, domingo, 12,30 horas
O Évora que ocupa a liderança recebe a visita do Santarém, e pese embora a boa vontade dos escalabitanos, muito dificilmente sairão do Inferno dos Canaviais sem uma derrota sem apelo nem agravo.
Os chaparros sofreram uma derrota na prova - em casa contra o Montemor - mas parecem estar, em conjunto com os mouflões e os serranos, uns furos acima da restante concorrência.

SETÚBAL ADIADO LOULÉ
(A realizar no próximo dia 3 de Fevereiro)
Desconhecemos os motivos que levaram ao adiamento de mais este encontro - é a quarta partida a ficar atrasada, e a segunda de setubalenses e louletanos - mas não podemos deixar de lamentar o facto que, repetido tantas vezes, se está a tornar no dia a dia do rugby nacional, com a respetiva falta de credibilidade que lhe vem associada.
Com certeza que todos estes adiamentos são absolutamente justificáveis, mas a verdade é que se o rugby nacional pretende ser uma modalidade respeitada e que se torne referência para a juventude portuguesa, é aqui e agora que o problema tem que ser resolvido - não há qualificação para o Mundial ou para os Jogos Olímpicos que tapem estes incidentes que não se vêem acontecer noutras modalidades.
Antes de ser - ou pelo menos em consonância - com uma posição de destaque na cena internacional, por parte das nossas seleções, é imprescindível que os clubes e as competições nacionais de todos os escalões competitivos mereçam atenção e cuidados que impeçam a repetição destas situações.
Já o dissemos e repetimos que é urgente a criação na FPR de um Departamento das Competições Nacionais, que se dedique em exclusivo ao rugby senior das três divisões do nosso campeonato nacional, com autonomia em relação aos já constituídos organismos que se preocupam e tratam do Rugby Juvenil, das Seleções Nacionais e de toda a restante atividade federativa.

Fotos: Rugby Clube de Évora e Rugby Clube da Lousã

2 comentários:

Jonas Stilwell disse...

era engraçado que um dos 3 primeiros clubes perdesse esta jornada, pois a disputa está a ser tão intensa entre si que iria dar mais algumas emoções a um campeonato já de si tão emocionante. mas bem, o rugby não se criou para ser engraçado e espero bons jogos de rugby nos campos de Portugal.
pessoalmente também não tenho grande confiança nalguma surpresa, mas se acontecer será bem vinda.

bons jogos para todos
abraços

Álvaro Mestre disse...

Atenção que o todo-poderoso futebol conheceu nas últimas semanas diversos adiamentos...