8 de janeiro de 2013

JOGOS EM ATRASO ENSOMBRAM SEGUNDONA

Enquanto na zona Sul/Lisboa ainda muito há a discutir até se conhecer quem vai passar à fase nacional da prova, no Norte o Famalicão já garantiu a passagem à segunda fase do apuramento, assim como a Bairrada e Tomar, na zona Centro.
No Norte a questão é simples: uma derrota da AAUTAD num dos três jogos que ainda tem para fazer, ou a vitória do Guimarães frente à Lousada, atiram os bravos para junto do Famalicão.
Dada a importância de que o jogo em atraso AAUTAD-Lousada se reveste, seria do mais elementar bom senso que ele se realizasse com a maior urgência, para não chegarmos ao final desta fase com uma situação semelhante àquela que se viveu no ano passado.
Aliás nem sequer é preciso que façam um favor, já que os prazos regulamentares para a realização do jogo já foram há muito ultrapassados.
Recorde-se que os jogos das competições oficiais cuja marcação seja alterada no decurso da primeira volta têm de ser obrigatoriamente realizados no decurso das quatro semanas que se seguirem à data inicialmente fixada para o jogo, o que obviamente não foi respeitado, já que os jogos em atraso (além o jogo referido também está atrasado o CRAV B-Famalicão) correspondem à primeira jornada, que teve lugar no fim de semana 13/14 de Outubro, ou seja, há mais de 12 semanas...
Compreendem-se as dificuldades dos clubes, mas esta multiplicação das semanas, tendo ainda em conta que neste período houve mais que tempo e oportunidade para a realização do primeiro daqueles jogos, não pode continuar.
Os calendários não são fáceis de organizar, os clubes devem cumprir e fazer cumprir os regulamentos, e o empurra com a barriga pode ter consequências que afetam terceiros.
Deixar andar não resolve os problemas, e a FPR tem obrigação de não fechar os olhos a estas situações e ter uma atitude pro-ativa, não esperando pela última hora para fazer resolver as questões.

ZONA SUL/LISBOA
SPORTING 35-29 OEIRAS (5-4)
Este era o mais importante jogo da jornada, já que podia condenar a equipa da linha a abandonar a ideia de conseguir o apuramento.
E foi o que aconteceu apesar do bónus defensivo conseguido, já que com oito pontos apenas na tabela (não esqueça que nos comentários falamos sempre em relação às tabelas classificativas de apuramento, sem equipas B's) e uma desanimadora sexta posição, ao Oeiras resta começar a preparar-se para disputar a série dos não apurados...
Foi um jogo animado, desde de ínício com um bom ritmo, alguns erros de parte a parte, com o Sporting a marcar primeiro e muito cedo, o que marcou o ritmo dos primeiros 30 minutos.
Na segunda parte o Oeiras melhorou, conseguindo alguma superioridade nos avançados e obteve dois ensaios num curto espaço de tempo, mas não soube aproveitar esse ascendente, e foi o Sporting a marcar de novo, e a defender bem a sua linha de meta - outras vezes foram os visitantes a desperdiçar oportunidades - chegando-se à parte final da partida com um equilíbrio que se refletia no marcador (27-29).
Na parte final o Sporting esteve melhor, aproveitou as faltas do adversário e marcou mais um ensaio e uma penalidade, que deram ao marcador a sua forma definitiva e a vitória para a equipa de Alvalade.

Jogo sem problemas, bem dirigido e que acabou por ser interessante de seguir.
Com esta vitória o Sporting aguentou a segunda posição na tabela, agora a dois pontos do Vila da Moita/Beira Mar.

VILA DA MOITA/BEIRA MAR 46-10 KELLERMANN (7-2)
Vitória fácil do líder da prova, que aumenta assim de um ponto a vantagem para o segundo na tabela, o Sporting, enquanto o Kellermann continua a fazer a sua prova, com a disputa dos não apurados mais que decidida.
Recorde-se que o Vila da Moita/Beira Mar concedeu apenas uma derrota, frente aos leões, enquanto estes perderam com o Belas e empataram com a FCT.

BELAS 29-15 TÉCNICO B (5-3)
Uma boa vitória dos esquilos, num jogo em que puderam preparar-se para os decisivos encontros que se seguem.
O Belas com um jogo em atraso ainda pode alcançar os lugares do topo, e será para os jogos com os seus concorrentes diretos que vai guardar forças.

ÉVORA B 21-8 FCT (3-1)
A FCT que ainda pode aspirar à luta pela qualificação perdeu em Évora, mas pode-se esperar um melhor comportamento nos jogos que se seguem.
O Évora continua a dar tempo de jogo aos seus atletas, com os olhos postos na sua primeira equipa.

ELVAS ADIADO SÃO MIGUEL
Mais um jogo adiado nesta zona, e se não houver uma intervenção federativa que imponha ordem e bom senso, os três fins de semana programados para acertos não vão ser suficientes para regularizar a situação.
Neste momento apenas o Sporting está em dia com os seus compromissos, sendo que FCT, Técnico B, Belas, Oeiras e Évora B estão com um jogo atrasado, Kellermann, Vila da Moita/Beira Mar e Elvas estão com dois, e São Miguel tem três jogos para recuperar.
Digam lá se isto não é uma brincadeira...

ZONA CENTRO
BAIRRADA 24-12 TOMAR (4-2)
A Bairrada recuperou do desaire sofrido no último jogo do ano e começou da melhor forma, batendo o seu companheiro de apuramento para a segunda fase da prova, onde irão defrontar as duas apuradas na zona Norte.
Na verdade quem determinou este apuramento antecipado foram os pontos descontados na classificação do Aveiro, que se não fosse isso ainda poderia aspirar a ultrapassar os templários e andar em frente para a segunda fase da prova.

LOUSÃ B 8-12 AVEIRO (1-2)
Uma vitória arrancada mesmo no final do jogo deu aos aveirenses a segunda vitória sobre a equipa B da Lousã, que se apresentou com algumas velhas glórias que teimam em abrilhantar o relvado do José Redondo, mesmo não tendo conseguido uma só vitória nesta fase da prova.
Os aveirenses, como já referimos, podiam ter feito bastante mais nesta fase da prova, mas a verdade é que quem quer discutir posições e lugares nas classificações, tem que começar por olhar para a sua retaguarda e não pode cometer erros infantis de (des)organização, que podem deitar tudo a perder - como foi o caso.

ZONA NORTE
FAMALICÃO 25-10 GUIMARÃES (4-1)
Uma importante vitória famalicense a determinar o seu apuramento antecipado, e a marcar a superioridade da equipa que esta época já venceu uma equipa da Primeirona (em jogo da Taça de Portugal) como que a dizer que está preparada para voos mais altos.
O Guimarães ficou numa posição delicada, mas continua a ser dono do seu próprio destino, já que lhe basta vencer o jogo da última jornada, frente à Lousada, para conseguir o tão desejado apuramento.
E aqui entram as complicações com os jogo em atraso da AAUTAD, já que pode haver alguma alteração no calendário que acabe por prejudicar os bravos.
Isso aconteceu no ano passado, e como o calendário se repete, quem sabe não se vai assistir a uma cena semelhante...

LOUSADA 26-31 BRAGA (4-5)
Aquela que parecia que iria ser uma robusta vitória da Lousada - ao intervalo o marcador registava 26-5 a favor da equipa duriense - acabou por ser uma excelente demonstração de capacidade de recuperação dos gladiadores que acabaram por vencer com inteira justiça.
Registe-se que esta foi a primeira vitória do Braga na prova, num comportamento geral que esteve vários furos abaixo daquilo que realizou na época passada.
Quanto à Lousada os pontos descontados na sua classificação determinaram o seu futuro na competição...

AAUTAD 0-49 CRAV B (0-9)
Os garranos continuam a par do Famalicão na classificação com equipas B's, ambas só com vitórias e um empate entre elas - o outro jogo entre as duas equipas ainda está por disputar e será ele que nos vai dizer quem é o verdadeiro vice-rei do Norte!
A AAUTAD poupou forças para as três partidas que lhe falta realizar, e que mesmo que venha a acontecer, por si só não lhe garante o apuramento...

Veja os quadros de resultados e classificações no mini site dedicado à competição.

Fotos: Tânia Garrett, RC Évora e RC Lousã

14 comentários:

Anónimo disse...

só 4 ensaios do CRAV B?

Manuel Cabral disse...

Tem razão, foram 9 ensaios...Já está corrigido. Obrigado

Anónimo disse...

devo informar que o ELVAS só avisou a federação e o S. MIGUEL sexta feira dia 4 vespera do jogo marcado para dia 5 - que não tinha campo e dado que o S. MIGUEL já tem 2 jogos em atraso o que ocupa todas as hipoteses de de datas para adiamento , a federação propôs e disponibilizou muito bem o estadio nacional para a realização do jogo dia 6 domingo, ao que o ELVAS respondeu não poder vir por não ter autocarro . de que é que está a federação á espera para dar falta de comparencia ao ELVAS , ou o rigor é só para tirar pontos ou é para todas as infrações.

Anónimo disse...

Penso que a passagem será garantida pelo Guimarães. Boa organização, muitos atletas. A UTAD diz adeus aos resultados a que se propuseram no inicio da época, a passagem não será garantida, afinal, ainda têm que jogar contra o Famalicão em casa e com Braga fora. Vai ser difícil. É o prémio pelo que fizeram.

Anónimo disse...

É incrível a tendência vimaranense de quem escreve este texto..

Anónimo disse...

Quem fez o comentário ao jogo Lousada - Braga, esquece-se de um pormenor importante... Lousada alinhou com 14 de início e aos 5min. lesionou-se um jogador (costela partida) tendo jogado 75min. com 13.

Muda um bocado a história do jogo, quer queiramos, quer não.

Sendo que 3 ensaios de Braga são de formação ordenada (com mais dois avançados que Lousada no pack).

Penso que de referir sim, é a grande parte de grande nível de Lousada (com apenas 13 jogadores).

Anónimo disse...

Mão de Mestre:

Não entendo como pode dizer que o Guimarães ainda não está apurado se tem 11 pontos de avanço sobre a UTAD que no máximo poderá fazer 10 nos 3 jogos que faltam realizar.

Não se esqueça que a UTAD no jogo que tem em atraso da 1ªjornada ou dá falta de comparência (e faz 0 pontos) ou faz o jogo e leva 2 pontos negativos por cada jogador utilizado. É bom não nos esquecermos que na data da 1ª jornada a UTAD não tinha qq jogador inscrito. Todos os que utilizar será de forma irregular. Se houver justiça, a FPR terá de aplicar os mesmos castigos que às outras equipas.

Anónimo disse...

Bom jogo do lousada que se apresentou com 13 jogadores!

Anónimo disse...

A utad tanto alardeou na sua pagina de facebook acerca da "justiça" da FPR ao castigar os prevaricadores (e que afinal não tinham prevaricado) e ficou tão contente com o seu 1º lugar virtual, e agora pode perder pontos?!? Ui que isto de cuspir pro ar ainda nos pode cair na cara...

Anónimo disse...

Boa UTAD!!! Carrega Guimarães!

Anónimo disse...

É curioso, na página do facebook da utad, quem lá publicou aquilo referiu que "pelos vistos já há frutos de uma boa organização" e num post anterior: "... Não é motivo de orgulho, mas as regras são para ser cumpridas e tem de se castigar os prevaricadores".
Será que ainda pensam o mesmo, ou quem lá está vai continuar a olhar com sobranceria e com resquícios de total falta de humildade para a comunidade rugby? Será que no final vão apontar os dedos virando-se a eles próprios ou os culpados vão ser novamente os outros (jogadores incluídos)? É triste a arrogância (até intelectual) da nova direcção, tanta garganta e afinal é o que se vê. O Guimarães merece estar na fase final, e até o Braga, se não tivesse perdido tantos jogadores. A utad, enquanto clube não é muito má, maus são quem passa a vida a destruir o que se constrói e quem tem sede de protagonismo, sim de protagonismo, porque enquanto jogadores nunca foram nada.

J.D.

Anónimo disse...

O problema da UTAD já vem detrás do tempo em que um Romeno treinador foi ensinando a agressividade e o insulto como forma de se estar no Rugby. Mesmo quem não jogava ía ao campo só para insultar. Era a forma de dar nas vistas e serem engraçadinhos. O romeno nem se fala. Mal educado e agressivo. Conclusão . Com uma cultura dessas, que alguns grandes homens da UTAD não conseguiram travar, fácil é reconhecer que só podia dar no que está a dar. Até entre eles se agridem seja por palavras seja fisicamente. Como estudantes universitários são um péssimo exemplo

Manuel Cabral disse...

UTAD - Este não é o local indicado para discussões do foro interno dos clubes, pelo que não serão publicados mais comentários que sigam essa linha.

Anónimo disse...

Caro Manuel,
Permita-me apenas umas palavras, como antigo jogador da UTAD: O que está no comentário anterior é um insulto aos jogadores que foram treinados pelo "romeno" que me parece ser em tom depreciativo. O nome do ex treinador é Vasilica, Ioan Viorel Vasilica, professor na UTAD. Foi um grande treinador com o qual tive o privilégio de treinar. E a não esquecer que a UTAD, para quem não sabe foi uma equipa que sempre contribuiu na formação de jogadores que hoje (alguns já deixaram) ainda são jogadores de rugby na completa acepção de características que fazem de nós jogadores de rugby. Não costumo comentar aqui, mas achei que era hora de parar com este tipo de intrigas. O que acontecer, aconteceu!
M.S.