3 de janeiro de 2012

DH - OS PONTOS ACUMULADOS

JÁ SE SABE QUEM VAI DISPUTAR A FASE FINAL DA DIVISÃO DE HONRA, mas como a classificação da primeira fase atribui pontos que vão acumular-se aos pontos da segunda fase, conforme a classificação obtida nas primeiras 14 jornadas, mantém-se algum interesse nesta reta final do apuramento.

As quatro equipas já apuradas ainda terão que disputar um jogo com uma equipa não apurada, e outro entre si, mas mesmo assim parece que o encontro que mais poderá decidir se disputa já este fim de semana, entre a Académica e o Direito.


Na verdade, se partirmos do princípio que as equipas apuradas vencerão os jogos a disputar com as não apuradas, este encontro é realmente importante, pois pode levar a equipa de Coimbra ao segundo lugar, caso o CDUL não consiga vencer Agronomia, na última jornada.

No grupo dos não apurados - e que vão lutar pela permanência na DH, a situação é diferente, e o Benfica parece ser quem tem um calendário mais difícil, tendo que defrontar duas equipas apuradas.

Se seguirmos o mesmo critério de avaliação - as apuradas vencem as não apuradas - então a partida mais importante será o Belenenses-CDUP, da jornada 14, que deverá decidir quem fica com a quinta posição.

Mas vamos então aos quatro jogos da jornada deste fim de semana.

CDUP - TÉCNICO
 

Num jogo em que a equipa revelação encontra a equipa decepção da presente época desportiva, o favoritismo vai por inteiro para o XV do Porto, que ainda está à procura de subir um degrau mais na tabela, não podendo por isso perder nenhum ponto.
Ao Técnico nenhuma hipótese resta para deixar o último lugar - mesmo conseguindo duas vitórias com ponto de bónus, o melhor que poderia fazer era igualar o Benfica, e mesmo assim, a vantagem seria do Benfica, que ganhou o jogo entre as duas equipas na primeira volta por 45-14, tendo perdido o jogo da segunda volta por  20-16 - e a viagem em tempo de férias pode ainda agravar a situação.
Em tempo: Segundo o site da FPR, o jogo é em Lisboa, nas Olaias.

CDUL - BELENENSES

O Belenenses precisa de três pontos, pelo menos, para não perder o quinto lugar, e vai querer garantir essa vantagem já nesta jornada, para encarar o jogo com o CDUP, mais descontraído.
O problema é que o CDUL também precisa de pontuar, para garantir o segundo lugar, e os três pontos que isso lhe dará para a fase final.
Claro que o pessoal do Restelo não deve estar nada satisfeito com a presença no grupo dos não apurados, e deve querer demonstrar que o seu verdadeiro lugar é entre os melhores...
De qualquer maneira, vantagem para os azuis do Universitário, que, com a equipa completa, não devem deixar de amealhar os pontos da vitória.
Quanto aos pontos de bónus, a história é outra, e por aí, a tendência é azul, mas mais claro...

BENFICA - AGRONOMIA
 

O Benfica continua com os seus problemas, sem campo, com poucos jogadores, tendo que recorrer aos Sub-21 - e por isso não tem equipa do escalão - para aguentar o barco, mas as outras equipas não ligam a isso, muito menos Agronomia que se quer afirmar como a melhor equipa de Portugal.
O jogo, apesar de disputado na Sobreda, deve pender para os agrónomos, e o Benfica terá mesmo dificuldade em conseguir algum ponto de bónus.
Numa época de dificuldades, e depois do rugby benfiquista ter feito tanto pelo Sport Lisboa e Benfica, é tempo do Sport Lisboa e Benfica retribuir e dar ao rugby o apoio de que ele precisa,e, sobretudo, merece!

ACADÉMICA - DIREITO

Ora aí está o jogo da jornada!
Para conseguir manter o seu terceiro lugar - e conservar esperanças de passar ao segundo - Direito tem que ganhar no Taveiro, caso contrário corre o sério risco de descer ao quarto posto.
A Académica, outra das boas surpresas da primeira fase, no entanto, está interessada em levar para a segunda fase da prova, mais do que o pontito do quarto lugar, e enquanto puder não vai desistir de lutar!
Um jogo de tripla no Sérgio Conceição, com grande equilíbrio nos avançados e (alguma) vantagem dos advogados nos três-quartos.
Eu não vou assistir ao jogo, mas se uma alma caridosa quiser enviar o vídeo do jogo, fica já incluída na lista de presentes para o Natal...de 2012!

Foto: Fernando Soares (Nana Photo)

9 comentários:

Anónimo disse...

Manuel Cabral, na sua opinião, esses tais sub-21 do Benfica terão qualidade para formar uma equipa competitiva num futuro próximo? MTC

Anónimo disse...

O Benfica não tem sub 21 há anos.

Anónimo disse...

Aliás, se a FPR cumprir com o acordado (o que nunca se sabe) para o ano quem não tiver equipa de sub-21 não pode participar na Divisão de Honra.

Jose Silva disse...

Pelo menos equipa de subs até ao sub18. Mas faz sentido ter equipa de sub21 também, pelo menos para as equipas que já estão na DH porque já são equipas antigas. Mas pelo que sei Agronomia também tem recorrido a muitos sub21 para os seniores.
E já agora, para se ter equipa B deveriam ter mais de 80 jogadores inscrito entre seniores e sub21. assim daria 25 para cada equipa no minimo, mais uma margem de segurança!

Anónimo disse...

Para quando a publicaçao da tabela dos marcadores?

Anónimo disse...

Eu sei que o Benfica não tem equipa sub-21 (também não consigo compreender a obrigatoriedade da mesma, já que em qualquer desporto, se não estou em erro, aos 19 anos o praticante torna-se sénior...). Estava naturalmente a falar dos muitos sub-21 integrados na equipa principal do Benfica, como está exposto no texto. Aliás o Benfica deve ter mais de 70% dos jogadores com menos de 24 anos, o que no rugby torna-se complicado. Abraços, MTC.

Anónimo disse...

E atenção, até avcho que faria sentido, as equipas com mais praticantes terem equipas "B", ou sub-23, por exemplo. Agora ser obrigatório, parece-me complicado. MTC.

Anónimo disse...

Acho que os clubes da DH deveriam ser obrigados a ter sub18, sub16 e talvez sub14 (aliás, acho que já todos têm). Sub21 são séniores, não acho que faça sentido a obrigatoriedade.

Os clubes que se mativessem na I divisão por mais do que 1 época deveriam ser obrigados a ter sub18 e sub16 (a maioria já tem).

Anónimo disse...

Os Sub-21 são seniores. Ponto final.