17 de novembro de 2009

ARGENTINA: O PODER DOS PAMPAS

A Argentina é uma super potência do mundo do Rugby, e é nesse pressuposto que devemos olhar para a equipa dos Pumas e dos Jaguares. Não nos deixemos iludir por um ou outro resultado menos lisonjeiro,
Hoje publico o primeiro de dois artigos sobre os argentinos, na véspera do jogo que vai pôr frente a frente os nossos Lobos, e os Jaguares sul americanos.
Fundada em 1951, a Unión Argentina de Rugby recebeu de uma associação fundada em 1899 entre quatro clubes de Buenos Aires, o testemunho de organizar as competições de Rugby do país. Aquela Associação foi chamada mais tarde Unión de Rugby de Buenos Aires, e é, ainda hoje, a mais poderosa Associação Regional argentina.

Depois, em 1928, com a criação da Associação de Rosário, começou a lenta organização da rede regional do Rugby argentino, que viu em 2007, aparecer a Unión de Rugby Andina – mais conhecida por Riojana – para completar o naipe das 25 actuais Associações Regionais da Argentina.
Ainda hoje, apesar da fundação da CONSUR – Confederação Sul Americana de Rugby – é a Argentina o verdadeiro motor do desenvolvimento Continental, tendo estado na origem de todas as competições internacionais da região.


A Argentina foi a primeira potência a participar das competições da Fira, não considerando a França, tendo jogado em 1987 o Torneio de Juniores de Berlim, que ganhou.
Nesse mesmo ano os Pumas jogaram o primeiro Campeonato do Mundo, registando uma vitória frente a Itália, e perdendo com as Ilhas Fiji e os futuros campeões do Mundo, a Nova Zelândia.
E desde então não falharam nenhuma participação.
Em 1991, perdendo com a Austrália, o País de Gales e Samoa, em 1995, derrotas frente a Inglaterra, Samoa e Itália, em 2003, com derrotas perante a Austrália e a Irlanda e vitórias sobre a Namíbia e a Romênia, e, finalmente em 2007, onde venceram, sucessivamente , França, Irlanda, Geórgia e Namíbia, para eliminar a Escócia nos quartos de final, perderem nas meias finais com os futuros campeões, a África do Sul, e, por fim, conquistarem o terceiro lugar ao baterem, pela segunda vez na competição, a França por 34 – 10.
Recentemente os Pumas foram convidados a integrar o Torneio das Três Nações, conjuntamente com a Nova Zelândia, a Austrália e a África do Sul, a partir de 2011.
Por tudo o que disse, e muito mais que não disse, acreditem: um ou outro desaire desportivo, não belisca o poder argentino. E os Jaguares são uma equipa muito forte.
Amanhã falaremos deles.

2 comentários:

Great_duke disse...

Olá Manuel. Bom dia. Mais uma vez, obrigado pelas suas interessantes explicações. Queria só chamar a sua atenção para um "typing error": onde se lê que a Argentina entrará no Tri-Nations a partir de 2001 deverá constar 2011.

Manuel Cabral disse...

Obrigado pela sua nota. Já procedi `devida correção