10 de setembro de 2016

PORTUGUESAS DISPUTAM AMANHÃ A BOWL NO EUROPEU DE SEVENS SUB-18*

Num grupo extremamente difícil na Fase de Apuramento, Portugal não conseguiu o apuramento para a Cup no Europeu, e disputa amanhã frente a Romagnat* os quartos de final da Bowl.

Duas derrotas sem surpresa contra o Canadá e a França, e uma derrota no apito final frente a Holanda por 12-14, depois de ter estado a vencer por 12-0, foram os resultados deste primeiro dia, em que a chegada da França às competições, e o convite ao Canadá e aos Estados Unidos, alterou radicalmente a hierarquia das equipas envolvidas.

Claro que a entrada da França foi bastante positiva, mas temos algumas - sérias - dúvidas se o convite a equipas nacionais de outros continentes se justifica, ou sequer é desejável.

Mas como já vem sendo hábito a impressão que dá é que existem interesses por trás das decisões da Rugby Europe que não são tomadas para servir as filiadas da Confederação, mas sim os de outras entidades...
Já aconteceu no GPS masculino, com a "introdução" da Grã-Bretanha na prova, ainda por cima com duas equipas!, e agora com a chamada às duas equipas norte-americanas.

Portugal teve a infelicidade de se ver num grupo com duas das mais fortes equipas da competição - a França afirmou-se desde já como uma das principais candidatas ao título - e com essas duas equipas foi claramente prejudicado na fase de apuramento.

O comentário que se faz não pretende desculpar o não apuramento de Portugal para a Cup - o que nem de longe é uma obrigação! - apenas considerar que se não fosse a presença das duas equipas americanas, talvez Portugal tivesse conseguido esse apuramento, e afinal, o Campeonato da Europa realiza-se para estabelecer uma hierarquia entre equipas europeias, sem que sejam "atrapalhadas" por equipas de outras origens...

Amanhã frente a Romagnat* - em princípio o jogo deve ser às 09,00* horas de Lisboa, mas este horário carece de confirmação - as nossas jogadoras têm possibilidade de escrever uma história diferente e nós cá estaremos para ver e contar o que se vai passar.

Registe-se ainda a participação na prova da nossa Filipa Jales, que é já uma presença habitual em competições na Europa.

Fiquem com o quadro dos resultados de hoje e os jogos dos quartos de final de amanhã.

*Nota: Publicámos o quadro dos jogos de amanhã imediatamente após a sua divulgação pela Rugby Europe, onde constava o encontro entre Portugal e a Rússia, entre outros, mas posteriormente - só agora tivemos conhecimento desse facto - todos os jogos foram trocados, quer da Cup, quer da Bowl.
Embora alheios a mais esta trapalhada do site da Rugby Europe, pedimos desculpa e apresentamos o quadro refeito com as novas informações divulgadas pelo site oficial da entidade que gere o rugby na Europa.


Sem comentários: