12 de setembro de 2016

SHRIMP HOUSE VISA EXPANSÃO NA EUROPA A PARTIR DE PORTUGAL

João Carvalho, responsável da Shrimp House
A cadeia de restauração brasileira Shrimp House by Vivenda do Camarão aterrou este ano em Portugal, pela mão de João Carvalho, que aceitou o desafio da família Perri para expandir o conceito que pretende democratizar o consumo de camarão na Europa e África.

João Carvalho é um empresário há muito ligado ao rugby português através do seu clube de sempre, a Académica de Coimbra, tendo estado envolvido nas eleições da FPR de 2010, após mais de 20 anos de actividade como jogador.

A Vivenda do Camarão foi criada há 32 anos na cidade brasileira de São Paulo, pelo casal Fernando e Evely Perri, para democratizar o acesso a um produto muito apreciado naquele país – o camarão.

Investiram então numa rede de restaurantes com uma ementa que apresenta várias opções de pratos à base deste crustáceo, incluindo receitas típicas brasileiras como o “bobo” ou a “muqueca”.
Hoje, a cadeia de 159 lojas cobre todos os estados do Brasil.

INVESTIMENTO EM AQUACULTURA E DISTRIBUIÇÃO 
Para manter o mesmo sabor dos pratos em todos os espaços, o negócio da família Perri escalou em 1993 para um nível industrial, agregando a aquacultura de camarão, um armazém frigorífico e um centro de distribuição.
A empresa passa assim a deter uma capacidade de produção de 500 mil refeições por mês.

Os cremes de camarão, que diferenciam a cadeia, seguem congelados a partir da unidade frigorífica para as lojas.

A infraestrutura permitiu expandir através de franquias para o mercado internacional, para o qual adotou a denominação Shrimp House.
Neste momento, conta com uma loja no Paraguai, outra nos Estados Unidos e este ano chegou a Portugal, onde em três meses abriu quatro lojas em centros comerciais.
A primeira estreou em abril no Strada Outlet, em Odivelas, seguida das inaugurações no Forum Sintra, no Saldanha Residence, em Lisboa, e no Almada Forum.

CADA LOJA REPRESENTA INVESTIMENTO DE €160 MIL 
A cadeia já tinha sido testada no mercado português, sob a marca Vivenda do Camarão mas os donos desistiram da operação. Até que, há dois anos, a família encontrou João Carvalho, que conta com 35 anos de atividade no mercado imobiliário, na área de “shoppings centers”, e com 16 anos de experiência como professor de mestrado em gestão imobiliária no ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão), em Lisboa.
“Aceitei o desafio de ser parceiro para desenvolvimento no negócio em Portugal, no resto da Europa e em África. Juntamente com o meu sócio João Vítor Barbosa, criámos uma empresa veículo para este negócio, a Castellaries Investimentos.
Em dezembro de 2015 fechamos contrato para as primeiras seis lojas, com um milhão de euros para investir, sendo que cada uma representa um investimento de cerca de 160 mil euros.
Queremos que estas primeiras lojas sejam próprias e partir daí pretendemos a expandir em regime de franchising”, explica João Carvalho, um dos dois sócios da empresa sediada em Cascais, cuja função é expandir a marca na Europa, Médio Oriente e África (EMEA).

QUINTA LOJA ABRE NO CENTRO AMOREIRAS 
A quinta loja própria em Portugal abre entre “setembro e outubro” deste ano no Amoreiras Shopping
Center, em Lisboa, numa altura em que a empresa está a começar a negociar aberturas através de franquias.
A cadeia quer estar presente em todos os centros comerciais do País, mas não descarta a possibilidade de abrir na rua.
“Para isso, têm que ser lojas que apresentem movimento e estejam na moda. Estamos inclusivamente a pensar abrir uma loja de rua em Campo de Ourique, na capital portuguesa, através de um parceiro de franchising”.

As lojas têm entre os 40 e os 60 metros quadrados, mas a empresa está a estudar a abertura de uma loja com 110 metros quadrados no Porto.
“É um espaço diferente, com um salão. Até agora temos uma loja de shopping, ligada à praça de restauração, e esta teria a vertente de serviço à mesa, que leva o cliente a consumir mais”.

FATURAÇÃO ESTIMADA DE €1 MILHÃO EM 2017 
A Shrimp House espera terminar 2017 com dez lojas no País, das quais quatro em regime de franchising, e chegar às 30 unidades até 2019.
João Carvalho prevê que o negócio nacional ascenda a uma faturação total de 600 mil euros este ano e no próximo evolui para um volume de um milhão e meio de euros.

Depois de Portugal, Espanha, França e Inglaterra são os próximos destinos europeus a apostar, através de “parceiros individuais ou cadeias de restauração” que queiram expandir a marca nos mercados onde estão presentes.
Até final deste ano, a Shrimp House chega ainda à China, estando a trabalhar também o alargamento ao Dubai, previsto para o início do próximo ano.

Ana Catarina Monteiro/hipersuper.pt

Sem comentários: