27 de setembro de 2016

POLÓNIA ABRE EURO TROPHY COM EXPRESSIVA VITÓRIA SOBRE UCRÂNIA

Uma inesperada vitória da Polónia sobre a Ucrânia por 22-0 deu o mote para o Euro Trophy - antiga Divisão 1B da Europa - que se adivinha cheio de surpresas e resultados desrespeitosos em relação aos resultados dos anos anteriores e à posição ocupada pelas equipas no ranking da World Rugby.

Polacos e ucranianos ocupavam antes do jogo de sábado a primeira (27ª) e a última posição (37ª) no ranking mundial, entre as equipas que constituem o Euro Trophy, mas a equipa da casa não se deixou impressionar com os pergaminhos da visitante e, zás!, enfiou-lhe 22 pontos sem resposta, subiu três lugares no ranking, roubou um lugar à Ucrânia (agora 28ª) e ultrapassou a Holanda que ficou na última posição (35ª) entre os integrantes da divisão.


Portugal (30ª), Suiça (31ª) e Moldávia (33º) completam o lote das equipas do Euro Trophy, pelo que se pode concluir que o equilíbrio será a nota dominante da competição, com apenas a Coreia (29ª) e a República Checa (32ª) a meterem o nariz entre as seis equipas europeias.

Portugal estreia-se na prova apenas em 19 de Novembro, frente à Suiça, aquela equipa que debutou internacionalmente contra Portugal, no dia 11 de Abril de 1973, em Neuchatel, com uma derrota por 4-23, e que já defrontámos noutras três ocasiões - a última em Maio de 1993.


Mas não se deixem impressionar pelos resultados anteriores, pois não só a Suiça de hoje nada tem a ver com a de outros tempos, como também o nível competitivo de Portugal é, neste momento, uma completa surpresa.

Sabe-se que o novo treinador nacional Martim Aguiar esteve em França falando com alguns luso-descendentes e alguns clubes, mas não se sabe o que realmente essas conversas significaram, e Aguiar foi cauteloso quando a questão lhe foi posta em recente entrevista concedida ao orgão de comunicação da FPR.

Então, teremos que esperar pelo jogo de preparação contra a Bélgica (e talvez o Brasil) em Novembro, para sabermos o que vai valer a nossa equipa nacional.

Fiquem com o calendário da competição, tal como se encontra no site da Rugby Europe:


Sem comentários: