20 de setembro de 2016

RC MONTEMOR VENCE TAÇA IBÉRICA SUB-18 *

* Paulo Jaleco
No passado dia 10 de Setembro, a equipa de Sub 18 do Rugby Clube de Montemor, campeã nacional da categoria, deslocou-se a Valência, onde enfrentou e venceu a sua congénere de Les Abelles, campeã de Espanha, por 31-12.

O jogo realizou-se num excelente parque desportivo, Campo de Rugby Jorge Diego Pantera, um dos 11 campos relvados para a prática da modalidade na cidade, que dispõe de 9 clubes de Rugby, perante uma bancada repleta de público, entre eles o Presidente da Federação Espanhola de Rugby, o Presidente da Região Autónoma de Valência, o Presidente da Fundação Regional do Desporto e a Vereadora de Desporto da Câmara Municipal de Valência.

Os jovens montemorenses depressa tomaram conta do jogo, que viriam a vencer com toda a justiça, com uma excelente entrada na partida, dominando em todas as fases do jogo, foi com naturalidade que chegaram ao primeiro ensaio, fruto de um muito bem trabalhado "maul" dinâmico, na sequência dum alinhamento a cerca de 20 m da linha de ensaio, concluído pelo pilar António Mendes.
Bom momento dos avançados de Montemor, que se conseguiram superiorizar aos muito mais corpulentos opositores espanhóis.

No decorrer da primeira parte assistiu-se a um constante domínio do RC Montemor, com boa réplica da equipa espanhola, que foi materializado com a obtenção de mais dois ensaios, ambos pelo ponta Miguel Casadinho, o primeiro numa boa iniciativa individual e o segundo correspondendo a um bom pontapé a seguir do nº 8, Zé Pedro Gouveia.

Chegou-se ao intervalo com o resultado de 19-0, e no início da 2ª parte manteve-se o teor do encontro, tendo o RC Montemor obtido mais dois ensaios, o primeiro após várias sequências de jogo à mão dos 3/4 e concluído pelo 1º centro João Vacas de Carvalho, e o 2º em mais uma excelente movimentação das linhas atrasadas, com uma boa penetração do defesa Pedro Jaleco, que assistiu Zé Maria Leal da Costa.

Faltavam mais de 20 minutos para a conclusão do encontro, que a partir daqui foi mais equilibrado, fruto de algum desgaste dos jovens campeões nacionais e das múltiplas substituições, que naturalmente quebraram um pouco o ritmo do encontro, mas muito também pela excelente postura da equipa espanhola, que a jogar em casa quis mostrar o seu valor, materializando o seu domínio com a obtenção de dois ensaios, que colocaram o resultado final em 12-31.

Em suma, uma excelente vitória do RC Montemor, equipa dotada de excelentes executantes, e que tem feito um percurso a todos os títulos notável.
Alinharam e marcaram pelo RC Montemor:
António Mendes(5), Miguel Cecílio e António Veiga; André Gouveia e Luís Marques dos Santos; Zé Maria Leal da Costa (5+2+2+2), Manuel Nunes e Zé Pedro Gouveia; Zé Maria Vacas de Carvalho e Luís Vacas; Miguel Casadinho(5+5), João Vacas de Carvalho(5), Rodrigo Costa Pereira e Manuel Vacas; Pedro Jaleco.
Jogaram ainda Manuel Gomes, Zé Roque, Francisco Reis, Francisco Veiga, João Potier, António Branco, António Moreira, João Santos e Pedro Tigre.
Não jogaram devido a lesão João Sesmarias e Zé Carlos Galeano.


Veja aqui o histórico da Taça Ibérica

Fotos: Fernando Vieira Dias

Sem comentários: