28 de setembro de 2016

CLUBES ORGANIZAM-SE E PREPARAM-SE PARA OS DESAFIOS DO FUTURO

O Vitória Rugby atravessou um período difícil mas está tentando recuperar o tempo perdido e a reparar os estragos que causou uma época em que teve sérias dificuldades na utilização daquela que já é a sua casa há alguns anos - o Vale da Rosa.

Com uma nova equipa técnica chefiada por Tiago Silvério, que foi jogador do clube e já trabalhou anteriormente com os escalões de formação, e o reforço que o regresso de Teresa Vitorino ao clube vai proporcionar em termos de organização, o Vitória Rugby chamou a atenção de um grupo de jovens que se formaram nas escolas do clube e agora regressaram a casa, fazendo baixar bastante a idade média da equipa principal.


Por motivos profissionais saíram alguns jogadores, mas o ingresso dos jovens já referidos e as facilidades recuperadas de utilização do Vale da Rosa, estão a começar a dar resultados, e os setubalenses já fizeram três jogos de preparação para a época que se avizinha, defrontando o Técnico B, no primeiro desses jogos, depois o São Miguel, e no passado final de semana tiveram o mais completo dos testes enfrentando o Benfica, que está este ano em euforia com o regresso ao seio pleno do Sport Lisboa e Benfica e ao Estádio da Luz, onde tem de novo a sua sede.

Depois de no primeiro embate terem sido notórias as dificuldades de ritmo da equipa, que começara a sua preparação nessa semana, já no segundo jogo de preparação as coisas correram melhor embora ainda com poucos jogadores, dos quais a maioria vinda da formação, mas as indicações que se retiraram do embate foram claramente positivas.

O encontro frente ao Benfica foi duro, mas foi um bom teste para a equipa sadina, com o resultado favorável aos encarnados a ser feito apenas nos últimos 15 minutos,como resultado da maior experiência da equipa da Luz, e do natural cansaço reflexo de uma pré-época muito intensa que fez a equipa do Vitória quebrar em termos físicos.

Com mais de uma semana para o jogo de abertura da época - frente ao CR Técnico, no Vale da Rosa o o Vitória afina a máquina para tentar fazer melhor que no passado recente, e tem como principal objectivo da época a manutenção na Primeirona, mas sobretudo assegurar que a equipa continua a evoluir, e ganha consistência.

RUGBY NO ALGARVE GANHA MAIS UM POLO
O Clube Desportivo Marítimo Olhanense abriu este ano as suas escolinhas de rugby,numa parceria
com o Clube de Rugby da Universidade do Algarve, de Faro,com o objectivo de proporcionar a possibilidade da prática do rugby na cidade de Olhão, para os jovens até aos sub-14.
Desta forma o rugby aproxima-se das famílias e das crianças, que não ,mais necessitarão de se deslocar a faro para praticarem a modalidade.

O Mão de Mestre saúda a iniciativa e espera que com iniciativas deste género seja possível fazer crescer o rugby por todo o Algarve, condição indispensável para que clubes mais evoluídos possam manter a sua estrutura competitiva de pé, como é o caso do Loulé.

Os treinos acontecem às segundas e quintas no Estádio Municipal de Olhão, casa do Olhanense, onde, se não estou em erro, cerca de 1980, quando era ainda apenas um relvado, sem bancadas nem estruturas, se realizou uma das edições do Torneio de Rugby Atlântico-Mediterrânico, que reunia equipas portuguesas  - na ocasião o Grupo Desportivo de Direito - e marroquinas, servindo de preparação estival para a época que se aproximava.


Sem comentários: