9 de setembro de 2016

EUROPEU DE SEVENS FEMININO SUB-18 ESTE FIM DE SEMANA EM VICHY

A selecção nacional feminina de sub-18 vai defender a sua quarta posição no ranking europeu disputando o grupo D do Europeu da categoria, juntamente com a Holanda, a França e o Canadá.

Com a estreia marcada para as 11,42 horas frente ao Canadá, as portuguesas enfrentam um apuramento difícil, mas acreditamos que a equipa comandada por João Catulo conseguirá este primeiro objectivo depois de às 15,22 horas defrontar a França e fechar o dia frente à Holanda, às 18,18 horas.


Os jogos de domingo, na fase final, dependem da classificação que vier a ser obtida pela nossa equipa na fase de apuramento e aproveitamos para recordar os resultados de todos os jogos realizados por Portugal nesta competição, que tem agora a sua terceira edição.

2014 - ENKOPING (SUÉCIA)
Dois grupos de cinco equipas, num total de 10 participantes
Fase de Apuramento
Portugal 7-19 Irlanda
Portugal 5-17 País de Gales
Portugal 0-45 Inglaterra
Fase final

1/2 final Plate
Portugal 10-5 Alemanha

5º/6º lugar
Portugal 0-31 Irlanda

2015 - LIÈGE (BÉLGICA)
Três grupos de quatro equipas, num total de 12 participantes
Fase de Apuramento
Portugal 0-12 Alemanha
Portugal 31-5 Ucrânia
Portugal 5-17 Inglaterra

1/4 final Cup
Portugal 10-7 Holanda

1/2 final Cup
Portugal 0-22 Espanha

3º/4º lugar
Portugal 0-19 Alemanha

Este ano, em Vichy, França, o Europeu Feminino Sub-18 de Sevens será disputado por quatro grupos de quatro equipas, num total de 16.
Com a ausência da Bélgica uma equipa da comuna de Romagnat, situada perto de Clermont Ferrand - que por sua vez não é muito longe de Vichy onde se disputa a prova - ocupará o seu lugar, e a competição contará ainda com a entrada da França e de Andorra, e das equipas do Canadá e dos Estados Unidos, que assim completam o total das 16 participantes.

Como se disse acima Portugal disputa o grupo D conjuntamente com Holanda, França e Canadá, enquanto no grupo A se juntam a Inglaterra, Itália, Ucrânia e Romagnat, no grupo B estarão Espanha, País de Gales, Andorra e Suécia, e finalmente o grupo C reúne Alemanha, Irlanda Estados Unidos e Rússia.

Das suas adversárias no primeiro dia Portugal apenas defrontou anteriormente a Holanda (vitória por 10-7 em 2015), mas neste escalão etário é muito difícil estabelecer comparações, pois as equipas mudam radicalmente de um ano para o outro, e com isso muda também o seu valor.

A equipa escolhida por João Pedro Catulo é composta pelas seguintes 12 jogadoras:

1 - ANA BEATRIZ RODRIGUES (BAIRRADA)
2 - SANDRA DIAS (TONDELA)
3 - MARIA LEZITA GUERREIRO (SC PORTO)
4 - DANIELA ALMEIDA (TONDELA)
5 - ANTÓNIA MARTINS (CRAV)
6 - SARA JÉSSICA SILVA (TONDELA)
7 - MARIANA MARQUES (AGRÁRIA COIMBRA)
8 - JÉSSICA GONÇALVES (TONDELA)
9 - BEATRIZ OLIVEIRA (BENFICA)
10 - FRANCISCA PEREIRA (TONDELA)
11 - JÉSSICA SILVA (AGRÁRIA COIMBRA)
12 - ADRIANA GOUVEIA (TONDELA)

Note-se que ao contrário do que aconteceu no ano passado, em que apenas uma jogadora tinha estado presente no ano anterior, este ano são nove as atletas que estiveram em Liège em 2015, o que pode significar uma equipa mais consistente e capaz de melhores resultados - que no ano passado já excederam as melhores perspectivas.

As três novatas deste ano são a Mariana Marques e a Jéssica Silva da Agrária de Coimbra, e a Adriana Gouveia, de Tondela, e a capitã da equipa é a Sandra Dias e você pode assitir aos jogos da nossa equipa, ligando a rugbyeurope.tv.


Sem comentários: