4 de setembro de 2016

SUÉCIA COMEÇA EUROPEU DA PIOR MANEIRA

Uma pesada derrota em casa marcou o jogo de estreia na Conferência 1 Norte da despromovida Suécia, frente a República Checa em casa.

Depois de dois anos em que acumulou 10 derrotas em outros tantos jogos da Divisão 1B da Europe Rugby - hoje o Europe Rugby Trophy, no qual Portugal se fará presente - aguardava-se que os suecos conseguissem estar ao nível das melhores equipas da antiga Divisão 2A da Europa, mas tal não aconteceu, e um resultado final de 14-56 perante o segundo classificado da divisão na época passada não augura nada de bom para os suecos.


Note-se que o resultado ao intervalo já registava 0-28 favoráveis aos visitantes, e que apenas aos 72 minutos a Suécia conseguiu os seus primeiros pontos, numa altura em que a República Checa já somava 49 pontos.

Aproveitamos a ocasião para divulgar o quadro oficial das competições da Europa a partir desta época, notando que ao contrário do que aconteceu nos anos anteriores, todos os anos haverá promoção e despromoção, em função não apenas dos resultados obtidos nas divisões, mas também em resultado de um play-off entre o candidato à subida e o último da divisão superior, no caso das duas principais divisões.

Também foram alteradas as designações das diversas competições, que agora se denominam por Championship (antiga Divisão 1 A), Trophy (antiga Divisão 1 B), Conferência 1 Norte e Sul (antigas Divisões 2A e 2B), Conferência 2 Norte e Sul (antigas Divisões 2C e 2D) e Desenvolvimento (antiga Divisão 3).

O vencedor da Conferência 1 será encontrado num play-off entre os vencedores do seu Grupo Norte e do seu Grupo Sul, mas a subida do vencedor ao Trophy é automática.

Na prática as 36 equipas envolvidas nesta competição - na verdade são 37, mas uma é uma equipa de convite (XV do Presidente, no Desenvolvimento) - dividem-se em cinco níveis distintos, com seis equipas nos dois primeiros, 10 em cada um dos dois níveis seguintes em dois grupos de cinco, e, finalmente cinco equipas no grupo de Desenvolvimento ou 5ª Divisão.


1 comentário:

Duarte disse...

As edições de 2016/17 e 2017/18 do Championship não são as que servem para o apuramento para a Taça do Mundo de 2019?

Mas, em 2016/17, o Championship será disputado por umas selecções e, em 2017/18, poderá ser disputado por outras (um vez que a última classificada de 2016/17 poderá descer, após o playoff, sendo, nesse caso, substituída por uma selecção vinda do Trophy). Não percebo.