29 de setembro de 2016

HOMENAGEM A FRANCISCO BAGULHO ANIMA SÁBADO EM ELVAS

No próximo sábado, dia 1 de Outubro, Elvas vai estar em festa com uma homenagem ao grande mentor do rugby na cidade, Engº Francisco Bagulho, que se desenrola a partir das 16 horas, no Estádio de Atletismo.

O Engº Francisco Bagulho, esteve sempre presente no Rugby em Elvas, quer como treinador, quer como dirigente, nos bons e maus momentos. O seu forte sentimento de valores e princípios do rugby, foram transmitidos a todos, e a toda a sua família.
O RUGBY EM ELVAS
O rugby implantou-se em Elvas há 44 anos. Começou com uma bola trazida de França, pelo Drº Carlos Silva, que a ofereceu aos seus filhos, o Luís Miguel, e o José Carlos Bagulho Silva.

Como qualquer miúdo, os amigos de brincadeiras foram-se juntando à volta daquela bola amarela, que
tinha uma particularidade única, ao contrário de todas as que se conheciam: tinha duas pontas, não era redonda.

Despertado o interesse destes jovens, o grupo foi crescendo, quer na Rua de S.Paulo, quer no quintal, de sua casa. Estava assim criada uma equipa, só faltava quem ajudasse a entender esse jogo, que se joga com as mãos ou os pés, e sobretudo com inteligência.

Para isso não havia ninguém melhor que o Eng.º Francisco Bagulho, que jogou em Agronomia enquanto se formava, e sendo um especialista em melhoramento de sementes e plantas, fez toda a sua carreira profissional como investigador na Estação de Melhoramento de Plantas de Elvas, onde chegou por mérito reconhecido ao topo da carreira, como seu director.

Criada esta jovem equipa no ano de 1972, só faltava um clube, e este surge com o apoio do Clube Elvense de Natação.

PRIMEIRO JOGO DOS JOVENS JOGADORES DE ELVAS
O primeiro jogo destes jovens disputou-se no Parque das Abadias, na Figueira da Foz, num convívio organizado pela Federação Portuguesa de Rugby, sob a presidência do Engº Pedro Sousa Ribeiro, grande impulsionador do desenvolvimento do rugby em Portugal.

O Engº Francisco Bagulho foi sempre, no Rugby em Elvas, o fiel da balança, sempre presente nos bons e maus momentos.

Nos muitos anos da sua gestão o Rugby consegue dois protocolos essenciais e muito importantes,o principal com a FPR, e com o Instituto Politécnico de Portalegre, ESAE, envolvendo sempre a
autarquia local, como um parceiro primordial de excelência.

O relacionamento com a autarquia de Elvas passa assim por apoios nunca antes conseguidos, essenciais na formação e competição das nossas equipas .

A FPR, no dia 15 de Dezembro de 2012, reconheceu a importância, qualidade e dedicação do Engº Francisco Bagulho ao rugby e atribuiu-lhe o galardão de Mérito Desportivo, numa cerimónia que teve lugar em Cascais.

UMA FAMÍLIA DE JOGADORES DE RUGBY
Único rapaz entre cinco irmãos, e com duas filhas, transmitiu a todos os sobrinhos rapazes o que significa o rugby, e todos sem excepção o praticaram: os dois filhos da sua irmã Maria Adriana, o Luís Miguel e José Carlos, os três filhos da sua irmã Luísa, o Bernardo, o Gonçalo, o Diogo, o filho da sua irmã Teresa, o Duarte, e o filho da sua irmã Ana, o Miguel.

Seguiram ainda os seus conselhos e exemplo os sobrinhos netos mais velhos, Bernardo, André, Tomás, e Kiko, e em breve outros irão aumentar a lista.

De todos sem distinção, fala com orgulho, e recentemente com o nascimento do seu primeiro neto rapaz, dizia: "mais um que vai certamente jogar rugby".

Muito em breve veremos o seu neto na prática do Rugby, e a recolher do seu Avô Francisco, os melhores ensinamentos!

O FUTURO DO RUGBY EM ELVAS
Elvas tem muita gente nova capaz de alavancar o rugby e o clube, essencialmente na formação de uma
juventude ética e desportiva, enquanto futuros cidadãos e sempre associados aos valores do rugby transmitidos pelo engº Francisco Bagulho, como a verdade, a amizade, e a transmissão de princípios de respeito por todos os intervenientes, adversários, árbitros e treinadores.

A mensagem transmitida pelo engº Francisco Bagulho passará de pais para filhos, sendo o melhor exemplo de garantir o futuro do rugby na cidade, e a homenagem deste fim de semana pretende fazer com que o homenageado saiba como é forte o sentimento e o respeito da comunidade do rugby de Elvas e de todo o país, por ele.

O Mão de Mestre associa-se a esta homenagem, enviando um forte abraço ao amigo Francisco Bagulho!


Sem comentários: