17 de setembro de 2016

DIVISÃO DE HONRA ARRANCA NO PRÓXIMO SÁBADO

CDUL e Belenenses vão ter o privilégio de dar o pontapé de saída nas competições oficiais da época 2016-2017, em Portugal, quando se encontrarem no Estádio Universitário de Lisboa às 11,30 horas do próximo sábado, 24 de Setembro.

Embora a preparação da época, designadamente no que respeita a forma de disputa das principais competições, tenha sido muito agitada, com a tentativa levada a cabo pela Federação Portuguesa de Rugby de alterar o sistema das 10 equipas em cada uma das principais divisões, mas que acabou por não ser bem sucedida, é natural que estejamos nas vésperas de uma das mais competitivas temporadas da divisão de topo do rugby nacional.

Direito, o campeão nacional - que na última época apenas não conseguiu a vitória no escalão Sub-18, com o Montemor a vencer e quebrar o domínio dos advogados - é o principal candidato à vitória, agora sob a batuta de Francisco Aguiar, mais um produto interno que promete dar conta do recado, e que substitui Martim Aguiar que saiu para a Selecção Nacional de Seniores, mesmo considerando a saída de Adérito Esteves para o Tarbes (Fédérale 1 de França), e a eventual passagem à reforma de alguns dos seus mais importantes elementos.

Mas o CDUL, 2º classificado na prova, com um novo treinador, o australiano Jack Farrer, antigo Director de Rugby da Sidney University, não vai fazer a vida fácil aos campeões, da mesma forma que o Técnico, mais uma vez com Kane Hancy e o Belenenses com João Uva, não darão trégua à equipa de Monsanto, nem o CDUP, com Pedro Campos Costa no comando, e que pode perturbar a ordem das coisas na competição

A Lousã que continua com Ethan Matthews no comando e o retornado Montemor, sob o comando de João Baptista Malta, vão ter preocupações diferentes, mas são dois conjuntos que podem a qualquer altura sair da casca e fazer estragos entre os principais candidatos.

Deixámos para o fim o trio de equipas treinadas por anteriores treinadores da Selecção Nacional que, embora com ambições diferenciadas na prova, podem fazer pender o comando da competição para outros rumos.

A Académica tem na sua frente João Luís, que apesar das limitações do plantel conta com o espírito de luta tradicional nos pretos, e com o seu conhecimento dos jogadores nacionais no seu conjunto, para impor a sua lei, pelo menos nos jogos em casa.

Na Tapada, a equipa de Agronomia com Frederico Sousa à frente, vai tentar recuperar posições e lutará por uma das quatro primeiras posições na classificação, que lhe darão o direito de escapar às meias finais, ou no mínimo, disputar essa mesma fase da prova, jogando em casa.

Mas a maior curiosidade desta época reside no regresso ao rugby dos clubes, no Cascais, depois de mais de uma década no comando das equipas nacionais de XV e de Sevens, ou como Diretor Técnico da Federação, de Tomaz Morais, o mais relevante técnico de toda a história do rugby nacional, e que - como Frederico Sousa ou Martim Aguiar - também passou por Direito.
Morais chegou em 1999-2000 à Federação como técnico adjunto da selecção nacional senior de XV, mas em 2001 passou a ser o responsável máximo das equipas nacionais de XV e de Sevens (incluindo a participação no Mundial 2007), cargos que ocupou sem interrupção até 2011.
Com a chegada de Amado da Silva à Federação, Tomás deixou de ser o responsável em campo das equipas nacionais, e passou a ser o Diretor de Rugby da FPR, até que em 2015 passou a coordenador do rugby feminino e da formação de treinadores.

Tomaz Morais vai ter que se adaptar às condições dos clubes portugueses, que são com certeza bem mais condicionantes que aquelas que ele ajudou a criar para as equipas nacionais, mas onde poderá reencontrar uma alegria e prazer que está reservado ao rugby dos clubes.
E uma coisa é certa - nem CDUL, nem Direito vão estar tranquilos quando tiverem que defrontar o Cascais, que terminou a prova na temporada anterior na terceira posição.

Em resumo, 10 equipas com 10 excelentes responsáveis técnicos, e à partida com um grupo sólido de mais de meia dúzia delas na corrida aos primeiros lugares.

DIVISÃO DE HONRA
FASE DE APURAMENTO - 1ª jornada
Sáb, 24
CDUL – BELENENSES
11,30 H
Estádio Universitário, Lisboa
Sáb, 24
DIREITO – LOUSÃ
14,00 H
Campo de Rugby de Monsanto, Lisboa
Sáb, 24
AGRONOMIA – CDUP
14,00 H
Campo de Rugby da Tapada, Lisboa
Sáb, 24
TÉCNICO – ACADÉMICA
15,00 H
Campo de Rugby das Olaias, Lisboa
Dom, 25
CASCAIS – MONTEMOR
15,00 H
Campo da Guia, Cascais

Sem comentários: