30 de março de 2016

EUROPEU DE JUNIORES E SUB-18 EM NÚMEROS DESDE 1969

O Europeu de Sub-18 foi criado em 2004, na sequência da transformação do antigo Torneio FIRA de Juniores em Campeonato do Mundo de Juniores da FIRA e da IRFB, em 1992, e mais tarde, em 2003 em Mundial do escalão da responsabilidade da IRB (anteriormente IRFB).

Nos primeiros anos recorde-se que a FIRA (associação regional do rugby europeu) se assumia como a Federação Mundial de Rugby, e a IRFB apenas tratava dos assuntos relacionados com as Leis do Jogo e com os assuntos das equipas britânicas, e pouco mais.

Em 1996 a IRB e a FIRA firmaram um acordo em que a primeira foi reconhecida como a única Federação Mundial, e a FIRA passou a ser apenas a Federação Europeia, organizadora de todos os torneios europeus, embora tenha havido um período misto de intervenção, entre 1992 e 2003.

Assim o Torneio FIRA, durante muitos anos apenas disputado pelas equipas europeias e as do Norte de África - Marrocos e Tunísia - foi a única competição dos escalões mais jovens que se realizava com carácter anual.
Recorde-se que a Rugby Afrique (antes Confederação Africana de Rugby - CAR) apenas surgiu em meados dos anos 80, pelo que a FIRA surgia como a única associação regional de rugby a que os países africanos tinham acesso.

Portugal esteve na prova nos dois anos iniciais - 1969 em Barcelona e 1970 em Vichy - para depois deixar de participar e apenas regressou em 1976, em Albi.
Em 1977 teve a sua melhor classificação de sempre na competição com um terceiro lugar em Hilversum, depois de derrotar a União Soviética no jogo final.
No ano seguinte em Parma Portugal ficou no quarto lugar, perdendo o jogo final contra a mesma União Soviética.

Em 1979 o Torneio da FIRA - como era então designado - teve a sua primeira presença em solo nacional - em Lisboa - o que se repetiu em 1989 em Tróia, desmentindo aqueles que, de cada vez que se organiza uma prova internacional em Portugal, dizem que "esta é a maior prova que alguma vez se organizou no nosso país..."
Um pouco de modéstia, consideração pelo trabalho que os mais antigos fizeram, e respeito pela história do rugby nacional não ficaria mal a quem se julga o único Ás do baralho...

Portugal deixou de participar na competição de 1982 a 1985, regressando em 1986 em Bucareste, para nunca mais deixar de participar até 2004.
Nesta altura a competição deixou de estar sob a alçada ou ter a contribuição da FIRA e passou para as mãos da IRB (antes IRFB) como Campeonato do Mundo da IRB.

Em 2004 nasceu no âmbito da FIRA - agora apenas Federação da Europa (viria a assumir a designação de FIRA-AER mais tarde) - o Europeu de Sub-18 como a grande festa do rugby jovem que tão bem conhecemos, a que Portugal se associou desde a primeira hora, embora mantendo a sua participação (em 2004) no Mundial da IRB.
Nesta primeira edição da prova disputada em Treviso, Itália, a nossa equipa disputou e perdeu os três jogos que realizou, contra a França, a Geórgia e a Roménia.

No total, desde 2004, Portugal participou em 49 jogos do escalão, vencendo 22 e perdendo 27, incluindo já os encontros realizados este ano.
Infelizmente não conseguimos encontrar em tempo útil para incluir neste artigo todos os resultados da nossa selecção nacional de Juniores - Sub-19 - Sub-18, mas vamos continuar a pesquisar para reunir esses dados e trazer ao vosso conhecimento.

Refira-se ainda que a versão do Europeu nascida em 2004, surge na sequência de um Campeonato da Europa de Nações Emergentes que a FIRA organizou entre 2000 e 2003.

Veja o que temos para si: Classificações de todos os campeonatos desde 1969 até 2016, os resultados que conseguimos reunir do período 1969-2004 (Juniores), todos os resultados de Portugal desde 2004 até 2016 (Sub-18), relação dos locais onde se disputou a prova e seu vencedor, por ano de realização.

Em relação aos resultados em falta dos anos 69-04, pedimos a todos que tenham conhecimento deles - por terem participado nas competições, ou por outro meio qualquer - que nos enviem esse material, para completarmos o quadro.
Os resultados (e os adversários) em falta estão assinalados em amarelo.

Em relação ao quadro das classificações de 2016 note-se que ele não está completo, pois as conferências 1 e 2 decorrem esta semana, terminando no sábado.
Como estarei sem acesso a internet e a computador até segunda feira, dia 4 de Abril, apenas nessa altura poderei proceder à actualização do quadro, o que farei por sua substituição aqui mesmo, neste artigo.











NR: Dada a dificuldade em reunir dados da história destas competições, e a escassez de fontes, pedimos desde já desculpa por algum erro ou omissão, e solicitamos a quem dê por essas falhas que nos comunique, ou através da caixa de comentários, ou através da etiquete DIVERSOS, CONTACTE-NOS.

Sem comentários: