28 de agosto de 2013

FPR METE MÃOS PELOS PÉS, ANUNCIA O QUE NÃO DEVIA TER ANUNCIADO

A Federação Portuguesa de Rugby mete os pés pelas mãos, anuncia a presença de uma Selecção Portuguesa de XV na Amlin Cup, quando afinal essa presença não está assegurada, e depois altera os termos da sua notícia, como se não tivesse importância nenhuma a borrada que fez!

Felizmente já estamos habituados a estas manobrices - falsidade ideológica lhe chamam os brasileiros...- da Julieta Ferrão e guardámos a notícia original para que não se possa dizer que não foi bem assim.


Ontem, durante o dia, a FPR anunciou:

A Federação Portuguesa de Rugby lança um desafio para os estudantes de marketing e design.

Será formada uma Seleção Portuguesa de XV para competir na Amlin Cup, segunda competição interclubes mais importante da Europa com a participação de 20 clubes de seis países diferentes.

O que não deixa qualquer dúvida sobre o que lá está escrito, e que aliás foi reproduzido em toda a imprensa internacional da modalidade, que se encontra suspensa de uma decisão em relação à escolha da ERC sobre a equipa que irá substituir a espanhola Olympus na Amlin Challenge Cup desta época.

O Mão de Mestre fez, com base nesta informação da FPR uma notícia, mas acabo de verificar que a FPR alterou, sem qualquer informação complementar ou pedido de desculpas, o texto que publicou ontem e que agora aparece como: 

A Federação Portuguesa de Rugby lança um desafio para os estudantes de marketing e design.

Encontra-se, neste momento, em estudo a hipotese de participação de uma Seleção Portuguesa de XV para competir na Amlin Cup, segunda competição interclubes mais importante da Europa, com a participação de 20 clubes de seis países diferentes. 

O que é uma coisa totalmente diferente!

Ou seja, é tão grande a vontade de meter uma selecção nacional de XV na Amlin Challenge Cup, que a FPR se precipita e dá por certo o que afinal não passa de mera hipótese.

Mais um péssimo serviço prestado por quem dirige os destinos do rugby nacional!

Vamos continuar atentos, e como sempre, guardaremos cópia do que é publicado no site da FPR, que continua a tentar esconder os seus erros debaixo de uma atitude barata de fazer passar por parvos os que acompanham o que ali é escrito.

Desta vez, em função da importância da notícia original e da sua repercussão internacional, exige-se uma retratação pública da FPR, para devido esclarecimento dessa mesma imprensa.

Pelo nosso lado vamos encarregar-nos de divulgar a correcção agora apresentada, para que todos saibam como funciona a informação da Julieta Ferrão

15 comentários:

Anónimo disse...

deixa-là que a erc nào aceite esta parvalhisse! que maluquisse! querem ser os bombos da festa? para mim o homem perdeu a cabeça!

Anónimo disse...

Mais, será que o homem não entende que uma das razoes que os espanhóis já não vão é puramente financeira? Será que devem tomar esta decisão sem consultar os clubes todos? Este homem não tem governo e o seu ministro também que o esta a ajudar a cair. Mais ontem foi dito outra mais grande mentira que a IRB e os nossos patrocinadores iriam custear tudo referente a esta prova. Relembro que no passado estes dois senhores foram os responsáveis de Portugal ter sido afastada desta competição .

Anónimo disse...

Caro MdM agora não concordo consigo, eu credito que foi um mal-entendido, uma má comunicação entre a FPR e o gabinete e imprensa.
É verdade o que diz sobre o facto de a primeira noticia e a sua correcção serem noticias completamente diferentes mas também não me custa perceber que quem fez a noticia para a comunicação social se excedeu no sentido de causar impacto, o que me custa a perceber é como ninguém da direcção da FPR reviu o press release antes de este ser enviado.

Vamos acreditar que esta pequena desorganização mostre á FPR que ainda não está preparada para a Amlin (que é muito mais do que seis jogos, porque não se pode esquecer o mediatismo que a rodeia), vamos acreditar que esta participação, pelo menos nos moldes propostos não vai acontecer e vamos acreditar que os "Clubes Eucalipto" do rugby nacional se quiserem ter mais competitividade vão ter que a ter gastando o seu próprio dinheiro e não á custa do dinheiro de todos. A Academia é uma palhaçada, parece que existe um clube que tem lá cerca de 40 jogadores, se isto for verdade acham normal?!!

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 08:34
Eu também acredito que tenha sido um mal-entendido, e o tom do artigo não se dirige a esse mal entendido ou má comunicação entre a FPR e o gabinete de imprensa, se bem que se estranhe que o gabinete de imprensa não esteja controlado por um responsável da FPR, pois nesse caso não haveria nem mal entendidos, nem má comunicação entre partes...
O tom do artigo dirige-se por inteiro à constante fuga às responsabilidades - corrige-se o texto, mas não se dá uma satisfação sobre essa correcção, ficando no ar a ideia que quem reproduziu a notícia inventou a matéria...
A notícia da FPR foi publicitada nas redes sociais e em foruns da especialidade por jornalistas estrangeiros - não foi o Mão de Mestre a fazer essa divulgação! - e comentada por todo o lado, pois é uma questão que tem sido seguida com grande interesse pelos media - por exemplo o espanhol balonoval.com dá à notícia destaque na sua página inicial.
Quanto à questão da publicação de dados errados, acontece a todos, incluindo ao Mão de Mestre.
A grande diferença é que na nossa casa assumimos os erros cometidos e damos, no local apropriado, a devida justificação, ou pelo menos a nota de que o texto foi alterado.
Foi assim por exemplo no artigo que publicámos com o título Honra e Glória... em que cometemos um erro, e assim que nos apercebemos dele demos conta e fizemos a devida alteração justificada, como podem facilmente verificar.
Ou seja, o que é verdadeiramente mau não é errar - é errar e fingir que se fez certo, e foram os outros que leram mal...

Anónimo disse...

Clubes estiveram reunidos na FPR na noite de 27-08 e foi-lhes comunicado que a participação na Amlin CUP já estava confirmada.
E que IRB e patrocinadores cobririam os custos. A ver vamos

Anónimo disse...

Os clubes esstiveram reunidos, mas foram-lhes claramente explicados os parâmetros financeiros, temporais e de comprometimento com o projecto. Que eles aceitaram. Portanto, a acontecer ( e a ERC ainda não confirmou isso ) a "aventura" é de todos.
O que a FPR fez para já ( com alguam falta de cuidado ) foi precaver desde já a possibilidade de uma particcipação na Amlin Cup vir a ser uma realidade e lançar um interessante desafio a toda a comunidade do rugby, no sentido de encontrar um nome e uma imagem para esta equipa.

Anónimo disse...

Será que o MdM pode informar quem foram os dois que no passado afastaram Portugal desta competição. Tinha ideia que tinha sido a Académica a dar uma grande barraca no tempo de anteriores direções, não foi ?

Anónimo disse...

De todos quem? existem muitos clubes que não estiveram presentes. Nem sei se isto é legal sem o acordo de todos mas mesmo de TODOS os clubes, ou em alternativa de uma Assembleia Geral. A FPR e as suas responsabilidades financeiras são em ultima instancia dos clubes associados.
Este decisão a ser verdade é o tipo de decisão que se mete a jeito de uma impugnação judicial e/ou em Assembleia Geral.
Não sei se vamos á Amlin mas isto a ser verdade, o que sinceramente pelas consequências que pode ter eu não quero acreditar, garante que vamos ter a "Barraca Montada" durante as próximas semanas. Talvez isto seja a revolução que o Rugby precisava para acabar com o feudo de alguns.

Anónimo disse...

Na reunião que existiu foi explicado a parte financeira com os apoios da IRB (que é mentira- não é mais apoio) a retirar de outros apoios existentes, e dos patrocinadores na verdade é só se tivermos resultados. Caso estes apoios não se venham a concretizar quem ira pagar são os clubes e a FPR. Já agora alguém fala das alterações que tem que existir ao campeonato nacional, estão os jogadores disponíveis para jogar durante as 5 feiras fora de Portugal. Como diz o anónimo das 23:48 pode ser a revolução espera para esta direcção .

Anónimo disse...

Anónimo de 28 de Agostos às 19:57,

ou estiveste na reunião e não percebeste, ou então não foste muito bem informado.

Os clubes chegaram à reunião, o Presidente da FPR disse que a inscrição e a confirmação da entrada na Amlin Cup já era uma realidade e era definitva ... e chega.

Os clubes não concordaram, não discordaram , etc ... os clubes ouviram "é assim e já está".

Depois disso foi discutido calendários, treinos, estrangeiros contratados a meias entre FPR e Clubes (que estejam interessados) para a equipa portuguesa da Amlin Cup, etc ...

Foi isto que se passou.

Anónimo disse...

Aqu fica um contributo para este projecto; Que tal chamar a esta equipa "Os Viriatos"?

Anónimo disse...

"Estrangeiros contratados a meias para a equipa portuguesa"?!!!!!! mas está tudo maluco?!!! então o dinheiro em vez de ir para o desenvolvimento do rugby nacional vai para contratar estrangeiros?!!"dinheiro desviado de outros projectos"?!!! e se o projecto for um fiasco o risco financeiro tem que ser assumido também pela larga maioria de clubes que nem sequer foi consultado?!! Aposto que existem "Clubes Eucalipto" que já estão a fazer contas ao que podem poupar.
Espero sinceramente que os clubes se revoltem e convoquem uma Assembleia Geral para pararem este disparate, não se trata de destituir direcções, trata-se apenas e só de parar este projecto, garantir que o dinheiro vai para o desenvolvimento do rugby, garantir que colocam a FPR e os seus sócios ao abrigo de qualquer ruptura financeira. Vamos ver se os clubes assumem as suas responsabilidades ou se são cúmplices através do seu silencio.

Anónimo disse...

A irresponsabilidade federativa atingiu um novo patamar ao assumir-se a participação numa prova para a qual o rugby português não está preparado.
Nem em termos organizacionais, nem em termos financeiros.
Para além de que, de acordo com o plano de actividades e orçamento, a direcção da FPR não está mandatada pelos clubes e seus delegados na Assembleia Geral, para se comprometer com esta prova, nem com os compromissos financeiros que a mesma implica.
A estratégia presidencial do facto consumado é ilegal para um compromisso desta dimensão e que põe totalmente em risco toda a política de desenvolvimento do Rugby Nacional.
Está chegado o momento dos delegados dos clubes à Assembleia Geral da FPR se mobilizarem no sentido da convocatória urgente de uma Assembleia extraordinária, para uma tomada de posição sobre esta prova e sobre esta direcção federativa, que cada vez menos defende os interessses do rugby nacional no seu todo.

Anónimo disse...

Assim é que a FPR fecha de vez, isto é a maior asneira que podemos fazer, contratar a meia com os clubes jogadores para uma competição? Deve ser para a Agronomia pois é a equipa que mais necessita.
Já agora um projecto de desenvolvimento é contratar jogadores de fora para esta prova?
Estranho o presidente diz uma coisa que não é verdade (já é habitual) a A Cup ainda não recebeu nada nem confirmou, e a IRB apoia Portugal como apoia a entrada de outro pais em desenvolvimento.

Em relação ao nome Viriato não me parece bem pois estes não metiam agua e não iam ao fundo, coisa que o Eng Amado da Silva gosta muito.

Anónimo disse...

Algumas considerações sobre a participação portuguesa na Amlin Cup:
1º qual o objectivo da mesma , ou seja, o que pretende a FPR com essa participação?
2º Quais os custos reais da participação, e de onde virá a verba para cobrir estes custos.
3º de onde virão os recursos para a contratação de 2 ou 3 Segundas Linhas a meias com algum clube?
4º Quem decidiu por esta participação, os clubes, o presidente, ou alguns clubes e o presidente?
Para já a 1ª consequência é que o campeonato sub 21 vai ser realizado só a 2 voltas, com 12 jogos ao invés dos 18 previstos. Portanto para já 150 a 200 jogadores (o futuro do rugby nacional) são esquecidos. Quais as próximas consequências?