30 de agosto de 2013

AINDA A SAGA DA PARTICIPAÇÃO NA AMLIN CHALLENGE CUP

Apesar de não haver ainda uma comunicação oficial da ERC - European Rugby Club Competition - sobre a participação de uma equipa portuguesa na prova, em substituição da Olympus espanhola, são já públicos os termos da reunião que juntou na 3ª feira representantes de oito clubes da Divisão de Honra, e o Estado Maior da FPR.

Em representação da Federação estava o seu presidente, Amado da Silva, o director técnico nacional, Tomás Morais e o treinador de todas as selecções de seniores e responsável pela Academias, Frederico de Sousa.

Pelo lado dos clubes estiveram presentes  CDUL, Direito, Belenenses, Agronomia, CDUP, Técnico, Montemor e Cascais.


Resumidamente, a reunião serviu para que os clubes fossem informados que a FPR tinha já assegurado a sua participação na Amlin Challenge Cup, e que os jogos da equipa portuguesa seriam disputados à 5ª feira, por forma a não atrapalhar o andamento do calendário nacional.

A FPR informou ainda os clubes que os seus jogadores passariam a treinar com a Federação à 2ª e 3ª feira e que apenas poderiam treinar com o seu clube uma vez por semana.

O presidente da FPR garantiu que a cobertura de todos os custos da participação nacional estavam já assegurados, com contribuições da IRB e da Super Bock.

Finalmente, Amado da Silva pediu ainda que, em função da falta de segundas linhas portugueses de nível, a jogar em Portugal, os clubes dispensassem à equipa representativa os estrangeiros que têm contratados, afirmando ainda que a FPR estava disponível para participar financeiramente na contratação, por parte dos clubes, de outros jogadores para aquela posição, que jogariam pelos clubes quando não fossem necessários para o misto nacional.

Em resumo, o que se passou naquela reunião, fica assim descrito.

Claro está que muito há a dizer sobre estas matérias, mas vamos aguardar pelo andamento da coisa - afinal estamos a pouco mais de um mês do jogo inaugural da Challenge Cup... - antes de fazermos qualquer outro comentário sobre a matéria.

Mas não nos interpretem mal - não vamos deixar nada sem ser devidamente esmiuçado, e vamos estar especialmente atentos à questão do pagamento da factura, pois quando a esmola é muita, o pobre desconfia...

11 comentários:

Anónimo disse...

Cá esta mais uma chico esperteza dos grandes pensadores do Rugby Português sempre guiados pelo "inventador-mor"
Assim, indo ao ar o participação RWC2015,os JO2016 fica esta participação que a ser concretizada, será o novo motor de desenvolvimento para o futuro. Que como é evidente deverá ser acompanhado por estes pensadores até ao fim da eventual participação

Anónimo disse...

Este resumo é fantástico. Só mesmo do cabecilha-mor e sua equipa de assessores (Diretor Técnico Nacional incluído). A FPR paga contratações de jogadores pelos clubes? Os jogadores estrangeiros podem ser convocados para esta «equipa»? Mas então isto não era para rodar jogadores nacionais e ganharem ritmo na selecção nacional? E os clubes são obrigados a «entregar» os jogadores ``a 2ª e 3ª feira? Esta ideia peregrina ainda vai acabar mal. Vejamos, e se um jogador estrangeiro se lesionar e ficar 2 meses parado. quem lhe paga o ordenado, os tratamentos? E essa de parte do donhieor vir do IRB cheira a esturro. Lá está, o buraco financeiro continua a aumentar. Veremos no final do mandato.

Anónimo disse...

Faaaabuuuuuuulosooooooooooo... Constatam que não temos segundas linhas de nível no panorama nacional, e em vez de potenciar o seu aparecimento e incentivar os possíveis candidatos à função, contratam-se os estrangeiros que já por cá estão... já temos poucos na seleção nacional... mas esta gente porventura pensa bem naquilo que faz?

JBR
Coimbra

Anónimo disse...

Tanta ignorância, tantos juízos infundados, curiosamente depois de todos termos ouvido as explicações do Presidente e dos seus colaboradores. É intelectualmente desonesto falar-se nestes termos particularmente por quem esteve nessa reunião. O comportamento do Presidente tem sido exemplar ouvindo previamente todos os Presidentes dos clubes e tomando as decisões depois disso. Estranho é que depois de se ter conseguido essa importantíssima participação as opiniões tenham mudado. Provavelmente porque não acreditavam que fosse possível.

Anónimo disse...

Fantástico era eu estar enganado,
e o Rugby Português estar bem dirigido.
Fantástico era o comentário das 23.06 não ter sido feito.
Verdadeiramente FANTÁSTICO era esta gente não existir na FPR.
Mas mesmo FANTÁSTICO era fazer regressar o Rugby ao patamar de respeito onde já esteve.

Anónimo disse...

E foi assim que ele destruí a agronomia...

Vendo muito rapidamente as coisas para a segunda linha há :
Rafael Simoes
Rui d'Orey
F.Almeida
Luis Sousa
S.Vassalo
Frederico d'Orey

Ao que me parece daqui podia-se fazer muita coisa...

Anónimo disse...

Pois, com tanta especulação parece que há vontade em que não participemos na Amlin Cup. Enquanto não houver uma decisão final só estamos a dificultar. Claro que a Direção da FPR tem que falar com os clubes, patrocinadores, etc. Todos devemos compreender isso, mas é óbvio que não houve qualquer comunicação oficial.
Mesmo os nossos "amigos" espanhois não devem gostar muito que nós os possamos substituir. Não demos mais tiros nos pés. Acho que apesar das divergencias que há neste particular devemos estar juntos. É penso eu muito importante.

Anónimo disse...

Quem apontou nomes para uma hipotética 2a linha nunca deve ter visto jogar os packs francês e inglês. Serão simples e ràpidamente estraçalhados. Já agora gostava de ver nomes para os 3 da frente. Procurem, procurem e vejam se encontram.
Com isto não pretendo enxovalhar o nosso , mais uma vez hipotético , 5 da frente só com portugueses. Mas falamos de realidades diferentes e até será perigoso para quem jogar. Os que jogarem é óbvio que vão dar tudo o que têm mas apenas vontade não chega.

Anónimo disse...

Boa Noite

Tenho pensado nisto da AMLIN e no que ela representa.

Em primeiro lugar devo dizer que não concordo com esta participação e nestes moldes penso que o que se vai ganhar não "cobre" o que se pode perder,a estabilidade financeira do nosso desporto, senão veja-se o que se passou em Espanha com o Rugby.

Em Segundo lugar entendo que a direcção da FPR tem todo o direito de propor a participação e num primeiro momento fez bem ao divulgar esta hipótese de participação junto dos clubes.
Agora está a fazer mal em restringir os clubes que informa apenas e só porque a grande maioria mostrou reticencias a esta participação.
Em terceiro lugar deve mostrar de forma inequívoca o que afirma da IRB e a Super Bock apoiarem financeiramente este projecto. Pelo que sei a Super Bock não aumentou o patrocinio, logo este dinheiro vai ser retirado de outros projetos.
Penso que a direcção da FPR deve em Assembleia Geral explicar este projecto aos clubes e esperar que eles ractifiquem a decisão com base em factos e não em ilusões e desejos que não têm base factual.
Se os clubes concordarem com esta participação então este passará a ser um projecto de todos e não só do presidente. Este deve sujeitá-lo a aprovação sob pena de ir passar um mau bocado em caso de este projecto se demonstrar problemático.

Anónimo disse...

Está tudo doido! Falem com os jogadores e vejam a opinão de cada um deles.É inegável o interesse na participação de uma equipa portuguesa. Quanto aos evnetuais caabazes que dizer daqieles que Benfica, Crav e Técnico apanharam nos dois ultimos anos. Pelas razões invocadas as equipas portuguesas apenas poderiam jogar com equipas do seu nivel! fantástico! Mas há mais! Esta de levar o assunto a AG é de bradar aos céus! juízo, tenham juízo. lB

Anónimo disse...

O dinheiro que vai ser gasto com esta participação na Amlin estava destinado a que actividades?

Esta participação seria muito importante se houvesse dinheiro para ela (sem ser tirado a outras actividades) e se houvesse uma estratégia para o alto rendimento (com uma divisão de topo com 10 equipas é claro que não há).

Como não há uma coisa nem outra, é uma aventura que tem tudo para acabar mal. Não basta ver o que aconteceu com os espanhóis?