22 de fevereiro de 2013

PORTUGAL ENFRENTA BÉLGICA COM EQUIPA PARA GANHAR

Os Lobos apresentam amanhã, perante a Bélgica, um dos conjuntos mais equilibrados de jogadores dos últimos anos, e deseja-se que a equipa consiga, finalmente, chegar à vitória.

Conforme o Mão de Mestre anunciou em tempo, Julien Bardy e Tiago Girão não estão incluídos no lote dos convocados para este terceiro jogo da campanha 2013 da Seleção Nacional de Rugby.

Da lista anterior, dos convocados para os treinos de dias 18 e 19, saiu ainda Fernando Almeida, e não houve nenhuma chamada para as vagas dos lesionados, mas ainda outro nome terá que ser excluído da convocatória, que deve apenas conter 23 nomes e não 24.

Como habitualmente, e em total falta de respeito por todos os que se interessam pelas coisas do rugby, a lista final da equipa portuguesa só será divulgada em cima da hora, como se se tratasse de um grande segredo de estado...

Um dia chegará, em que os responsáveis pela equipa compreenderão que esta política de polichinelo não contribui de modo nenhum para um entrosamento entre os que jogam, e os que do lado de fora sofrem e vibram com os desaires ou as vitórias das nossas cores.

Até lá vamos fazendo a habitual figura de pacóvios, perante a indiferença de todas as outras participantes do europeu, que anunciam sempre com tempo e respeito a constituição das suas equipas.

É curioso verificar, por exemplo, que já se conhecem os XV iniciais da Geórgia, Roménia, Rússia e Espanha, para este fim de semana, e que do jogo de Lisboa apenas se conheçam listas com 24 nomes, mas sem indicação de quem começa a jogar.

Mas resta-nos a consolação de saber, com toda a certeza, que os 15 que começam serão conhecidos antes do jogo começar...

A LISTA DOS 24
A lista dos 24 não oferece surpresas, e o jogador a sair só poderá ser um pilar ou um segunda linha.

Gostaríamos de ver uma equipa mais ofensiva, mas admitimos que as opções não são muitas, e dificilmente se encontrariam, neste momento, jogadores para preencher melhor as necessidades da equipa.

Um conjunto de pilares que oferece garantias de dar consistência à formação, com um número de opções que não se viam há muito tempo nas nossas cores, e dois talonadores que se integram da melhor forma nos diversos conjuntos possíveis.

Uma segunda linha que dá todas as garantias de eficácia, quer nas formações quer nos alinhamentos, e um conjunto de terceiras linhas que garantem solidez e raio de manobra.

Numa apreciação geral, podemos considerar o conjunto da frente ao nível do melhor que Portugal tem para apresentar, apesar das ausências de Bardy e Girão.

A presença de Samuel Marques é uma mais valia para a equipa, mesmo considerando que Pinto de Magalhães tem cumprido razoavelmente.
Resta saber se com Marques em campo, Pedro Leal vai ou não ter bolas para pôr as linhas atrasadas a mexer e a atacar, coisa que esteve um pouco esquecida nas últimas partidas - mas primeiro é preciso saber se Samuel Marques começa com a camisola número 9, ou se ficará no banco.

Quanto aos homens de trás, nenhuma novidade, e se neste setor a equipa tem estado bem a defender, o mesmo não se pode dizer da sua capacidade ofensiva e do seu jogo ao pé.
Veremos que novidades, em termos de atitude tática, nos poderá trazer o jogo de amanhã.

Fique com a lista dos 24, e aguarde pacientemente pela composição do XV inicial.


4 comentários:

Anónimo disse...

Continuo na minha, enquanto tivermos o Pipoca a 10, não ganhamos um jogo.

Anónimo disse...

E XV da Bélgica como se vai apresentar?
Vai contar com todo o seu contingente de “Franceses” da PRO D2 e da Fédérale 1?
Nos últimos 2 jogos do ENC em casa contra Geórgia e Espanha estiveram a ganhar ambos até aos 70 minutos. Com a Geórgia perderam 13-17 e com a Espanha empataram 21-21.
Vai à nossa frente Ranking IRB em 21º e nós vamos em 23º. O que mostra o bom percurso que têm efectuado nos últimos anos.
E principalmente, vai à nossa frente no ENC em 4º com 3 pontos. Nós vamos em 6º, temos 1 ponto.
Precisamos de ganhar, mesmo!
Espero que tenhamos a lição bem estudada. Força Lobos!

Manuel Cabral disse...

Como disse no texto também da Bélgica apenas se conhece a lista dos 24. Que é a seguinte:
Thibaut André (Soignies), Julien Berger (La Rochelle), Guillaume Brebant (Boitsfort), Alexis Cuffolo (Carcassonne), Kevin Dams (Boitsfort), Sep Debacker (Boitsfort), Mika De Molder (Boitsfort), Thomas De Molder (Lyon), Carlos Fierro (Nice), Charlie Fourneau (Harlequins Melbourne), Sébastien Guns (Boitsfort), Maxime Jadot (Pau), Corentin Lecloux (Boitsfort), Alain Miriallakis, Julien Morelli (Bastia), Cyrille Nana (Anderlecht), Andrew Neill (Tournefeuille), Raphaël Olive (Périgueux), Guillaume Piron (Montpellier), Fred Rongé (Kituro), Eliott Van Trappen (Boitsfort), Bastian Vermeylen (Boitsfort), Mathieu Verschelden (Saint-Etienne), Alan Williams (Montluçon).

Em relação ao jogo com a Espanha apenas duas alterações:
Saíram Julien Massimi e Norman Wende, que foram substituídos por Maxime Jadot e Bastian Vermeylen.

Anónimo disse...

«CONVOCADOS SELEÇÃO NACIONAL XV

23 de Fevereiro – 15h00 - Estádio Universitário de Lisboa

Lusodescendentes apontam à vitória diante da Bélgica

Campergue, Béco, Marques e Balangue honrados por vestir a camisola dos “Lobos”

Não nasceram em Portugal mas honram as origens da família. Lionel Campergue, Aurélien Béco, Samuel Marques e Laurent Balangue são os melhores exemplos no seio dos “Lobos” de quem tomou a decisão de defender as cores nacionais do rugby. Os quatro jogadores apontam a uma vitória diante da Bélgica já este sábado.

“É muito importante ganhar, já vamos no terceiro jogo da prova. É obrigatório vencer este sábado”, começa por dizer Lionel Campergue. O talonador do Colomiers e da Seleção Nacional XV mostra-se honrado por vestir a camisola das quinas: “É representar o meu país, o país da minha família. Esta é a minha terra.”

Com o mesmo sentimento está Aurélien Béco. Colega de equipa de Lionel no Colomiers, o 3.ª linha da equipa nacional quer “honrar as origens”. O pensamento de Béco é só um: estar no Mundial 2015. “O selecionador nacional disse-nos na segunda-feira que é importante ganhar este jogo e os seguintes para irmos ao Campeonato do Mundo e este é o nosso único pensamento”, refere.

Já o médio de formação Samuel Marques, filho de pai francês e mãe portuguesa, diz que só podia ter escolhido representar Portugal. “Jogo em França mas sinto-me português e é por isso que estou aqui”, aponta o jogador do Albi. Em relação ao compromisso da Seleção Nacional XV já este sábado, Marques refere que agora não há outro caminho a não ser ganhar: “Fizemos dois bons jogos contra a Roménia e contra a Geórgia mas perdemos. Por pouco, mas perdemos. Agora temos que ganhar à Bélgica porque é muito importante para a equipa e para o rugby português. Só queremos estar no Mundial, não temos outra escolha.”

Laurent Balangue tem sido o mestre de cerimónias para os novos companheiros. O 3.ª linha do Saint Jean de Luz é um dos lusodescendentes mais internacional por Portugal e tem recebido os companheiros que com que ele viajam desde França até ao nosso país para representar a Seleção Nacional XV.

“Desde os sub-21 que represento Portugal. Só penso em jogar por esta seleção que representa o meu país, o meu coração, a minha família. A minha mãe é portuguesa, nasceu em Lisboa, e para mim é importante jogar por Portugal com os meus amigos portugueses e franceses”, atira o jogador que tem raízes em Portugal. Laurent Balangue garante que é um prazer viajar para terras lusas e confessa ter o sonho de estar no Mundial 2015: “É um sonho chegar ao Mundial. Quando vi Portugal no Campeonato do Mundo de 2007, que se jogou em França, emocionou-me. Agora é a nossa vez e vamos, com toda a certeza, ganhar os próximos três jogos para arrepiar caminho”.

A Seleção Nacional XV recebe este sábado a Bélgica, em jogo da 3.ª jornada do Torneio Europeu das Nações. De olhos postos no Mundial de Inglaterra em 2015, os “Lobos” querem recuperar das duas rondas anteriores e vencer a Bélgica no primeiro jogo da dupla jornada caseira. Portugal joga com a Bélgica às 15 horas deste sábado no Estádio Universitário de Lisboa e só a vitória interessa aos comandados de Errol Brain»

Retirado da pagina de Facebook da FPR