25 de janeiro de 2013

JOGOS EM ATRASO E TESTE DA SELEÇÃO PREENCHEM FIM DE SEMANA

Aproveitando os espaços deixados livres no calendário, realizam-se este fim de semana a maior parte dos jogos em atraso das Divisões secundárias.

Dos quatro jogos naquelas circunstâncias dois ficarão resolvidos já neste sábado (Loulé-Montemor e Santarém-Setúbal), e esperamos que os outros dois (Santarém-Agrária e Setúbal-Loulé), apesar de ainda não constarem da lista de marcações da FPR, se venham a realizar no primeiro fim de semana de Fevereiro, já que a Primeirona só retorna à atividade plena uma semana depois.

Quanto à Segundona estão marcados para o fim de semana cinco dos nove encontros adiados, e se a Zona Norte fica resolvida, na Zona Sul/Lisboa ainda vão ficar quatro desafios pendurados.

Destes quatro encontros dois envolvem equipas B, não tendo portanto significado em termos de classificação para o apuramento (Técnico B-Beira Mar e Kellermann-Évora B) e dos restantes (Beira Mar-São Miguel e Elvas-São Miguel), ficamos a aguardar que a FPR se pronuncie quanto à data da sua realização.

Para completar o fim de semana, uma equipa portuguesa vai defrontar os England Students naquele que será o quarto encontro entre as duas equipas, e que os portugueses têm vencido sempre - veja a história dos jogos não oficiais de Portugal aqui.

PRIMEIRONA
LOULÉ - MONTEMOR
Municipal de Loulé, sábado, 15,30 horas
O Loulé é, ainda, a única ameaça real ao Setúbal, para ocupar o quarto lugar da tabela, que dá não apenas acesso à disputa do título, mas especialmente, ao alívio de não ter que discutir a permanência na Primeirona.
Assim, ao Loulé apresenta-se um difícil missão, quando pela frente surge uma das duas melhores equipas da Divisão, e que é francamente uma favorita à subida à Divisão de Honra.
Sendo o jogo no Algarve, isso pode representar alguma vantagem para os louletanos, mas será que a equipa dispõe das armas que são necessárias para conseguir bater os muflões?
A menos que aconteça alguma surpresa, achamos que ainda é cedo para os algarvios sonharem com esse tipo de voo...
E os alentejanos vão chegar a Loulé, com a liderança da prova ao seu dispôr, bastando para isso vencer o jogo, e nem sendo necessário arrecadar o bónus de ataque, já que a vitória em Évora, dá-lhe a vantagem regulamentar em caso de igualdade pontual com os seu vizinhos e rivais.

SANTARÉM - SETÚBAL
Vale da Rosa, sábado, 15 horas
Duas equipas este ano separadas por diferentes realidades, com os escalabitanos a tentarem manter a equipa unida e a preparar a luta pela permanência na Primeirona, e os sadinos com a esperança, e todas as condições, para integrar o lote das equipas que vão discutir o título.
Com a bagagem na garupa, os cavaleiros lá vão disputar mais um jogo em casa, lá fora, enquanto o seu futuro campo continua em lento andamento, a preparar-se para a estreia na próxima época - e estas viagens são mais um fator de instabilidade que em nada ajuda ao reencontro da equipa.
Os setubalenses por outro lado, não podem desperdiçar pontos que lhes poderão fazer falta na luta pela defesa do quarto lugar, perante os assaltos do Loulé, que se avizinham, pelo que não vão facilitar a vida do Santarém nesta viagem às margens do Sado - e nem a promessa de regresso a pé às margens do Tejo deve ajudar o Santarém a conquistar a sua segunda vitória da época...

SEGUNDONA
ZONA SUL/LISBOA
FCT - KELLERMANN
Estádio Nacional, sábado, 14,30 horas
Um jogo com vencedor antecipado, que ainda se encontra na corrida pelo apuramento apesar de ser dos cinco da frente o que terá mais dificuldades em lá chegar.
Os tecnológicos não vão falhar o bónus de ataque, que lhe poderá fazer falta para aquele eventual apuramento, e ao Kellermann resta a tentativa de marcar um ou mais ensaios, confirmando que o sabem fazer.

SÃO MIGUEL - BELAS
Estádio Nacional, domingo, 13 horas
O jogo mais importante do fim de semana da Segundona, com o duelo direto entre dois candidatos fortes a ocuparem um dos dois lugares de acesso à fase final.
E a equação é simples - quem vencer a partida será o líder da prova, pelo menos durante uma semana.
Os esquilos já demonstraram que são capazes de lutar seriamente pela liderança, e tem no curriculum as vitórias sobre o Sporting e o Beira Mar para o comprovar, mas os buldogues não lhe ficam atrás, e com um registo só de vitórias, onde pontificam as obtidas sobre a FCT (duas) e o Sporting, parecem despontar nesta parte final da prova como um real candidato à passagem à fase final da competição.
Após este fim de semana o São Miguel ainda fica com dois jogos em atraso (Beira Mar e Elvas), mas a vitória neste encontro permite-lhe igualar os dois da frente na tabela, e beneficiar ainda dos fatores de desempate para garantir a liderança, já que o Beira Mar descansa esta semana.

OEIRAS - ELVAS
Estádio Nacional, domingo, 15 horas
A equipa da Linha foi a primeira, entre as que à partida ambicionavam ao apuramento, a ficar afastada da corrida, mas isso não quer dizer que ela não tenha nem qualidade nem ambição para mais.
Mas para manter uma imagem positiva no meio do rugby, não pode baixar a guarda nem facilitar perante as equipas teoricamente mais fracas.
O Elvas é uma dessas equipas teoricamente mais fracas, e não deve evitar mais uma derrota - mas não podemos esquecer que na tabela classificativa do apuramento o Elvas apresenta duas vitórias contra uma apenas do Oeiras, que apenas graças aos pontos de bónus consegue estar colado e a um ponto dos alentejanos.

ZONA NORTE
AAUTAD - LOUSADA
Campo Universitário, sábado, 15 horas
A AAUTAD já não está na corrida do apuramento, e isso tira interesse ao encontro, mas esta é a oportunidade que os transmontanos têm para mostrarem que não são um grupo de amigos que se encontram ao final de semana, mas sim uma equipa que pretende estabelecer laços com a região onde se encontram, e lançar bases para a verdadeira instalação de uma cultura de rugby em Vila Real - fora disso não há futuro, para uma equipa exclusivamente universitária com poucos recursos humanos e todas as dificuldades que o isolamento implica...
A Lousada faz parte de um triângulo de contornos não bem definidos, mas esperamos que se consiga firmar como um marco na região, e que vá aproveitando a fase seguinte da prova para crescer.

CRAV B - FAMALICÃO
Municipal de Famalicão, sábado, 17 horas
A verdadeira final da Zona Norte, que os garranos, reforçados pela ausência de jogo da equipa principal do clube, deverão vencer, apesar da forte oposição que vão encontrar pela frente.
Mas será justa a utilização de jogadores da equipa principal, na segunda equipa de um clube que disputa a mais importante competição nacional?
Na minha opinião, sim. 
Pela simples razão que as equipas B's em termos de competição foram reduzidas a um papel de encher pneus durante todo o ano, já que os seus jogos apenas contam para a classificação não oficial que o Mão de Mestre tem mantido, e devem então cumprir o seu destino de servir de retaguarda à sua equipa principal.
E qual é a coisa mais importante para o CRAV - a equipa B deste caso - durante esta época desportiva?
É claro que é a manutenção das suas cores na Divisão de Honra, e se para isso tiver que manter toda a sua equipa principal vestida de garranos, em atividade, então é razoável que o faça.
E isto aplica-se não apenas ao CRAV, aplica-se a todos as equipas B's que participam das competições nacionais, sem que os seus resultados influenciem de forma alguma os resultados finais dessas mesmas competições.
Se esta é a melhor maneira de ajudar ao desenvolvimento do rugby, achamos que não, mas isso para aqui não tem nenhuma importância.
Apenas resta ao Famalicão - caso se confirme a utilização dos jogadores A's na equipa B por parte do seu adversário - medir-se sem complexos e assumir definitivamente a sua vontade de subir os degraus da hierarquia portuguesa do rugby, para o que o confronto será sempre de grande importância, na véspera do início da segunda fase da Segundona Norte.

JOGO NÃO INTERNACIONAL
PORTUGAL XV - ENGLAND STUDENTS
Estádio Universitário de Lisboa, sábado, 15 horas
Apesar das três vitórias que a equipa portuguesa conseguiu nas anteriores partidas realizadas contra a seleção universitária inglesa, este ano não será fácil conseguir a vitória, já que parece ser política da FPR utilizar estes jogos - como o da semana passada contra a France Universitaire - para dar tempo de jogo e a honra de se integrarem num grupo de desenvolvimento, a jogadores que jogam em Portugal e que estão, em termos de seleção principal, tapados pelos jogadores portugueses que disputam provas além fronteiras.
Recorde-se apenas que nos três encontros anteriores, a equipa portuguesa venceu sempre, pelos resultados de 21-18 (2010), 29-25 (2011) e 31-28 (2012).
Mais detalhes sobre os jogos não internacionais de Portugal, encontrará aqui.
Fique com a lista dos convocados para a realização do encontro de acordo com os elementos - poucos - fornecidos pela FPR.
(Listagem publicada pela FPR sexta feira cerca das 14,30 horas, em substituição da publicada ontem, que era igual à do jogo com a France Universitaire)


Foto: Júlio Lobo Pimentel

22 comentários:

Anónimo disse...

aposto as minhas fichas todas no Santarém! no meio de uma época menos boa, já venceram o Setúbal este ano e nos últimos encontros entre as duas equipas vitórias dos setubalenses são mera alucinação... que melhor motivação para os ribatejanos?

Anónimo disse...

Será que o Famalicão também não vai poupar jogadores, para a fase que se aproxima? O mais certo é poupar, porque este jogo afinal não conta para nada!!!!

Anónimo disse...

cheira-me que ninguém vai ter de sair de Setubal a pé!!

Anónimo disse...

boa oportunidade para o Santarem amealhar a segunda vitória no campeonato!

Anónimo disse...

os ribatejanos que se cheguem à frente! vamos Santarém!!

Anónimo disse...

para quem está em último, ha muito optimismo...

Não se preocupem em não descer de divisão que não é preciso...

Anónimo disse...

Anónimo das 17:48, por acaso a luta pela permanência já começou? ou tu já passaste à frente da fase de apuramento e já sabes o que se vai passando na fase final?

abraço

Anónimo disse...

anónimo das 17h48 se te preocupasses a comentar as coisas do teu clube...

Anónimo disse...

o Santarém-Agrária está marcado para dia 3 de Fevereiro às 15 horas.

Anónimo disse...

não sei qual das farpas é pior, mas não se esqueçam que a equipa do Setúbal o ano passado na fase final passou um mau bocado... há gente que gosta de ter a memória curta

Anónimo disse...

Quem é o tal de Afonso Sousa que foi convocado? É aquele chouriço que joga sempre com o frigorifico as costas?

Anónimo disse...

Vitoria de setubal 8 - santarem 7 ao intervalo.

Tanta conversa e ta um jogo taco a taco

Anónimo disse...

Resultado final vitoria 22 - 15 santarem .

Anónimo disse...

Utad 34-33 Lousada (jogou com 12 o jogo todo)

Anónimo disse...

Sao miguel 13 - belas 15, o sao miguel provoca invasão de campo

Anónimo disse...

Segundona a mostrar-se o campeonato mais equilibrado do panorama nacional! 5 equipas com possibilidade de apuramento. São Miguel a provar do próprio veneno (perdeu por pouco, quando ganhou sempre por pouco contra todos os adversários directos), Belas a mostrar a sua garra, vence Beira Mar e São Miguel, concorrentes directos seguidos, falta desenvolvimentos do Sporting e FCT (Sporting pausou, FCT teve jogo fácil).

anónimo disse...

Entao onde esta o sr Jose Silva do S.Miguel para comentar a ivasao de campo do S.Miguel e adeptos pelos vistos tem telhados de vidro



RCL SEMPRE

José Silva disse...

Ninguém invadiu o campo, apenas houve a defesa de uma placagem de um jogador do Belas a um jogador nosso que nem estava em jogo (apenas ia para a linha de 22 marcar o pontapé de 22), quando o seu irmão se aproximou foi logo agredido pelos jogadores do Belas.

Ou seja amigo do RCL, não foi o S.Miguel que começou! Como nunca é, ao contrário do Loulé!!!

Anónimo disse...

S. Miguel a provar do seu próprio veneno? É só malta com azia! Com 2 jogos a menos quantos pontos têm os outros de avanço?

Anónimo disse...

A sua versão está muito mal contada senhor José Silva , falso nome diga se .

Felizmente muita gente viu .

Anónimo disse...

Os invenciveis do inatel tem jogar fechados que nem os caes uma vergonha publico agredir jogadores

Anónimo disse...

De facto um jogador do Belas placou um jogador do S. Miguel que se preparava para marcar rapidamente um pontapé de 22, sendo posteriormente penalizado por isso. Só que entretanto outro jogador do S. Miguel (ao que parece, irmão do placado) agriu o jogador faltoso a soco e a pontapé, tendo em seguida havido alguma confusão e agressoes mutuas. A coisa teria acabado por aqui como é nomal, se não tivessem entrado em campo vários adeptos do S. Miguel, tendo um deles agredido um jogador do Belas com um chapéu de chuva, o que provocou nova confusão.