13 de fevereiro de 2012

O CANTINHO DO PRESIDENTE, AGORA NO FACEBOOK

AMADO DA SILVA TEM ESTADO LONGE DO SEU PÚBLICO, mas agora isso vai acabar, pois o Presidente da FPR vai repetir o Presidente de Agronomia, e abriu hoje o seu Cantinho, na página Oficial da FPR no Facebook.

Como não podia deixar de ser, o Presidente dá neste Cantinho a sua visão sobre os recentes resultados dos "Lobos", e estabelece claramente as prioridades em termos de seleções nacionais para este ano.

Veja aqui o texto integral assinado por Amado da Silva, e tire as suas próprias conclusões.


Federação Portuguesa de Rugby (Página Oficial) 
Embora tenha hesitado se o deveria fazer, parece-me que é oportuno começar a utilizar este espaço para informar e dar a conhecer os meus pontos de vista sobre os diferentes assuntos, nomeadamente daqueles que tenham a ver com a actividade regular da FPR e, de uma forma mais geral, com rugby nacional.
Havendo, naturalmente, muitos temas para abordar, por uma questão de oportunidade – muito mais do que de prioridade – gostaria de alertar a manifestar a minha tristeza pelo inoportuno surgimento de “ profetas da desgraça “, sempre atentos aos deslizes e contratempos ”alheios “, numa postura negativa com que enfrentam o quotidiano, sem esperança, sem engenho, sem alegria, sem acreditar afinal no sucesso das suas convicções.

Vem isto a propósito dos comentários menos felizes aos dois resultados negativos dos “ Lobos “ nos jogos que disputámos na Roménia e, este sábado, com a Rússia. Duas Selecções que estiveram presentes no último Mundial, com investimentos e orçamentos muito superiores e que se posicionam à nossa frente no “ ranking “ mundial. Ninguém está satisfeito com esses resultados, mas também ninguém, com boa fé, deixará de ter presente as condições em que perdemos esses jogos. Não defendo as vitórias morais, mas ficaria muito mais preocupado se o nível exibicional fosse comprometedor…o que não foi o caso.

Há prioridades definidas e há políticas que estão a ser seguidas. Só quem as conhece é que, com mais rigor, pode analisar se estão, ou não, a cumprir os objectivos. Em todo, e qualquer, caso não devemos ser injustos e questionarmos previamente se as críticas são ou não ajustadas e, sobretudo, quais os objectivos com que as fazemos.

Tenho transmitido publicamente que esta época, em termos de Selecções Nacionais, as prioridades, entre outras, passam pela qualificação para o Campeonato do Mundo de Sevens a disputar para o próximo ano, em Moscovo, pela obtenção de um dos três primeiros lugares, em Hong Kong, por forma a garantir a presença integral no Circuito IRB e finalmente por preparar a equipa de XV para que na próxima época possa, então, começar a discutir um dos lugares para o Mundial de 2015.

É neste quadro que nos devemos situar.
Não se trata de enjeitar ou adiar responsabilidades, trata-se apenas de se compreender que as margens de erro são diferentes consoante os casos e que, esta época, em termos de Selecção de XV, é a altura possível para se conhecerem novos jogadores, se fazerem novas experiências, para, enfim, se prepararem criteriosa e atempadamente as duas próximas épocas, essas sim, decisivas para o apuramento para o Mundial.

De resto, não corro grande risco em afirmar que Portugal possui um lote de jogadores e está a praticar um jogo como nunca antes o fizera.
Disso não tenho dúvidas…. Só que outra Selecções, Com outros recursos, também têm evoluído muito e perseguem os mesmos objectivos. Para além de uma descida no ranking internacional, nada se alterou com estes dois resultados negativos.

Mantém-se a esperança e a confiança absoluta em todos os que apostam neste Projecto. Vamos continuar a trabalhar. É só isso que prometemos. Juntos iremos conseguir.

Presidente da FPR – Eng. Amado da Silva

AVISO
Avisam-se todos os interessados em comentar os textos publicados no Mão de Mestre, que apenas serão publicados os comentários feitos de forma urbana e educada, não sendo aceites quaisquer ofensas ou insultos, e que a decisão de os publicar cabe exclusivamente ao responsável do Portal.

16 comentários:

Anónimo disse...

Mas porque é que odeias tanto o homem? Eu nem sequer gosto muito dele, mas tu.........

Anónimo disse...

Este senhor vive em campanha eleitoral.
Deveria fazer mais em vez de falar tanto.

Anónimo disse...

Profetas da desgraça! Só quem não leu os cantinhos é que não sabe quem foi o maior profeta da desgraça. E numa altura em que havia resultados satisfatórios e o rugby nacional estava em expansão.
Perdemos os jogos, não demos conta do recado. Ponto. Não se deve criticar? As escolhas têm sido boas? Quem manda na Selecção e nas convocatórias? Como é que Agronomia não mete nenhum jogador na Selecção e está, triunfalmente, na final da Taça?
Vai de pec em pec até à troika final.

Anónimo disse...

Foi este senhor que começou com a maldizência no rugby em Portugal.

Até à existência deste senhor o rugby em Portugal tinha valores diferentes de outros desportos, era jogado em campo e não nos bastidores, era jogado por cavalheiros e não por coscuvilheiros, etc ... Não há dúvida de uma coisa: este senhor mudou o rugby português para sempre! Nunca mais o vamos o esquecer.

Foi com o tão famoso Cantinho do Presidente que o rugby em Portugal começou a dividir-se, até aí haviam opiniões diferentes mas a partir desse momento houve DIVISÃO. E diga-se divisão em vez de dizer todos à porrada uns com os outros.

Não tenham dúvidas que desde essa data o rugby português nunca mais será o mesmo! Com anos e anos do Cantinho do Presidente conseguiu a notoriedade que queria para o cargo que tão ambicionava, para ir para Presidente da FPR largou tudo, não olhou a meios para alcançar os fins ... e agora reclama de todas as guerras que ele começou??? E agora tem a lata de dizer mal de críticas???

Provavelmente se outra pessoa tivesse agora um Cantinho seria exonerado da FPR e do rugby em Portugal! Alguém que fizesse 1/100 do que este senhor disse e fez seria linchado!

Quem foi durante anos e anos o Profeta da Desgraça no rugby em Portugal?

Quem criticou a ida ao Mundial? Quem criticou o pós-Mundial? Quem criticou a Direcção da FPR não olhar a meios para tentar que a Selecção se apurasse? Quem criticou a pouca ajuda aos clubes em detrimento da Selecção? Quem criticou que os jogadores que passavam a vida fora dos clubes para estarem na Selecção? Quem criticou os castigos? Quem criticou os regulamentos? Quem criticou os modelos competitivos? Quem criticou os horários dos jogos por os clubes jogarem todos mais ou menos ao mesmo tempo? Quem criticou tudo só por criticar? ... Só para poder aparecer e ser conhecido.

É irónico não é? E agora faz tudo o que sempre criticou mas vezes 10!!!

No rugby em Portugal vai haver para sempre um AC e um DC, antes do Cabé e depois do Cabé!

O DC que vivemos neste momento é sem valores, sem ética, sem desportivismo, com guerra entre os clubes, com guerra dos clubes com a Selecção, com guerra entre as pessoas do rugby. Infelizmente não vai haver um pós-DC no rugby em Portugal porque o que este senhor fez nunca mais vamos esquecer! Nunca mais vamos conseguir apaga-lo do rugby em Portugal e infelizmente não é por boas razões!

Anónimo disse...

Acho uma óptima iniciativa e concordo maioritariamente com a visão do Presidente da FPR. Em relação à convocatória de jogadores da Agronomia, quem é que poderia ser convocado ou tirar um lugar no XV inicial a quem lá esteja? Sinceramente não encontro ninguém...

Anónimo disse...

Considero louvável a iniciativa do Presidente da FPR em criar o cantinho do presidente na pagina do facebook da FPR. Quem se deu ao trabalho de imprimir todos os artigos escritos pelo eng. Amado da Silva enquanto Presidente da Agronomia, pode agora verificar-se como é efémera e volátil a verdade. Se, em pleno apuramento para o campeonato do mundo de França, todos na FPR eram uns incompetentes e decidiam sempre mal ou muito mal, quando, no caminho para o campeonato do mundo na NZ, tudo foi feito e escrito para comprometer o sucesso dessa dificil empreitada, conseguimdo mesmo um processo eleitoral que influênciou e muito o resultado final. O desgaste e os esforços que o eng. Amado da Silva obrigou a todos os que estavam envolvidos na FPR, com constantes atoardas e bloqueios, não só no seu virtuoso cantinho do Presidente da altura mas minando todos os que estavam à volta dele. Agora vem, com atitudes de calimero a afrontar quem emite opinião. De facto, o Eng. Amado da Silva tem um só caminho. O seu caminho. Com isto apenas quero alertar todos para o divertimento que vai ser este novo cantinho, quando comparado com os cantinhos do então Presidente da Agronomia. No resto, como sempre e desde que o eng. Amado da Silva assumiu a Presidência da FPR, desejo-lhe toda a sorte do mundo e que a Selecção Nacional e a FPR cumpram os seus designios pois estão muito acima do eng. Amado da Silva

Estevão disse...

Qual o jogador da Agronomia que deveria ser convocado e não tem sido?

Será que os clubes dos jogadores da Inglaterra, França e companhias jogaram nos últimos fins de semana?

Anónimo disse...

Pelos vistos o blog da Federação que arrasou o antigo presidente Picão de Abreu e onde os insultos eram uma constante foi depois do cantinho do presidente. Pensava que não, mas quem escreveu o que acima est´s escrito nunca se engana. Como tal rendo-me a tão ilustre pensador.

Anónimo disse...

Uma pergunta pq ninguém de Agronomia foi com o cabé???

Anónimo disse...

Sim os clubes lá fora jogam sempre, mesmo quando a selecção joga com os jogadores deles.

Abraços

Anónimo disse...

Ninguém da Agronomia foi com ele porque há contas para pagar! Porque há mais de €12.000 por mês de juros + pagamento da dívida à Banca! E porque ainda há algumas pessoas em Agronomia que ache que as dívidas são para se pagar, e quem está metido num empréstimo obrigacionista tem que lá ficar até ao fim!

Anónimo disse...

Sr. Presidente,

Fica-lhe bem este artigo dando força e confiança aos seus treinadores e jogadores, mas eu vi os 2 jogos e não concordo consigo.
Esta selecção é muito desequilibrada, tem um bom bloco avançado e uma má linha de 3/4 (excepto o Joe, desde que jogue a 15). Este rugby praticado, que você diz ser o melhor dos ultimos tempos, é meio praticado, ou seja, só os avançados sabem jogar, porque os 3/4 são uma nódoa (excepto o Joe, desde que jogue a 15). A nossa selecção do mundial 2007, se tivesse esta avançada, teria feito ainda melhor, talvez mesmo alguma surpresa como ganhar um jogo no mundial.
Sr. Presidente,
Acredite no que lhe vou dizer. Esta selecção só vai ganhar á Ucrania neste torneio des 6 nações B, o que é uma vergonha!

Anónimo disse...

Mais de 12.000 euros por mês de juros (por mês!!!), mais o pagamento da dívida à Banca?!!!
Num clube amador?!!!
Mas quem é que deixou um dos grandes do rugby português nesse estado deplorável?
Escusa de responder. É uma pergunta retórica.

Anónimo disse...

O Alberto João que responda. Ou o Isaltino. As obras estão lá e que eu saiba o Banco não as vai lá buscar para o lixo... Lixo já eles são por terem andado a emprestar à balda.

Anónimo disse...

Agronomia tem dívidas porque fez investimentos e esses pagam-se, com sempre foram. Há dívidas mas há receitas exactamente provenientes desses investimento e que cobrem de forma excedentária as obrigações financeiras. Agronomia ganhou hoje mais uma Taça de Portugal, a quarta consecutiva e foi o primeiro classificado na fase de apuramento. É isto que continua a preocupar muita gente

Anónimo disse...

Chegam a esta altura e começam as basófias...

No passado sábado assistimos ao lance final de uma orquestração contra a verdade desportiva. A final da Taça. Ganhou a Agronomia justamente e outra coisa não podia ser uma vez que no Rugby e quando a diferença de valor é grande, não existem sortes nem azares, nem árbitros, nem lances geniais para fazerem David ganhar a Golias. É quase matemática. As equipas portuguesas com mais jogadores na Selecção Nacional (logicamente as melhores) nem à final chegaram, porque foram administrativamente afastadas da dita.