6 de fevereiro de 2012

TAÇA - BELENENSES VENCE CDUL

O BELENENSES RECUPERA UM LUGAR NO SOL DO RUGBY PORTUGUÊS ao derrotar o CDUL por 29-12 na última jornada da Fase de grupos da Taça de Portugal, e conseguindo com esse resultado estar presente nas meias finais da competição.

Nenhuma surpresa em relação aos restantes semi-finalistas, com as vitórias da Académica sobre o CDUP (38-15), do Direito sobre a Lousã (66-0) e de Agronomia sobre a FCT (80-5).


Não sendo embora uma surpresa, a presença do Belenenses na próxima fase da Taça saúda-se pela positiva, agora que o clube do Restelo está com o seu plantel completo, e parece esquecido dos desaires sofridos na Divisão de Honra.

Nos restantes jogos deste fim de semana, o Évora derrotou o Santarém por 31-10, o Técnico venceu o Montemor por 38-11, e o Benfica bateu o Cascais por42-6, naquele que foi o mais inesperado dos resultados, já que se esperava que os cascalenses oferecessem maiores dificuldades ao conjunto encarnado.

Apesar desta derrota, a participação de CRAV e Cascais, e em certa medida de Lousã e Montemor, fortalecem a nossa opinião de que a Divisão de Honra deveria ser imediatamente alargada para 10 equipas, com um período de não subida/descida de divisão de, pelo menos duas épocas, dando tempo e oportunidade às equipas mais fracas, de se prepararem sem o espectro da descida imediata, e permitindo a planificação do seu trabalho para um período mais alargado.

Quantos às quatro ou cinco maiores equipas, teriam a oportunidade de fazer rodar um maior número de jogadores no primeiro XV, equilibrando essas participações com as convocatórias para a seleção nacional.

Tudo isto, no seu conjunto, resultaria num maior número de clubes e jogadores preparados para jogar a um nível mais competitivo, e não seria, de modo algum, prejudicial para aquelas equipas interessadas em jogar em competições internacionais que poderiam ser organizadas.

Achamos mesmo que é urgente conseguir pôr em andamento uma super-ibérica, com a participação, por exemplo de três equipas de cada bandeira.

Este desejo de recriar uma grande competição Ibérica tem sido sempre um dos objetivos do atual Presidente da FPR, desde muito antes de os ser, e agora apenas se pede que ele faça o que defendeu e prometeu.

Dessa forma, as três melhores equipas nacionais teriam ocasião de dar um passo em frente, mesmo antes de se aventurarem numa outra iniciativa europeia.

SORTEIO DAS MEIAS FINAIS
Foi hoje realizado o sorteio correspondente às meias finais da Taça, a serem disputadas no próximo fim de semana, e que deu o seguinte acasalamento:
AGRONOMIA-BELENENSES
DIREITO-ACADÉMICA
A final da prova disputa-se no dia 18 de Fevereiro.

Foto: António Simões dos Santos

Sem comentários: