7 de fevereiro de 2012

HONG KONG É TORNEIO DE QUALIFICAÇÃO

COM O APROXIMAR DOS JOGOS OLÍMPICOS começam a surgir alguns ajustamentos às competições internacionais de sevens, como já aconteceu com o GPS da FIRA, e chegou agora a vez das Series Mundiais.

Uma das questões mais polémicas no que diz respeito à organização das Séries, tem sido a escolha das equipas participantes, e, desde o ano passado, a forma como foram definidas as core teams, e como eram feitos os convites para preencher o conjunto das 16 participantes em cada torneio – com a exceção de Hong Kong, que sempre foi disputado por 24 equipas.


Pois a partir deste ano, tudo vai mudar, e apesar de ainda subsistirem algumas dúvidas que a IRB promete esclarecer em breve, sabe-se já que as core teams passarão a ser, anualmente, definidas em Hong Kong.

E a primeira novidade é que elas deixarão de ser 12 para passarem a ser 15, ficando apenas uma para ser convidada, torneio a torneio, pela IRB.

Quanto a este ano, que parece será um ano transitório, o Hong Kong 7’s será disputado em duas divisões independentes de 12 equipas, uma com as atuais core teams, e outra que irá apurar os três primeiros classificados para se untarem àquelas 12 como Core Teams para a próxima época.

A partir do próximo ano, todos os torneios das Séries serão disputadas por 16 equipas, mas em Hong Kong haverá um segundo torneio com oito equipas, cujo vencedor será promovido a Core Team, por troca com o pior classificado da competição principal do torneio, disputando na época seguinte, todas as etapas das Séries Mundiais.

Portugal sabe agora a importância do Hong Kong 7’s, e aguarda-se com curiosidade como a preparação para aquele torneio vai ser encarada pela FPR...

Sem comentários: