9 de fevereiro de 2012

RUGBY CASEIRO NÃO PÁRA

PROSSEGUE A SEGUNDONA E A TAÇA DE PORTUGAL apesar da realização do Portugal-Rússia no sábado, mesmo com um adiamento provocado pela duplicação de calendários.

 Assim, a FPR resolveu dar prioridade ao jogo da Taça e adiou a realização do encontro da Segundona, em que estava previstos a participação da FCT (FCT-Loulé), já que os universitários deverão deslocar-se a Montemor para disputar a meia final da Shield, contra a equipa local.


Quanto aos jogos da Taça de Portugal, começamos pela Taça propriamente dita, em que o Belenenses vai à Tapada defrontar Agronomia e a Académica viaja até Monsanto para encontrar o Direito.

Direito com meia equipa na seleção nacional, vai enfrentar grandes dificuldades contra uma Académica à procura de afirmação, e que, apesar de apurada para a fase final da Divisão de Honra, acaba por ter nesta competição a melhor oportunidade de conseguir um título nacional, o que não consegue desde 2004.

Recorde-se que os pretos tem grandes tradições na Taça de Portugal, que venceram por seis vezes, tantas quantas o CDUL e menos uma que o seu adversário deste fim de semana.


(Tive oportunidade de vencer uma final contra a Académica em 1976, num jogo de grande intensidade que recordo com saudade e aproveito para mandar um abraço ao Toni Cabral Fernandes e ao Vítor Pereira, enfim a toda aquela equipa de preto!)

No jogo da Tapada o jogo dos Lobos terá menos importância, apesar de ser previsível a utilização de um ou dois jogadores de Agronomia pela seleção, mas o fator mais relevante é a reanimação do Belenenses, que, afastado da Fase Final da Divisão de Honra, vai ter que apostar tudo para conseguir melhorar a sua muito debilitada imagem junto do público nacional.

Dois jogos de grande interesse, em que acreditamos que o Belenenses e Académica poderão avançar para a final.

Quanto aos restantes troféus em disputa na Taça de Portugal, o Benfica vai ao Porto e o CDUL visita as Olaias, para a Plate, enquanto para a Bowl a Lousã vai até Évora e o Cascais a Arcos de Valdevez, para, finalmente, na Shield, a FCT viajar até Montemor.

No que diz respeito à Segundona, a primeira jornada da segunda fase (marcada pelo adiamento do FCT-Loulé a realizar em 1 de Março, em Loulé) vai pôr frente a frente São Miguel e Oeiras, no grupo Sul/Lisboa, Agrária e Bairrada e Famalicão e UTAD no Centro/Norte.

O São Miguel, recuperado para esta fase pelo afastamento do Belas, tem aqui a sua oportunidade de provar o seu valor, enquanto o Bairrada vai encontrar fortes dificuldades na escola Agrária.

No Norte, o Famalicão-UTAD tem todo o cheiro de tira-teimas em relação ao último encontro entre as equipas, recentemente realizado em Vila Real.

Será que os estudantes vão confirmar a vitória, ou serão os minhotos capazes de reverter o quadro?

Uma última referência ao afastamento do Belas, que parece não ter sido tão simples como se pretende fazer crer.

Segundo as informações que nos chegaram, toda a história da não inscrição dos jogadores do Belas, começou com um período em que o sistema de inscrições da FPR esteve fora do ar, e da falta de seguimento, por parte da entidade dirigente, da tentativa de proceder às inscrições por parte da equipa do esquilo - caso isto não corresponda à verdade, estamos abertos a publicar um desmentido oficial.

Ficamos a aguardar o seguimento desta história.

Foto: Miguel Rodrigues/Facebook

Sem comentários: