15 de fevereiro de 2012

RUGBY NO FEMININO - MEIA FINAL DA TAÇA AOS OLHOS DE FLOR DA ROSA

UMA MEIA FINAL “EM GRANDE” COM 30 JOGADORAS EM CAMPO, aquela a que assisti no fim-de-semana, quando me desloquei á pista de atletismo da Sobreda em Almada para assistir ao jogo da Taça de Portugal disputada entre duas grandes equipas da 1ª Divisão – Benfica e Técnico.

Um jogo de cortar a respiração…que não deixou ninguém indiferente.



O Benfica entrou bem no jogo, controlando bem a posse de bola e jogando de forma muito segura, inteligente e madura com uma boa visão de jogo, no entanto, foi rapidamente dominado pela criatividade da equipa do Técnico que mostrou um jogo mais agressivo e dominante.

Na segunda parte, a pressão aumentava e com ela os erros do Técnico, de referir a impulsividade excessiva e a falta de maturidade que levaram a uma expulsão por cartão amarelo.

O Benfica explorava e tirava partido dos erros da defesa e desta forma conseguia dar a volta ao resultado.

A poucos minutos do fim, num rasgo de criatividade, o Técnico consegue igualar o marcador 10-10.

O jogo foi para prolongamento, onde a palavra de ordem a nível técnico-táctico foi “equilíbrio”, no entanto outros aspectos entraram em jogo como a experiência, fair-play, determinação, coragem, e o espírito de sacrifício.

Mais uma vez o Técnico pecava pelo excesso de impulsividade e o árbitro mostrava mais um cartão amarelo… Um jogo emotivo que deixou todos, jogadoras, equipa técnica e adeptos com os nervos à flor da pele.

Duas equipas muito equilibradas tecnicamente mas claramente muito diferentes relativamente ao grau de maturidade dentro de campo o que na minha opinião foi o factor que claramente deu a vitória ao Benfica.

Ganhou a experiência, o fair-play e o sangue frio!

Ao vencer a equipa do Técnico por 23-20 a equipa do SL Benfica garantiu o lugar na final da Taça de Portugal de rugby de XV, onde irá defrontar no dia 18 de Fevereiro a fortíssima e experiente equipa Campeã Nacional - Agrária de Coimbra.

Como nota final, é de salientar e aplaudir a aposta da FPR no rugby de XV.
Estamos claramente no caminho certo para o desenvolvimento e consolidação do rugby feminino em Portugal.
Claramente ainda é cedo para ambicionarmos competir nesta modalidade a nível internacional mas com trabalho, dedicação e vontade, a médio prazo não é impossível e poderemos assim estar ao nível das nossas adversárias internacionais.


Texto: Flor da Rosa
Foto: António Simões dos Santos


Nota da Redação
Segundo a Página do Portugal Rugby Feminino no Facebook, as finais do Rugby Feminino serão realizadas no Estádio Municipal de Abrantes, sábado dia 18 de Fevereiro, dentro do seguinte horário:
FINAL DE RUGBY DE 7 (2ª DIVISÃO) - 13,15 H - BOAVISTA, SETÚBAL E LOULÉ
FINAL DE RUGBY DE XV (1ª DIVISÃO) - 15,15 H  -  AGRÁRIA - BENFICA

Sem comentários: