15 de outubro de 2013

REGRESSO DAS EQUIPAS DA SEGUNDONA EM TEMPO DE TAÇA DE PORTUGAL *

* Luis Sabido
Este fim de semana marcou o início das competições oficiais para as equipas da Primeirona, com a primeira jornada do campeonato nacional, e da Segundona, com a primeira eliminatória da Taça de Portugal.

Em lugar próprio o Mão de Mestre dá o devido destaque aos jogos da 1ª Divisão, mas não podia deixar passar a ocasião sem um registo adequado, que festeje o regresso das menores equipas aos campos de rugby.

Assim decidimos acompanhar um jogo da Taça, e escolhemos para o fazer, o encontro entre o RC Oeiras e o Ubuntu Rugby, que teve lugar no Estádio Nacional, no sábado passado.
Aqui fica este reencontro!

Taça de Portugal
RC Oeiras 10 - Ubuntu Rugby 5

Fomos assistir ao pontapé de saída nas competições oficiais do RC Oeiras recebendo o Ubuntu Rugby, equipa que se originou do CR Kellerman de épocas passadas, no jogo correspondente à 1ª eliminatória da Taça de Portugal, e este jogo marca também o primeiro jogo de Rugby XV efectuado pelas equipas desde o final da época passada.

Entrou bem o Ubuntu Rugby na partida, assumindo o seu poderio físico e encostando o RC Oeiras à sua metade do campo durante os primeiros 15 minutos
do jogo, ajudados pela sua formação ordenada mais eficaz, prevenindo a equipa da casa de conseguir tomar o pulso do encontro. 
Aos poucos a situação foi-se invertendo na medida em que o RC Oeiras se tranquilizava e ia conseguindo avançar no campo por intermédio dos seus 3/4.

O ensaio do RC Oeiras viria finalmente a aparecer por volta dos 30 minutos da primeira parte com Miguel Oliveira, pouco mais longe que os 5 metros da área de validação a receber a bola junto da linha lateral após o passe de Tiago Santos, conseguindo ganhar os metros restantes e marcar o ensaio apesar do esforço defensivo dos jogadores do Ubuntu. 5-0 após conversão falhada por João Silva.

No entanto a vantagem seria de curta duração, lamentável erro defensivo na linha do RC Oeiras que com uma falha de placagem permite aos jogadores do Ubuntu penetrar na sua área e conseguindo evitar a defensiva de Oeiras apanhada em contra pé que acaba por “oferecer” o ensaio. 5-5 após falhada a conversão e de volta à estaca 0.

Na segunda parte o jogo seguiu o mesmo caminho com o Ubuntu a conseguir por muitas vezes encostar o RC Oeiras e a criar situações de muito perigo depois de
erros da equipa da casa mas esteve melhor o Oeiras que conseguiu impor mais o seu jogo e fazer circular a bola resultando perto dos 20 minutos da segunda parte num ensaio por parte de João Cunha, numa bola vinda de uma formação espontânea numa ponta do campo e ensaio marcado na ponta oposta. 10-5 , conversão falhada por João Silva, resultado que seria o final.

Com este vitória o RC Oeiras avança na Taça de Portugal e defronta no próximo fim de semana, Domingo dia 20, o Vila da Moita no Campo do Gaio, pelas 15 h. 
A equipa da Moita do Ribatejo bateu o Belas no Estádio Nacional na passada 5.ª Feira por 12-6.

Este será um jogo que se adivinha mais complicado para esta ainda “verde” formação Oeirense mas que vai ser uma boa preparação para o Campeonato que se inicia no primeiro fim de semana do mês de Novembro.

Pelo Rugby Clube de Oeiras alinharam no quinze inicial; 1- Tiago Palmela, 2- Francisco Meirelles, 3 - Carlos Monteiro, 4 - Claudino Semedo, 5 - Ricardo Silva, 6 - Miguel Oliveira, 7 - José Sande e Castro, 8 - Tiago Santos, 9 - Manuel Leitão, 10 - João Vasco Castelo Branco, 11 - Filipe Partidário, 12 - João Abreu, 13 - João Cunha, 14 - Rafael Ramalho e 15 - João Silva, enquanto no banco ficaram 16 - Tomás Carreira, 17 - Nuno Gato, 18 - Gonçalo Bernardino e 19 - Francisco Dias.

Veja o quadro dos resultados da 1ª eliminatória da Taça de Portugal, e o conjunto dos jogos da 2ª eliminatória, ainda apenas com equipas da 2ª Divisão.


Fotos : Tânia Garrett

1 comentário:

Anónimo disse...

a utad desistiu? ja nao ha equipa? como se falta a um jogo da taça de portugal, uma equipa que além de representar uma cidade, representa a instituição UTAD, como se falta ao 1º jogo da epoca.
que triste fim se adivinha para esta equipa transmontana.
ode estao as promessas feitas por quem dirige a equipa????