18 de outubro de 2013

EMBATE ENTRE IGUAIS ANIMA NA PRIMEIRONA

Lousã e Évora não são com certeza os únicos favoritos para a passagem ao play-off, mas são com certeza dois dos principais candidatos ao título da 1ª Divisão.

Mesmo que este ano as duas equipas não se encontrassem nas melhores condições, elas estariam no lote das eleitas, se atendermos ao passado recente das equipas...

Mas os encontros importantes não ficam por aqui e sábado será certamente um dia de equilíbrio e incerteza, factores que aumentam radicalmente o interesse pela competição.



Vamos então à ronda da jornada, e note que nos quadros que apresentamos, os resultados anteriores ficam referenciados com # indicando em casa de quem o jogo foi realizado.


Uma estreia absoluta entre duas equipas que se apresentam na prova com objectivos bem diferenciados, com a particularidade do jogo de Santarém se realizar em Lisboa, curiosamente no mesmo local e à mesma hora que o encontro entre Lusitanos e London Irish.
Mas não se julgue que o interesse dos jogos é proporcional ao mediatismo das competições para que se disputam, e o encontro entre equipas nacionais, não fica por certo a perder.
Na verdade, se o Sporting sai no topo das preferências para a vitória, os cavaleiros nada têm a perder e podem trazer com eles um entusiasmo e dedicação a que os leões não estão habituados, e vão com certeza pôr à prova a capacidade da equipa de Alvalade na sua eventual candidatura ao play-off.


Outro jogo inédito marca a apresentação aos seus sócios da equipa do Caldas em competições desta época, e logo contra outro dos grandes emblemas do desporto e do rugby português.
As duas equipas ganharam folgadamente na primeira jornada, e ambas afirmam publicamente que o objectivo deste ano não é a subida à Divisão de Honra.
Mas se no caso do Benfica até se acredita nisso, já que a equipa está num claro processo de reconstituição com muita juventude e inexperiência, o mesmo não se pode dizer do Caldas, apoiado por uma empresa apostada num projecto com pés e cabeça - a Groundlink - e que com o reforço significativo que fez no seu plantel tem que ser considerado um forte candidato à vitória final e à promoção.
Favoritismo para o Caldas e grande curiosidade em saber como realmente está o Benfica...


Mais uma estreia, mas desta vez dupla, já que não só as equipas nunca se defrontaram antes, como o Estádio 1º de Maio será utilizado para um jogo da Primeirona pela 1ª vez.
O velho Estádio que recebeu recentemente recebeu um elegante novo piso sintético, foi estreado para o rugby na meia final da Segundona do ano passado, e vai com certeza aumentar o potencial do bulldogs no futuro.
Para já o São Miguel vai ter o primeiro confronto com uma equipa de um hipotético meio da tabela da Primeirona, e o resultado do jogo com os sadinos pode começar a dar uma ideia mais clara do nível real das equipas e de qual será o seu futuro no campeonato deste ano.
O Setúbal é teoricamente favorito, pois ficou na quarta posição da época passada, mas o segundo classificado da Segundona tem uma escola que parece ter melhor qualidade, e João Silva e Cunha é um treinador perfeitamente capaz de tomar o controlo do barco, na ausência de Albertino Minhoto.


A Lousã vai assistir ao grande encontro da jornada, entre uma equipa serrana fortalecida de corpo e alma, e uns chaparros que lhes ganharam as últimas quatro partidas...
Os dois tradicionais clubes já nos habituaram à seu presença no play-off final, e se a Lousã tem sentido dificuldades nas suas deslocações - será que isso acabou? - o Évora não tem tido um melhor comportamento nesse quesito, de que a presença na Lousã, em 12 de Maio de 2012, apenas com 12 jogadores, que se viram reduzidos com cerca de 15 minutos de jogo a 11, obrigando à interrupção do encontro, é prova clara (*).
As duas equipas venceram na primeira jornada, a Lousã em Loulé, o Évora no Inferno do Canavial, mas este encontro tem um saborzinho de vingança nos lábios dos serranos, faltando saber se os alentejanos saberão manter o registo de vitórias que marcou a época de 2012-13...


Outro encontro equilibrado vai acontecer na Escola Agrária de Coimbra, com a visita do Loulé que na última época ali conseguiu, na fase de apuramento, uma importante vitória, mas o rendimento das equipas inverteu-se na fase final e a Agrária venceu as duas partidas disputadas nessa altura da prova.
Já fizemos referência na apresentação da prova à juventude dos charruas, mas a miudagem vai ter que acelerar o seu crescimento para garantir alguns sucessos na competição, enquanto o Loulé tem aqui a primeira oportunidade de mostrar se o trabalho que levou a cabo na pré-época vai ou não pagar os seus dividendos.
A vantagem está do lado da Agrária, mas os louletanos não vão entregar os pontos com facilidade e podem mesmo levar alguns na bagagem para a viagem de regresso.

(*) Texto alterado - ver caixa de comentários.

18 comentários:

Anónimo disse...

este ano ha tabela de melhores marcadores e assim?

Anónimo disse...

Força Groundlink Caldas, se acham que a claque esteve bem contra o Sporting, esperem para ver amanhã. Vamos encher o estádio e levar-vos ao colo (convem que vocês também façam qualquer coisinha).

Amanhã mostrem que em Caldas e no Oeste se joga Rugby igual ao que de melhor se joga em Portugal.

Vamos lutar pela nona vitoria e mostrar porque somos o Super Caldas.

Groundlink Caldas Sempre!

Anónimo disse...

Nona vitória??? Ainda agora vai para a segunda jornada!!

Anónimo disse...

Gostava de avivar a memória ao senhor jornalista do mão de mestre e frisar que o Clube de Rugby de Évora não cometeu qualquer falta de comparência na época de 2011-2012! Tal como pode comprovar em arquivo na fpr, portanto gostava que rectificasse a sua notícia e não deturpasse a verdade!

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 23:10
Na verdade a FPR regista a vitória da Lousã por 21-0. O que não significa que isso seja verdade.
Acontece que o Évora se apresentou em campo com 12 jogadores - como está no Boletim de Jogo da FPR - e cerca de 15 minutos decorridos do jogo, ficou reduzido a 11 elementos.
Perante isso, o jogo foi terminado.
O Mão de Mestre vai alterar os seus registos de acordo com o que a FPR regista, porque entende que é a ela que compete a última palavra, e o que se escreve no texto será alterado com a descrição do que efectivamente se passou, o que não altera em nada o sentido do que se quis dizer - o Évora também tem tido problemas graves nas deslocações...

Anónimo disse...

O Évora tem tido realmente grandes dificuldades e a de amanhã vai ser uma delas..com a saída de jogadores bastante influentes na equipe vamos ver como se aguentam com o poderio da Lousa.
Relativamente ao Caldas vamos ver se muitas estrela juntas não da uma chuva de estrelas, e sai o tiro pela culatra, mas mostra a vontade do clube em querer se afirmar no rugby nacional.

Anónimo disse...

A lousa acabar de ganhar por uma margem superior a 30 pontos ao Évora,o Caldas ganhou 21-9 ao Benfica...afinal acho que não teremos um super caldas a passear,mas sim uma super lousa a dominar o campeonato,afinal ainda têm de aprender que isto não é de um momento para o outro...

Anónimo disse...

Nos continuamos a ser o Super Caldas porque vamos numa serie de nove vitorias consecutivas que curiosamente comecou com uma vitoria ao Lousa.

O Lousa nao faz mais que a sua obrigacao porque o Groundlink Caldas sempre assumiu que nao quer subir e que este e um ano de aprendizagem.

Registamos no entanto com agrado que ja comecamos a meter medo ao Lousa, isso deixa-nos honrados mas e o Lousa que tem que demonstrar porque e favorito e tem que fazer por merecer o estatuto, nos fazemos o nosso caminho.

Groundlink Caldas Sempre!

Anónimo disse...

Medo...?acho piada vocês não assumirem a vossa subida,10 contratações de jogadores que estavam na honra!o caldas tem de ser o grande favorito e até deveria subir com relativa facilidade,mas o crescimento tem de começar por baixo,a lousa é um clube que está sempre na luta,isto não pode ser de um dia para o outro...

Anónimo disse...

O Groundlink Caldas sabe de tudo isso, por isso temos um projecto a 10 anos.

Ao contrarioi de Lousa que investiu em estrangeiros, nos investimos num Gabinete de Fisioterapia que agora esta completamente equipado.
O groundlink Caldas investiu no Projecto o Lousa na equipa. E o Lousa que tem que mostrsr com resultados no campo que o investimento valeu a pena. Nos celebramos os nossos pequenos sucessos e as transformacoes, para melhor, que vamos tendo.

No jogo contra o Lousa vamos tentar dar o maximo de luta e porque nao tentar ganhar o jogo, mas a obrigacao de o ganhar e do Lousa.

Uma vez mais o Groundlink Caldas nao quer subir, quer criar cultura, organizacao e infraestrutura para subir sustentadamente, isso demora tempo, segunda as nossas contas dois a tres anos (suida a DH)

Groundlink Caldas sempre!

Anónimo disse...

A obrigacao em ganhar nao esta do lado da lousa e tambem o medo nao passa muito por aquele lado da serra ! Mas bom quantos jogadoras da lousa jogavam na dh portuguesa? Quantos estiveram ou estao na seleccao ? Quantos reforcos tem a lousa esta epoca? Pois e obrigacao sim do caldas ganhar tds os jogos com grande difrenca e se assim for justifica esse "investimento" que veio dar vida a um caldas antes um pouco apagado ! E parabens aos serranos pla vitoria expressiva ! Vamos malta ate jazz ;)

Anónimo disse...

Este e o problema em Portugal, não se consegue ver para além do óbvio mas por vezes asas coisas não são óbvias.
Compreendemos que o Lousa esteja entusiasmado com esta vitória e por isso mesmo deslumbrado mas em Caldas tentamos ser mais racionais na análise.
Mudamos o discurso com o tempo? Não
Alguma vez dissemos que queríamos subir este ano? Não
Tivemos o cuidado de explicar o projecto? Sim
Temos culpa que as pessoas não compreendam o que lêem ou não queiram acreditar? Não
O fac tot determos jogadores da DH e da selecção e para trazer outra cultura competitiva ao clube, e para trazer experiência ao plantel, que e muito novo. E para criar ídolos e exemplos que puxem pela formação. Porque não pergunta a quantas escolas foram já estes jogadores? A quantos treinos dos miúdos foram estes jogadores? Projectos com cabeça são feitos gerindo para la do óbvio se não conseguem perceber paciência.

Quem foi gastar fortunas com galeses foi o Lousa, quem foi buscar estrangeiros foi o Lousa, quem apostou tudo na equipa foi o Lousa! Quem paga a jogadores e o Lousa? Como e que o Lousa justifica o Investimento na equipa se não subir? O Caldas nada investiu na equipa e o Lousa?

o Lousa não aguenta a pressão de ser o favorito e o único candidato a subida? Isso e um problema que o Lousa tem que resolver internamente agora não adulterem o que outros sempre disseram, isso não e sério.

groundlink Caldas Sempre!

Anónimo disse...

Só faltam três jornadas para se calarem e jogarem.

Anónimo disse...

Para começar, um galês não são vários galeses!
Em 2º lugar, caro amigo, segundo a tua brilhante teoria a Lousã tb não fez qualquer investimento mas sim os seus patrocinadores..
Também acho engraçado o facto de o Caldas querer passar a pressão toda a Lousã, pois assim vê-se bem que não estão habituados a estes campeonatos!
Já estamos habituados à pressão dos lugares cimeiros, por isso que venha o Caldas e os meninos da seleção!
Mais, os jogadores contratados estão a cumprir papéis ativos no club! Ou são treinadores, ou fazem algum tipo de gerência ou manuntenção, não que o senhor tenha alguma coisa a ver com isso, mas esta é a verdade!

RC Lousã até ao fim!

Anónimo disse...

Meus amigos nao vamos mandar foguetes antes da festa ! Cada jogo è um jogo! Se bem que alguns ja tinham o campeonato ganho na pre epoca !vamos.ver se com estes resultados nao vai haver novos reforcos ! Vamos rcl

Anónimo disse...

Bom ja vi que para os lados da.Lousa alguns, felizmente nao todos, nao conseguem compreender o que leem, ou ver para alem do obvio, talvez por isso tantas tentativas falhadas de subida. No Super Caldas as coisas nao funcionam assim, em Caldas as subidas sao planeadas e nao queremos fazer algumas das figuras tristes que o Lousa fez em anos passados. Como veem aprendemos algumas coisas com o Lousa, quanto mais nao seja como nao fazer o mesmo.

Groundlink Caldas Sempre!

Anónimo disse...

Esta conversa entre Caldas e Lousã é verdadeiramente conversa de miudos.
Vamos por partes. O Caldas tem tido um percurso digno de nota. Fez borradas e não desceu ou desceu consoante estar melhor ou pior. Teve campeonatos em que praticamente não ganhou nenhum jogo, e foi-se aguentando por forca da qualidade dos seus dirigentes. Mantiveram a chama viva, com sacrifícios que muitos que cantam de galo nunca fizeram pelos seus clubes.
O director do Caldas António Vidigal é um director muito acima da media nacional.
Tudo o que fizeram junto das entidades municipais revelam por si só a extraordinária qualidade dos seus dirigentes.
Este ano têm um patrocinador que apareceu com novas ideias e que as está a pôr em pratica. Dizer que que subir ou não subir é obviamente tanga. Ponto final. Vencer é sempre um objectivo. Subir ou não subir, depois de vencer o campeonato é que poderá confirmar se quer ou não quer subir. Se ganharem o campeonato e não quiserem subir isso sim. Confirmam que não querem subir. Nada que o Lousã já não tenho feito noutras ocasiões a nivel de Sub-18 (década de 90) e Sub-16 épocas recentes. Podia subir e cedeu o lugar a outros clubes.
Quanto à Lousã coloquemos os pontos nos is. Desde 1989, repito, desde 1989 que a Lousã tem sempre entre 2 e 3 atletas estrangeiros. Porquê? Porque é uma vila com 8.000 habitantes e conseguir ter uma equipa senior sem pontos fracos é quase impossível.
Portanto não foi este ano buscar um treinador/jogador a Gales e um pilar à Argentina para tentar subir. Foi buscá-los porque não conseguiu um treinador portugues, depois de inúmeros contactos e o pilar por ter começado a época sem atletas em numero suficiente para a primeira linha.
Tem 2 jogadores de Coimbra que vieram fazer estagios profissionais no clube e que treinam as equipas jovens.
MAS, tal como tem feito todos os anos, o clube investe parte do seu orçamento na melhoria das instalações desportivas. Por isso, mesmo sem saber quanto outros clubes investiram nas instalações, podemos dizer que este ano já se investiram mais de 15.000 euros no ginásio. Será provavelmente depois dos investimentos feitos na ultima decada dos melhores, senao o melhor ginasio de qualquer clube de rugby em Portugal. Investiram-se mais de 4000 euros no estadio para colocação da publicidade. Investiram-se mais de 3.000 euros num armazém para material desportivo e mais de 25.000 euros numa habitação de Madeira para utilização de atletas.
Sem alardes, sem gabarolices, sem necessidade de publicitar. Estes simples números que apresentamos podiam ser investidos na vinda de mais estrangeiros. Não é nem nunca foi a política da Lousã calçar um sapato maior que o pé. É por isso que desde a década de 80 sempre tivemos duas equipas seniores, com custos que aplicados na equipa principal talvez nos tivesse permitido ascender a um escalão superior.
Se agora vimos a publico falar destes assuntos é para tentar evitar que dum lado ou do outro se discutam questões com uma falta de nivel assombrosa e feita por pessoas que de história de rugby sabem tanto como eu sei de lagares de azeite.
Hoje vencemos o Evora, da mesma forma que daqui a 3 meses podemos perder pela mesma margem.
Prazer, prazer sincero e verdadeiro foi ver no final AS DUAS EQUIPAS serem aplaudidas pelo numeroso publico. Sem nenhum jogador da Lousã a menosprezar os adversários, que diga-se, tiveram um comportamento muito digno.
Por ultimo, lembrar a quem não sabe que na década de 90 a Lousã esteve SEMPRE no ranking dos 10 melhores clubes portugueses e que em 95/96 chegou a ficar em 4 lugar no principal campeonato. Continuo a ter um orgulho enorme no clube que ajudei a construir e preocupo-me sobretudo que ele continue a prestar à população lousanense a oportunidade de fazer desporto e aqueles que não o podem fazer a oportunidade de o apreciar aos fins de semana.
Que ninguem se esqueça. Todas as vitorias são passageiras e só as derrotas permitem descortinar quem verdadeiramente gosta dos seus clubes.
Abraço a todos
José Redondo

Great_Duke disse...

Falou e disse...