8 de outubro de 2013

DIREITO VENCE SUPER TAÇA DOS SUB-18 E CDUP VENCE NOS SUB-21*

* Pedro Rodrigues
Foi uma vitoria sofrida aquela que o Direito conseguiu na final em que conquistou a sexta Supertaça do escalão Sub-18 da sua história, batendo a Académica por 26-20.

Num jogo em que a equipa derrotada marca o dobro dos ensaios da equipa vencedora, facilmente se vê que na realidade quem comete menos erros acaba por ser premiado pela correta interpretação das leis do jogo, situação que permitiu a Direito obter 12 pontos em pontapés de penalidade com o seu pontapeador de serviço, Frederico Filipe,  a conseguir ainda transformar os dois ensaios, enquanto que os conimbricenses não lograram qualquer transformação.

Qualquer das equipas poderia ter saído vencedora deste confronto, mas no final foi a garra dos de Monsanto que levou a melhor, deixando as duas equipas algumas ideias de necessidade de acerto de agulhas para a fase de apuramento para o campeonato nacional que se inicia já no próximo fim de semana.

Com arbitragem de Bernardo Caupers, coadjuvado por Sebastião Petronilho e Henrique Jónatas, marcaram:

DIREITO: Guilherme Costa (1E), Manuel Cortes (1E) e Frederico Filipe (2T, 4P).
ACADÉMICA: Francisco Murta (3E) e Rafael Oliveira (1E).

CDUP VENCE CDUL E LEVA SUPER TAÇA DOS SUB-21
Entretanto no escalão Sub-21 o CDUP venceu o troféu pela segunda vez, derrotando o CDUL por 29-25, num jogo que chegou ao intervalo com a equipa de Lisboa na frente por 15-10.

Os universitários do Porto sucedem assim aos universitários de Lisboa na posse da Super Taça, já que estes a tinham vencido na última época, dando uma prova clara de que o CDUP tem uma base de jogadores jovens e de valor, capaz de ajudar a equipa sénior a manter-se no grupo A da Divisão de Honra.

Com arbitragem de Guilherme Temudo, assistido por João Campelo Ribeiro e Pedro Vieira marcaram:
CDUL: Bruno Morais (1E), Bernardo Canas (1E), Gonçalo Ramos (1E) e Bernardo Megre (2T, 2P).
CDUP: José Gama (1E), Vasco Baptista (1E), Nuno Maia (1E), Rodrigo Morgado (1E) e Pedro Cordeiro (3T, 1P)
Fotos: FPR/Facebook

4 comentários:

Pixa d'urso disse...

quem marcou os ensaios do CDUP?

Manuel Cabral disse...

Já tens a resposta no texto...Obrigado pela chamada de atenção.

Anónimo disse...

Porque é que não trocaram os árbitros? Sub21 merecia um melhor..

Anónimo disse...

Por acaso o árbitro dos sub 18, com a colaboração do juiz de linha consultado para o efeito, acabou por ser determinante na vitória do GDD. Não estou a dizer que foi um erro propositado pois pareceu-me que fez uma arbitragem isenta. Ao assinalar formação ordenada a 5 metros da área de validação da académica com introdução do direito, em vez de pontapé de 22, acabaria por dar a vitória à equipa de lisboa. Há filmagens claras que mostram que quem introduziu a bola na área da Académica, em maul, foi o direito. A bola é recuperada dentro da área e feito o toque de meta. O árbitro teve dúvidas, consultou o fiscal de linha e decidiu assinalar mellê a 5. Ensaio com saída direta do 8 e transformação com cucesso do pontapé. Sou suspeito porque sou da Académica, mas isto pode ser provado com as imagens que referi.