1 de agosto de 2013

SEGUNDONA CONHECE PARTICIPANTES MAS FICA A AGUARDAR O SORTEIO

Terminou o prazo dado pela FPR para a inscrição das equipas que pretendem disputar o Campeonato Nacional da 2ª Divisão, e a respectiva listagem foi divulgada, com a indicação que em 2013-14 será seguido um modelo competitivo igual ao praticado na época 2012-13.

Ou seja, as equipas serão divididas em três Zonas regionais, sendo a primeira a Zona Sul/Lisboa, englobando as equipas da região a sul do Tejo e as da capital, apurando as duas primeiras directamente para o play-off final (meias finais e final).

A Zona Centro e a Zona Norte continuarão separadas, numa primeira fase, apurando as duas melhores de cada uma delas para uma segunda fase que vai determinar quais serão as duas, das quatro apuradas, que avançam para o play-off final.

Como no ano passado, as equipas B's que se inscreveram disputarão a prova, mas os jogos por elas disputados não contarão para a classificação.

Vamos ver então que equipas se inscreveram, devidamente separadas por zonas.

ZONA SUL/LISBOA
ZONA CENTRO
ZONA NORTE
Belas
Borba
Elvas
FCT
Oeiras
Ubuntu
Vila Moita
Aveiro
Bairrada
Tomar

Guimarães
AAUTAD
Braga
Lousada
Prazer Jogar
Famalicão
Cascais B
Évora B
Loulé B.
Técnico B
Caldas B
Lousã B
CRAV B
7 + 4 = 11
3 + 2 = 5
6 + 1 = 7

Note-se que em termos de equipas efectivamente participantes na prova, houve alterações na Zona Sul/Lisboa, com a inscrição do Borba e a alteração do nome do Kellerman para Academia Ubuntu Rugby, e na Zona Norte com o regresso aos campos do Prazer de Jogar.

De resto, note-se a presença de mais três equipas B's - Cascais, Loulé e Caldas, já que o Évora, o Técnico, a Lousã e o CRAV, participaram já na última época.

Como no ano passado, verifica-se que a Zona Centro não vai ter grande interesse competitivo, já que das três equipas que contam para a classificação, duas são apuradas...

Há que encontrar uma forma que leve as equipas do Centro e encontrarem condições de competição que lhes permita crescerem ao mesmo ritmo das equipas das restantes zonas, mesmo que isso represente para as equipas de outras zonas, algum sacrifício.

Quando se argumenta que incluir equipas de uma zona diferente vai obrigar a maior despesa e sacrifício para as equipas da zona maior, deveria vir à memória das pessoas, dos dirigentes e dos jogadores, o passado não muito distante onde quem sofria esses sacrifícios e essa maior despesa era precisamente a Zona Centro.

A título de exemplo lembro a época 2006-07, quando o Famalicão surgiu e foi integrado na Zona Centro para poder jogar, pois não havia mais equipas no Norte, ou a época 2007-08, quando, para que o Famalicão e o Prazer de Jogar não ficassem a divertir-se um com o outro, duas equipas do Centro (Bairrada e Aveiro) foram desviadas para compor a Zona Norte.

Depois, em 2008-09, mais uma vez uma equipa do Centro (Bairrada) foi colocada junto das equipas do Norte, para que as duas zonas ficassem com o mesmo número de equipas, quando teria sido fácil deixar o Norte apenas com quatro, incluindo uma equipa B (Famalicão, Prazer de Jogar, Lousada e CRAV B) e o Centro com seis, incluindo também uma equipa B (Caldas, Santarém, Tomar, RC Coimbra, Bairrada e Lousã B) - situação aquela do Norte de então semelhante à que se encontra agora, ou no ano passado, na Zona Centro...

Claro que aqueles desvios e movimentações foram certos e o resultado está à vista - a Zona Norte cresceu e hoje tem em competição um excelente conjunto de seis equipas, além dos Garranos arcuenses e da promessa vianense.

Mas talvez tenha chegado a altura das equipas do Norte ajudarem a Zona Centro a crescer, mesmo que isso represente algum sacrifício e maior despesa...

Claro que esta não é a única alternativa, nem o Mão de mestre pretende estabelecer um padrão.
O que se pretende é chamar a atenção para os desequilíbrios que a Segundona vai ter, e que não ficam só por aqui, pois também a Zona Sul/Lisboa, apesar da entrada de mais uma equipa alentejana - ou por isso mesmo - merecia um olhar mais atento e uma maior preocupação.

Enquanto não se conseguir chegar a uma situação em que os grupos regionais naturais - Norte, Centro, Lisboa e Sul - estejam devidamente solidificados, tem que haver um especial cuidado com a organização da 2ª Divisão.

Assim como parece estar a chegar a altura de pensar nas equipas B's como um corpo independente, para o que poderão ser exercidas algumas formas de pressão, que levem por exemplo, os clubes com maiores responsabilidades a apresentarem ou equipas B's ou Sub-21.

Bem conduzido, um processo dessa natureza contribuirá de forma muito significativa para o crescimento do rugby nacional, mas uma coisa é certa - equipa que queira participar da Divisão de Honra ou da 1ª Divisão, tem que cumprir algumas obrigações...

Já não dá para que, a esse nível, o clube seja composto apenas por duas ou três dezenas de jogadores...

Finalmente não podemos de mostrar o nosso desapontamento com a realização dos sorteios da Segundona apenas no dia 11 de Setembro pelas 18,30...

Conhecendo-se as equipas participantes, estando definido o sistema competitivo, não existe qualquer justificação para que o respectivos sorteios não sejam efectuados antes das férias de verão.

Como, aliás, o Regulamento geral de Competições determina.

Já falámos disso na última época, mas parece que as nossas palavras se perderam no vento, razão pela qual voltamos agora a falar na não existência de uma verdadeira Comissão de Provas, que se dedique em exclusivo a todas as questões relacionadas com as competições nacionais, especialmente de seniores.
Esse acompanhamento deve acontecer desde a sua concepção, à assistência às equipas na fase das inscrições, para que não se volte a repetir a vergonha do ano passado, e ao acompanhamento da evolução das próprias competições, evitando que se tomem medidas inapropriadas ou em cima do joelho, como aconteceu com o circuito nacional de sevens, ou que os resultados dos jogos não sejam correctamente enviados à FPR num prazo muito curto após a realização dos jogos.
Neste particular tem que haver uma acção conjunta com os árbitros, os directores das equipas e eventuais delegados aos jogos, que devem ainda ter uma especial atenção na identificação dos jogadores que entram em campo.

Ainda há tempo para que a época seja preparada convenientemente, e o nosso maior desejo é não termos que vir falar em problemas de organização no decurso da época que vai começar, mas uma coisa é certa - não se podem deixar as coisas ao acaso, e nos anos anteriores houve sim, muita coisa descuidada.

15 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Manuel ,
E bom a ver a inclusão de mais equipas B , ( ja que o regulamento quase anular a influencia dos mesmos no campeonato ) , este mostra um desenvovimento dos clubes na DH E 1ª divisão . Para mi ja e altura a voltar para 4 zonas ,
1 Sul , Moita , Elvas , Borba , Evora B e Loulé B .
2 Lisboa , Oeiras , Belas , FCT , Ubuntu , Tecnico B e Cascais B
3 Centro , Aveiro , Bairrada , Tomar , Lousá B e Caldas B junto com Famalicão ou Guimaraes - ambos estas dois equipas tem grande vontade para ganhar o campeonato e assim tem de ser preperados para dislocações nacionais , assim uma epoca de deslocações intra-regionais vai prepara-os na eventualidade d´uma subida alem de sacrificio desportivo a subida vai exigir .
4 Norte Guimarães ou Famalicão ,
AAUTAD , Braga , Lousada´,PJOG e CRAV B .
Mas em cima de tudo espero-me de mais um ano de rugby competetiva a sempre desenvolver .
Um abraço , Steve .

Anónimo disse...

Boas,

Não percebo porque é que se nunca se pensa como solução para o problema da zona centro a utilização de equipas da zona Sul/lisboa. Acho faria muito mais sentido do que estarmos sistematicamente a tentar uma mesma solução (O norte).


Digo isto porque:
- Há mais equipas na Região Sul/Lisboa (11) que no Norte (9). logo deslocar equipas do Sul para centro terá muito mais lógica e equilibrará mais as coisas do que deslocar equipas do sul
- Permitiria equilibrar por região as equipas a lutar pelo apuramento (Norte 6; centro 5; Sul/lisboa 5)
- Distância - Das 5 equipas da Zona centro, 2 delas ficam claramente mais próximas do Sul (Tomar e Caldas), duas mais próximas do norte (Aveiro e Bairrada) e uma mais ou menos equidistante do Norte e de Lisboa, dai que isto nunca deverá se visto como um problema.

Perante isto, acho que o ideal seria deslocar 3 equipas da zona Lisboa Sul (uma delas uma equipa B) para o Centro, e fazer fases regionais com 7 equipas no Norte, 8 equipas no Centro e 8 equipas em Lisboa/Sul.

Retirando as equipas Bs teríamos na zona norte a lutar pelo apuramento 6 equipas, no Centro 5 e na zona sul 5.

Acho de longe este o figurino mais justo!

Anónimo disse...

Anónimo da 08.33

São por demais os comentários a pôr o RV Moita a fazer 1h45 a elvas ou borba sempre que se desloca, ou até mais, caso quando desloca a Loulé (2h). Uma coisa seria um jogo outro é todos os jogos e a malta de Lisboa faz 5 ou 10km de deslocação, duma vez por todas parem com isso do RVM ser uma equipa do Alentejo, às Olaias são 25min, à sobreda idem, oeiras 40m, Belas 40min.

Concordo com que se "pense", mas se "pense" mesmo.

Obrigado

Anónimo disse...

Bom dia Manuel
Outra época e com os mesmos problemas por resolver .
Para que servem as reuniões na federação com os clubes ?
Na ultima reunião, onde se debateu o campeonato da II divisão ,não ficou claro que os clubes do sul não querem jogar a feijões com as equipas B´s ?
Este ano e pelas equipas inscritas, a federação pode de uma vez para todas criar só duas zonas .Se o Tomar passar para a zona sul esta ficaria com 8 equipas e a norte igual .
Quanto a despeças e distancias ambas as zonas ficariam muito similares ,tendo em conta que Tomar fica a 200/250 Km de Lisboa e de Elvas . O mesmo se passa com Aveiro e a Barrada .
Quanto as equipas B´s passariam a ser outra divisão a III e se podiam juntar as equipas emergentes .
Um Abraço
Patinhas

Anónimo disse...

Boas camaradas do Rugby,
Jogo e treino em Aveiro há 13 anos.
Sempre fomos indivíduos apaixonados por esta modalidade de guerreiros. Qd jogávamos todos contra todas, incluindo viagens até Loulé e Arcos Valdevez, chegámos a vice-campeões, porque além de paixão precisamos de motivação e da forma que o campeonato esta previsto, com 4 jogos que contam para pontuação, pois não vamos conseguir puxar por esta malta. É mais um ano perdido. O Manel tem toda a propriedade no seu comentário .
Marcos Lança

Anónimo disse...

A zona centro faz 4 jogos a contar a zona sul/lisboa faz 12 jogos a contar e a zona norte 10 jogos a contar? q sentido é que isto faz?

Anónimo disse...

Boa noite,

Não se percebe porque ainda não se juntou a zona Norte com a zona Centro, pois parece que só há 2 equipas que não querem isso. Afinal não devia ser a maioria a decidir. Porquê que a F.P.R. não vem ao Norte/Centro para se reunir com os clubes, e não os clubes terem de ir ao fim da tarde a Lisboa para falar com eles. E como não vai ninguém fica igual ao ano passado!!!!

Abraço.

Anónimo disse...

Vamos ver que Clubes se inscrevem de facto. Uma coisa é inscrever um Clube ou uma equipa outra diferente é inscrever jogadores. Vamos ver como ficamos.
Tem razao a FPR em só fazer o sorteio em Setembro. Aí haverá alguma garantia do numero de clubes.

Anónimo disse...

Bom Dia

Tem toda a razão de ser este comentário das 23.46H. Uma coisa são os desejos de antes das férias para uma época que parece que ainda vem longe e outra é a realidade de depois das férias para uma ápoca que está a começar. Acredito que algumas das equipas pré-inscritas não irão de facto inscrever-se e por isso tem razão a FPR em aguardar por Setembro para fazer os calendários (lembram-se do Campeonato de Sevens da época passada? para quê repetir o erro).

Outra Ideia aqui trazida pelo Patinha e que me parece muito bem pensada é a criação de duas zonas na Segunda divisão e não três como acontece actualmente, ganhava-se em competitividade e não se perdia assim tanto em deslocações.
Não concordo em colocar as equipas B a jogar com os emergentes. Quem viu a final da II Divisão percebeu a enorme pobreza daquelas duas equipas e se elas estavam na final então as outras seriam piores, por isso nem quero pensar como jogam os emergentes. Se a ideia das equipas B é rodar e dar experiência aos jogadores menos utlizados, não sei o que eles teriam a ganhar em jogar contra os emergentes. Acredito sim que deveria existir um Campeonato de B.

Paulo Fontes disse...

Eu também sou a favor de existirem apenas duas zonas Lx/Sul e Norte/Centro eventualmente com Tomar e Caldas B a entrarem para o grupo SUL se preferissem.

Só aumentando a competitividade é que poderemos ver as equipas a crescer. Acho que a federação deveria salvaguardar uma pequena verba para poder auxiliar estas deslocações... 0,15€ por Km já dava uma ajuda no gasóleo e portagens.

Finalmente também discordo que as equipas B não contem para nada. Acho que deveriam contar para a classificação e deveriam poder subir de divisão caso na divisão intermédia não estivesse já a equipa principal.

Paulo Fontes
Rugby Uni Aveiro

Anónimo disse...

Caro MdM,

Apesar da publicidade que é (foi) feita ao rugby de praia e a um dos torneios aqui no MdM, constata-se que o Circuito Nacional já terminou e já há um campeão nacional masculino e feminino mas ... nada de um post, uma notícia, umas linhas sobre isso!

A vriante de praoa vale o que vale, mas não deixa de ser uma competição oficial.

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 15:10
Tens razão, já deveria ter sido feita a notícia...Porque não te ofereces para trabalhar no Mão de Mestre? Com frequência pedimos que surjam novos colaboradores, mas não me lembro de ter visto o teu nome...

Anónimo disse...

Não há qualquer duvida que face ao elevado numero de equipas inscritas deviam existir 4 zonas. Tão simples quanto isso. Depois os 2 primeiros (ou os 3 primeiros de cada zona) fariam duas series de 4 ou duas series de 6. Apuravam-se duas equipas destas series para disputar os 4 primeiros lugares em meia-final e final.

Anónimo disse...

Com tanta equipa B no sul Lisboa porque não um campeonato paralelo de equipas B ?

Seria uma grande ideai.

t12 disse...

Boa tarde, gostaria de corrigir esta noticia da Mão de Mestre. O Sporting Rugby inscreveu a 19 de Julho, a data limite era 31 de Julho, a sua equipa B nesta divisão. Devido a lapso da FPR as outras equipas não foram informadas. A FPR entretanto já enviou um mail a todas as equipas informando-as do erro e pedindo desculpa a todos os intervenientes afectados. Obviamente que a Mão de Mestre não tem qualquer culpa no erro desta noticia, pois tal como todos os outros clubes foi mal informada. Espero ter ajudado a completar esta notícia.

Com os melhores cumprimentos, Pedro Frias.