17 de dezembro de 2012

NA ZONA SUL CINCO LUTAM POR DOIS LUGARES

Jornada tranquila na Zona Sul/Lisboa apenas quebrada pelo volume da vitória do Belas sobe o Oeiras, e da derrota do Sporting em Évora.
Mas esta derrota dos leões não altera a luta pelo apuramento, dada a condição do adversário, o mesmo acontecendo em relação à derrota do Kellerman frente ao Técnico B, apenas a situação das equipas não B's é bem diferente.

ZONA SUL/LISBOA
KELLERMAN 7-64 TÉCNICO B (1-10)
A equipa de Kellerman continua a sua trajetória de passeio, já que nem outra coisa pretende que não seja o divertimento e prática desportiva dos seus jogadores, enquanto o Técnico mais não fez que cumprir mais uma etapa de manutenção das suas forças na reserva.

ÉVORA B 24-22 SPORTING(3-3)
Os leões viajaram de novo ao Alentejo, mas desta vez o osso era mais duro de roer, e o novo emblema não conseguiu ultrapassar as dificuldades.
Claro que não valendo o jogo para a classificação da qualificação, a derrota não assume quaisquer consequências e pode mesmo ter servido para que o Sporting consolide mais a sua equipa na verdadeira luta da época.
Quanto aos chaparros, conseguiram lavar a honra do convento, guardando preciosamente os pontos da vitória.
De qualquer forma o mais importante neste momento é que a equipa de Alvalade comanda as duas classificações, e na mais importante, tem um jogo a menos que os adversários mais diretos.

BEIRA MAR ADIADO SÃO MIGUEL
Com o adiamento do jogo, em função do estado do Campo do Gaio que sofreu muito com as últimas chuvadas, ficamos sem saber como reagiu o São Miguel ao eventual castigo que irá sofrer, anunciado em 28 de Novembro, enquanto o Beira Mar se mantém na corrida pelo apuramento de uma forma mais tranquila.

ELVAS 8-45 FCT (1-7)
Os tecnológicos foram a Elvas vencer sem dificuldade, mantendo-se na corrida por um dos dois lugares que dão acesso à Fase Final, e a verdade é que não sendo afetados pela mão da justiça federativa, são mesmo um dos principais candidatos.
O Elvas conseguiu recuperar da pesada derrota da semana passada, e apesar dos números mostrou que, com trabalho e dedicação, poderá vir a ser mais um vértice no polígono alentejano.

BELAS 28-9 OEIRAS (1-0)
Os esquilos eram favoritos à vitória no jogo, mas o que na verdade surpreendeu foi o resultado avantajado que conseguiram.
Mas a história deste jogo começou de uma forma que não podemos deixar de referir, porque é sintoma que ainda existe rugby - entenda-se, o seu espírito - por esse país fora!
André Silva começou a jogar rugby no Belas, desde menino, e atingiu mesmo uma posição de relevo no rugby nacional, chegando a representar Portugal nos escalões de Sub-18 e Sub-19.
Três anos atrás o Orelhas, como carinhosamente é conhecido, mudou de clube passando a representar o Oeiras, mas nunca foi esquecido na Linha de Sintra.
Desde o ano passado o André luta contra uma doença grave, que insiste em não o largar, e actuais e antigos companheiros entenderam que era chegado o momento de uma homenagem pública que pudesse, no mínimo, aliviar-lhe a alma.
E foi o que fizeram: Belas e Oeiras uniram-se, e o momento passou a ser o mais importante  e significativo do que se passou em Belas no fim de semana.

Ah, em relação ao jogo, a derrota atrasa um pouco o Oeiras na corrida pela qualificação, mas nada que não possa recuperar, juntando-se às outras quatro equipas que lutam pelo mesmo, enquanto o Belas se manteve muito bem posicionado para o apuramento, num jogo praticamente resolvido com os pés - apenas um ensaio marcado nos oitenta minutos da peleja.

Fotos: Rugby Clube de Oeiras

9 comentários:

Miguel Almeida-Pereira disse...

que eu saiba ainda nenhum clube foi castigado oficialmente. E a mim sempre ensinaram que so depois do julgamento é que se fazem as contas. Tal maneira que o clubes tem o direito de discordar e apresentar provas que não cometeram infracçoes. Eu acho que estão a por a carroça frente dos bois.

Anónimo disse...

Não sei de que doença sofre o André, mas espero que n seja grave e que a vença o mais rapido possivel! Força Andre

Anónimo disse...

No site oficial não é o Sporting que lidera, porque insiste tanto, mas tanto em escrever isso...

Manuel Cabral disse...

Anonimo das 8:44
Se acompanhasses o Mão de Mestre e se lesses o se que diz no rodapé das classificações que apresentamos, entenderias que procedemos ao desconto dos pontos anunciados pela FPR em 28 de Novembro, mesmo tendo em consideração que posteriormente a FPR veio informar que esses castigos não passavam de abertura de inquéritos.
Podes não concordar, mas é um critério editorial que a nós compete decidir, e como apresentamos em rodapé das classificações os pontos eventualmente a descontar pela FPR, não nos parece que daí venha mal ao mundo.

Anónimo disse...

Muitos parabéns ao Belas e ao Oeiras pela homenagem feita ao André Silva. Isto é o rugby!

CHE GUEVARA disse...

importa dizer que no Elvas vs FCT os pontos do Elvas foram conquistados através de alucinações do árbitro, num jogo totalmente dominado pelo FCT.

parabéns ao Belas pela excelente iniciativa, actos como este dignificam o rugby!

Anónimo disse...

Não querendo ser picuinhas a iniciativa foi do Oeiras e o Belas aderiu de forma brilhante à ideia. Bem as duas equipas..

CHE GUEVARA disse...

nesse caso os meus parabéns ao Oeiras. e que continue a contribuir para a elevação do rugby português!

Anónimo disse...

boa iniciativa. o orelhas foi fiscal de linha nesse jogo :)