31 de dezembro de 2012

JOGOS ÉPICOS DA PREMIERSHIP ENCERRAM 2012 *

Os Sharks encerraram 2012 com uma vitória, mas ainda sem sair do fundo da tabela.
O jogo contra Worcester foi bem disputado e Cipriani utilizou as críticas contra si para orquestrar uma grande exibição coroada com 18 pontos.
A indisciplina do Worcester, com dois amarelos, possibilitou aos Sharks marcar 13 pontos durante a superioridade numérica.
O resultado esteve sempre muito próximo com 27-22 aos 57 minutos e a vitória a poder pender para qualquer lado, mas duas penalidade de Cipriani 70 e 75 minutos mataram o jogo.
O Worcester não desistiu e aos 78 um ensaio do flanker Matt Kvesic garantiu o ponto bónus.
Durante o jogo Andy Goode tornou-se o jogador com mais pontos marcados por Worcester.

Em Twickenham os Quins receberam os exilados irlandeses, London Irish.
Como é normal contra os Quins o Irish conseguiu empatar o jogo até ao intervalo, graças também a uma penalidade falhada por Evans, 6-6.
Após o intervalo os Quins puxaram dos galões e os avançados dominaram o jogo, após várias fases o formação Danny Care decidiu atacar a linha de ensaio e por entre cinco adversários consegue colocar a bola na linha de ensaio.
A formação dos Quins viria a conseguir um ensaio de penalidade aos 77 minutos que também negava o ponto bónus defensivo aos adversários, final 26-15.

Exeter e Bath bateram-se na Cornualha e o resultado foi um empate com muita lama à mistura.
O formação Claassens ensaiou para o Bath aos 16 minutos mas duas penalidades de Gareth Steenson colocaram os Chiefs em vantagem ao intervalo, 6-5.
O Bath desesperava por pontos e posse de bola, Steenson castigou a indisciplina defensiva para colocar os Chiefs na frente com 12-5.
O Bath viria a ter o seu esforço recompensado com um ensaio de penalidade aos 75 minutos para empatar a partida, final 12-12.

De volta a Londres o London Welsh recebeu os Wasps que poderiam lucrar muito com uma vitória contra os exilados.
E nada melhor do que sair com ponto de bónus ofensivo.
O Welsh não conseguiu melhor que 5 penalidades através do abertura escocês Gordon Ross, mas do lado dos Wasps o motor ofensivo estava afinado.
Quatro ensaios (Joe Simpson, Elliott Daly, Will Taylor e o inevitável Varndell) garantem cinco pontos com Varndell só na bola de jogo a passar a linha de ensaio, final 15-34.

Os restantes dois jogo do fim de semana foram dignos de uma final.

A fechar o Sábado, em Welford Road, os Tigers reberam o Gloucester.
Chuva e lama presentearam ambas as equipas e Flood foi substituido por Ford à última hora no XV de Leicester.
A formação ordenada dos Tigers com Ayerza e Cole em destaque castigaram o Gloucester logo a abrir a partida, o pilar de Gloucester Shaun Knight não aguentou e viu um amarelo aos 23 minutos.
Ford pontapeou uma penalidade mas com alguma atrapalhação falhou duas.
Na 1ª parte Ben Youngs também viu um amarelo.
Ao intervalo 3-6 para o Gloucester.
Na 2ª parte Ford entregou uma bola a Burns que só é parado dentro dos 22 dos Tigers na sequência do lance Ford vê amarelo, curiosamente foi nesta fase que os Tigers marcaram o único ensaio da partida por Tony Allen, a marcar à sua antiga equipa.
Com Ford ainda no sin bin o experiente Geordan Murphy não conseguiu converter o díficil pontapé, mas adicionaria uma penalidade mais tarde após Will James ver, também, um amarelo para Gloucester.
Com o resultado em 14-12 a melée dos Tigers agora com Mulipola e Castrogiovanni conseguiu mais uma penalidade para Ford converter aos 70 minutos, 17-12.
Os últimos 10 minutos foram o Gloucester a carregar com a possibilidade de ainda vencerem, mas já em cima da linha de ensaio perdem a bola num ruck e Murphy meteu a bola fora do campo.
Bónus defensivo para o Gloucester que não larga os lugares de topo.

No Domingo novo jogo épico com os Saracens a receberem os Saints.
À semelhança do que se passou em Leicester os avançados sarracens tiveram o ímpeto inicial e um maul dinâmico é finalizado pelo campeão do mundo John Smith.
O abertura Hodgson falhou a conversão mas adicionou duas penalidades até aos 14 minutos para colocar os londrinos na frente 11-0.
Os Saints com o jovem Waller no lugar de Tonga’huia lá acertaram na formação ordenada e conseguiram equilibrar o jogo.
Aos 23 minutos Phil Dowson rompe a conceituada defesa dos Saracens, escapa a vários adversários e relança os Saints com um ensaio bem conseguido que Myler converteu, 11-7.
Até ao intervalo Myler converteu uma penalidade monstruosa a 57 metros dos postes para o 11-10.
Na segunda parte os Saints conseguiram converter a ligeira superioridade em duas penalidades para Myler colocar o resultado em 11-16 aos 58 minutos.
A saída de Mujati lesionado prejudicou a formação ordenada dos santos, e Farrel que já havia entrado para o lugar de Joel Tomkins, assumiu os pontapés da equipa.
Aos 60 e aos 67 minutos recoloca os Saracens na frente para desespero dos Saints, 17-16.
A bola de jogo os Saracens cometem falta no breakdown em cima da linha de meio campo, se converter mais esta penalidade a 50 metros a glória é para si e o esforço dos Saints.
O pontapé sai com a direção certa mas um pouco curta, embate na barra e ressalta para as mãos de Barritt que pontapeia para fora, final 17-16, e após falhar a penalidade o momento que diferencia os homens do rugby, os jogadores dos Saracens em vez de festejarem eufóricamente a sua vitória confortaram Myler pelo seu esforço em vão.

A derrota relega os Saints para o 6º lugar e está agora em “modo perseguição”.
Os três primeiros estão agora mais definidos com Quins, Saracens e Tigers a deixarem Gloucester a 5 pontos, a encabeçar a luta pelo último lugar dos playoffs.
Os Wasps subiram para 5º, muito graças ao seu ataque e aos 9 pontos bónus já conseguidos.
Os Sharks reduzem a distância para o penúltimo, mas a visita aos Saracens a abrir 2013 não vai ser fácil.

Resultados e classificação:


* Texto: Ricardo Mouro
Quadro: www.itsrugby.co.uk/
Fotos: www.premiershiprugby.comwww.bbc.co.uk

Sem comentários: