7 de dezembro de 2012

MUITO POR CLARIFICAR NO CENTRO E NORTE *

Chegamos à ultima jornada da primeira volta com muito para clarificar na pontuação e lugares de topo, sobretudo se tivermos em linha de conta os castigos que poderão ser aplicados, caso os esclarecimentos dos clubes com castigo pendente não sejam satisfatórios para a FPR.
Como para a zona Sul/Lisboa, mantemos publicadas as tabelas classificativas com os pontos deduzidos de acordo com a comunicação de 28 de Novembro da FPR, e indicação em cada tabela dos pontos descontados.
ZONA CENTRO
LOUSÃ B-BAIRRADAEstádio José Redondo, sábado, 15,30 horas 
Com o Bairrada numa situação de apuramento iminente (ou consumado, a confirmarem-se os castigos aos clubes) e num jogo cujo resultado apenas servirá como marcador da forma de ambas as equipas, já que a pontuação obtida frente às equipas B não contam para efeitos de apuramento, espera-se um jogo de avançados e de ritmo baixo.
O Bairrada, apesar de disputar este jogo na condição de visitante poderá beneficiar do facto do clube serrano estar concentrado numa deslocação a Montemor que poderá levar a uma eventual chegada da equipa A às meias-finais da taça, podendo a equipa B ficar ainda mais desguarnecida por esse facto.
O Bairrada que tem sérias hipóteses de uma eventual meia-final, não deverá desperdiçar nenhuma hipótese de ganhar ritmo de jogo e testar as suas possibilidades, sob pena de quando enfrentar as equipas nortenhas, o facto de estar num grupo com reduzido numero de jogos, sobretudo jogos que ponham os leitões à prova, poderá ser-lhes fatal.

TOMAR-AVEIRO
Estádio Municipal de Tomar, sábado, 17,30 horas 
Este sábado, quem se encontrar por Tomar terá oportunidade de assistir a um curioso confronto pelo acesso ao play-off no Centro entre os homens de Gualdim Pais e os moliceiros, isto se o castigo aos de Aveiro não vier a marcar definitiva e desportivamente esta fase de apuramento, pois se o mesmo se confirmar, tanto os Tomarenses, quanto os leitões podem já começar a preparar a segunda fase.
O Tomar repete o interessante tête-a-tête que manteve com Aveiro na época passada, se bem que na última época a luta de ambos passava, não pela luta ao lugar de acesso ao play-off, mas a luta pela fuga do último posto do grupo.
A história está do lado dos Nabantinos que na época transata das duas vezes que recebeu os Aveirenses triunfaram sempre
Aos Aveirenses importa manter o ímpeto da semana passada e triunfar novamente, mesmo que essa vitória possa vir a ser infrutífera no quadro de pontos.

ZONA NORTE
GUIMARÃES-LOUSADA
Pista Gémeos Castro, sábado, 15,30 horas 
Guimarães estará este fim-de-semana com um olho no cigano e outro no burro, a receber o provável último classificado da tabela, face ao castigo que recai sobre o Lousada, apesar do mesmo ainda não estar ratificado, estará também atento ao jogo abaixo mencionado. 
Os bravos apenas perderam para o Famalicão e apesar do possível castigo ainda se encontram dentro da discussão da subida, sendo que agora todos os pontos farão muita falta e os pontos bónus serão ainda mais decisivos neste grupo Norte.
A Lousada teve até agora o seu momento alto na vitória com o Braga, tendo já cedido pontos ofensivos. 
A equipa que retomou actividade a época passada tem conseguido dar a volta ao um problema do passado, a falta de homens e de experiência.
O jogo deverá ser para os da casa, mas Lousada certamente quererá evitar uma derrota pesada, ou até mesmo conquistar um ponto no seu pecúlio de forma a amenizar o seu, ainda por confirmar, score negativo devido ás irregularidades de inscrições. 
Na memória de ambos estará o jogo da Taça de Portugal onde o Guimarães, na condição de visitado levou de vencida os durienses por 22 pontos sem resposta.

FAMALICÃO-AAUTAD
Campo Municipal de Famalicão, sábado, 17,30 horas 
O Famalicão recebe este Sábado a única equipa Transmontana da prova e dos campeonatos oficiais da FPR, a UTAD. 
Os homens de Vila Real vêem-se na iminência de passarem para lideres do grupo Norte, se se confirmarem os castigos dos restantes clubes, mas não será essa hipotética liderança que fará os transmontanos embandeirarem em arco, porque bem fresca na memória estará a derrota sofrida para a Taça neste mesmo campo por uns pesados 46-08.
O Famalicão tem vindo a mostrar estar um patamar acima dos seus adversários, tendo vencido todos os seus companheiros de grupo com quem já jogou, além de ter mostrado ter andamento para a Primeirona ao derrotar o Loulé. 
A derrota sofrida a semana passada contra Montemor era, de certa forma, esperado por todos, mas resta saber se a mesma terá deixado sequelas físicas e psicológicas.
BRAGA-CRAV B
Campo Augusto Macedo, Lomar, Braga, domingo, 15,30 horas

No ultimo jogo deste fim-de-semana o melhor estreante da prova no ano transacto, o Braga, recebe a formação B dos Arcos, os garranos, que certamente não deixarão de tentar agravar a crise de resultados dos gladiadores, que ainda não conseguiram pontuar esta época.
O Braga leva já 23 ensaios sofridos e apenas 5 ensaios marcados, números estes que se referem só ao campeonato, o que mostra bem o estado da equipa da cidade dos Arcebispos neste início de época.
A equipa visitada conseguiu vencer os garranos no seu primeiro encontro de sempre em território Bracarense, vencendo na altura por 12-6, num jogo sem ensaios e com as defesas de ambas as equipas a mostrarem-se muito fortes, mas nesse ano os Bracarenses estavam mais fortes, o que se prova por nenhuma equipa ter conseguido conquistar ponto bónus ofensivo em casa do Braga, além disso o CRAV B estava, nesta fase, em 2011/2012 em último lugar da tabela, enquanto que este ano a derrota ainda não surgiu para os lados do Alto Minho, pelo menos no que concerne à formação B.
Um jogo com ascendente dos visitantes, que rodarão jogadores menos utilizados da formação A que folga neste fim-de-semana.
* Texto: Morpheus

4 comentários:

Anónimo disse...

Tomar 41 - 05 Aveiro (5 ensaios - 1 ensaio)

cumprimentos

Anónimo disse...

Os "bravos" também perderam com o CRAV B... Por muitos

Anónimo disse...

Concordo plenamente com os castigos apresentados pela FPR mas, caso esta posição da FPR tenha mesmo o seu seguimento, os todos os regulamentos deverão ser cumpridos. Isto é, as equipas que adiaram os seus jogos da primeira jornada deverão jogar com os jogadores inscritos na respectiva data da primeira jornada e, confirme podem verificar, algumas equipas que não desencontram na listagem enviada pela FPR também devem ser "castigadas". Isto fará com que as equipas com melhores prestações jornada após jornadas fiquem de fora da fase de apurados... depois de grandes investimentos e de muito trabalho...

Anónimo disse...

Quais foram as equipas que adiaram jogos na primeira jornada. Claro que essas equipas terão de jogar com os jogadores inscritos ou.... pura e simplesmente não jogarem para só perderem por falta de comparência.