13 de dezembro de 2012

CONFIRMADAS EQUIPAS PARA AS SWS FEMININAS DA IRB

A International Rugby Board anunciou o quadro de equipas que irão participar no Circuito Mundial Feminino inaugural, confirmando-se as informações que o Mão de Mestre já tinha revelado no princípio de Outubro.

Assim, a ténue esperança da participação portuguesa numa das quatro etapas deste primeiro ano, caíram definitivamente por terra, já que as equipas europeias convidadas serão a Rússia e a Espanha para a etapa dos Estados Unidos, a Irlanda para a da China, e para a etapa final na Holanda, será de novo a Rússia, a Espanha e a França, equipas que também estiveram no Dubai.


No que diz respeito a equipas europeias, então ficamos com a Inglaterra e a Holanda com participação total, a Rússia com três presenças, a Espanha e a França com duas e a Irlanda com uma.

Esta divisão do bolo não reflete a realidade dos sevens na Europa, não se compreendendo a excessiva importância dada pela IRB à Holanda, já que ela não passa da quinta classificada no ranking da FIRA, e também à Rússia, que ficou na quarta posição....
Para já não falar na Irlanda que assenta praça em general...

A Espanha, segunda melhor equipa do ranking europeu, e a França, terceira, foram desta forma claramente prejudicadas pela escolha da IRB.

Relembre-se o ranking da FIRA correspondente ao ano de 2012:


Veja agora a lista das equipa nas quatro etapas do Circuito, começando pelas Equipas Residentes e pelas restantes seis participantes em cada etapa:

EQUIPAS RESIDENTES
Austrália, Canadá, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra e Nova Zelândia

E.A.U. - DUBAI, 30 Nov / 01 Dez 2012
África do Sul, Brasil, China, Espanha, França e Rússia.

E.U.A. - HOUSTON, 01 / 02 Fev 2013
África do Sul, Argentina, Brasil, Japão, Rússia e Trinidad & Tobago.

CHINA - GUANGZHOU, 30 / 31 Mar 2013
China, Fiji, Irlanda, Japão, Tunísia e vencedora do Sul americano 2013.

HOLANDA - AMSTERDÃO, 17 / 18 Mai 2013
África do Sul, China, Espanha, França, Rússia e vencedora do Sul americano 2013.

A IRB anunciou ainda que as SWS femininas representam o investimento mais significativo alguma vez feito no Rugby Feminino pela entidade, e que implica um encargo anual de 1,5 milhões de dólares.

Ainda segundo a IRB o interesse no jogo feminino está na maior alta de sempre e o organismo mundial está empenhado em fornecer às atletas as melhores condições para elevar a sua competitividade e identificar quem estará nos Jogos Olímpicos do Rio de janeiro em 2016.

Foto: IRB

3 comentários:

Anónimo disse...

Partilha-se inteiramente o comentário. De facto, não se entende o porquê da relevância atribuída à Holanda, em prejuízo da França e Espanha.

E sobretudo o porquê da incluir a Irlanda, que nem nos 12 primeiros lugares da tabela europeia aparece.

Razões que a razão desconhece terão estado na base da decisão do IRB.

No plano interno, esta decisão do IRB não augura nada de bom para o rugby feminino. Se já havia a ideia de um claro desinteresse e desinvestimento no setor feminino, esta época 2012/13 começou tarde e a más horas, não se conhecem os planos da atividade internacional e, pelos vistos, os responsáveis não souberam (ou não quiseram) mover influências junto do IRB. Sintomático!

Atente-se no Brasil e no investimento que tem sido feito na seleção, até porque há um ciclo olímpico á porta, que marca o regresso do rugby!

E por cá? Existe um plano para «atacar» as classificações para os JO? Ou as verbas servem para pagar treinadores, viagens e ordenados sem esquecer .... os assessores?

Anónimo disse...

BNao, por cá há trezentas supostas jogadoras e uma Seleção promissora a quem nao tem faltado apoio. Há é poucas jogadoras de qualidade. Além disso a competição interna é muito fraca. Essa referencia a o pagamento a treinadores e acessores é muito infeliz. Talvez queiras ir trabalhar á borla para a federação.

Anónimo disse...

plano pode haver não há é jogadoras.