19 de dezembro de 2012

EUROPEU FEMININO DE SEVENS JÁ DEFINIDO

A FIRA anunciou os detalhes do Europeu Feminino de Sevens, agora re-baptizado de Women Grand Prix Séries - Top-12, que se vai desenrolar no próximo mês de Junho de 2013.
O WGPS desenrola-se em duas etapas - a primeira em Brive, França, nos dias 1 e 2 de Junho, e a segunda em Marbella, Espanha, nos dias 15 e 16 do mesmo mês.

Recorde-se que a distribuição das equipas pelos Grupos de apuramento na primeitra etapa, é feita em função da classificação final obtida no ano passado, depois de duas etapas que tiveram lugar em Ameland e Moscovo, e que para a segunda etapa (Marbella), será utilizado o ranking da etapa inicial (Brive).

Veja a lista das equipas participantes e a sua posição no ranking inicial para 2013:


A equipa portuguesa ficou na oitava posição da geral, e se a oitava posição de Ameland (entre 12 equipas) ficou um pouco abaixo das expectativas, já o mesmo não se pode dizer em relação ao Torneio de Moscovo, onde o nono lugar foi conseguido entre 16 equipas (recorde-se que o torneio foi simultâneamente o qualificativo europeu para o Mundial de 2013), e correspondeu à vitória na Bowl, depois de vencer sucessivamente a Suécia (1/4 final), o País de Gales (1/2 Final) e a Escócia.

A Irlanda, Escócia e Gales, que participaram do Torneio de Moscovo, mas cujos resultados não contaram para o Europeu, substituem este ano as três últimas do ano passado, Suécia, Moldávia e Suiça.

Veja o quadro com a distribuição das equipas pelos dois Grupos do Torneio de Brive, e lembre-se que a classificação final das WGPS será obtido pela soma dos pontos obtidos nas duas etapas (veja a tabela da pontuação no final do texto) e que as duas últimas classificadas descerão à Divisão A.


A tarefa é bem dificil para a equipa portuguesa, que corre o risco de descer de Divisão, e que ficou afastada da presença no Mundial 2013, já que apenas as cinco primeiras do Torneio de Moscovo da época passada (mais a Rússia) conseguiram alcançar esse objecivo - Inglaterra, Espanha, França, Holanda e Irlanda.





Sem comentários: