4 de dezembro de 2012

HEGEMONIA DOS ALL BLACKS CONFIRMADA PELA IRB *

A IRB fez contas à vida, juntou todas as estatísticas, e na hora de nomear os melhores do ano, a derrota frente à Inglaterra não anula o que foi um ano fantástico para a Nova Zelândia. 

Começou com a tour de fim de época no verão em que receberam e despacharam a Irlanda com três vitórias em três jogos e um total de 124 pontos marcados e 29 sofridos, as contas são mais que óbvias. 

Seguiu-se uma limpeza no Rugby Championship, onde se estreou a Argentina este ano, só com vitórias em que apenas um resultado de 19-27 na Austrália foi o melhor que qualquer um dos adversários conseguiram fazer, ou seja, nem tremeram e varreram o campeonato. 

No Outono a viagem ao hemisfério norte foi antecedida por um empate frente à Austrália em Brisbane a 18, mas após chegarem a terras britânicas Escócia, Itália e Gales dividiram 126 pontos entre si com os All Blacks a concederem 42. 

Até ao culminar com a Inglaterra, quem viu o jogo sabe que a Inglaterra mereceu a vitória, mas também há quem diga que foi a melhor performance da história de qualquer equipa de Inglaterra, onde bateram o recorde de pontos marcados à Nova Zelândia, 38-21. 

Este resultado não influenciou a IRB e os All Blacks foram nomeados Equipa do Ano 2012

Ano em que viu surgir talentos como Savea, hat trick na estreia a fazer lembrar um senhor chamado Lomu, mas que confirmou a qualidade e influência do abertura Dan Carter nomeado Jogador IRB do Ano 2012
Melhor abertura do planeta? 

Não deixa espaço a muita discussão, e se no jogo frente à Inglaterra se viu que é humano e foi confinado a quatro pontos, a verdade é que este ano foram 135 pontos pelos All Blacks em nove partidas, uma média redonda de 15 pontos por jogo, mas, mais que os pontos, Carter controla um jogo com a bota e a sua inteligência em campo é incomparável, e põe os espectadores a pensar como é que num jogo tão físico há espaço para elegância e subtileza e nisso Carter é o expoente máximo. 

Não foi com espanto que após a hegemonia All Black o seu treinador Steve Hansen fosse também nomeado Treinador do Ano 2012
Hansen foi assistente de Graham Henry na vitória do mundial de 2011 e sucedeu, com alguma naturalidade, quando Henry decidiu largar o comando técnico da equipa. 
Os resultados falam por si.

Bryan Habana, que estava na shortlist para Jogador do Ano também, levou como consolação o prémio de Ensaio do Ano 2012, precisamente contra os All Blacks em Dunedin. 
Ensaio em que Habana usa o seu sprint e técnica mas que foi insuficiente para bater os campeões do mundo em casa. 

Mais um ar da graça da África do Sul o jovem Jan Serfontein foi o Jogador Jovem IRB do Ano 2012
Serfontein, centro de 19 anos, sucede ao inglês George Ford após liderar os Baby Springboks à primeira vitória do Junior World Championship derrotando na final, precisamente, os neo-zelandeses.

* Texto: Ricardo Mouro
Fotos:  www.bbc.co.uk



Sem comentários: