11 de dezembro de 2012

MONTEMOR, UM MOUFLÃO ENTRE LEÕES

Dos quatro semifinalistas da Taça de Portugal, apenas o Montemor é estreante a este nível, já que qualquer dos outros é veterano nestas andanças, com 15 presenças em finais e seis vitórias para o CDUL, 13 e nove para Agronomia, e cinco e quatro para o Técnico.

Derrotando a Lousã por 30-20, o Montemor confirmou o resultado obtido a contar para o campeonato nacional quando ganhou por 30-13.
Para chegar a esta posição os mouflões bateram sucessivamente o Oeiras (81-3), o Famalicão (64-19) e agora a Lousã.

Recorde-se que na última época os alentejanos bateram a FCT na meia final da Shield por 55-0, perdendo para o Santarém na final por 26-19, e em 2010-11 foram eliminados pelo Benfica nos oitavos de final.

O CDUL teve a tarefa mais fácil dos quartos de final ao derrotar o Benfica por 99-0 - longe vão os dias de glória em que as duas equipas davam garantias de jogos disputados ao centímetro...No ano passado estas duas equipas encontraram-se na final da Plate e os universitários venceram por 52-12, e em 2010-11 o CDUL foi eliminado nas meias finais pelo Direito.



O Técnico conseguiu um excelente resultado perante o CDUP vencendo por 33-21, e confirmando uma acentuada melhoria a que não será estranho o regresso do seu capitão e a captação de alguns estrangeiros que deram aos engenheiros uma qualidade e consistência que já não se via há muito para os lados das Olaias.
Em 2011-12 o Técnico foi eliminado na meia final da Plate pelo CDUL (41-15) e no ano anterior foi afastado pelo CRAV nos oitavos de final.




A Agronomia tem dominado a competição nos últimos anos, tendo vencido as quatro Taças mais recentes, e derrotou o Belenenses por 26-13, sem margem para contestação.
No ano passado as duas equipas encontraram-se na meia final e a vitória foi dos agrónomos por 25-23, acabando por vencer na final a Académica por 35-21, e no ano anterior bateram, também na final, o Direito.

Veja o quadro completo dos resultados dos quartos de final enquanto espera pelas meias finais que se realizarão no fim de semana de 16/17 de Fevereiro de 2013:

Fotos: Loja do Barão Mike/Miguel CarmoAguinaldo Vera-Cruz e António Simões dos Santos
NOTA: Texto corrigido depois de alertado pelos comentários quanto aos resultados. Lamentavelmente alguns dos que estavam indicados referiam-se às meias finais do ano passado e não à final, e foi também retirada o "inédito" à presença do Montemor nas meias finais.
Pelas "gralhas" pedimos desculpa.

24 comentários:

Anónimo disse...

"No ano passado as duas equipas encontraram-se na final e a vitória foi dos agrónomos por 25-23,..." (sic)

Atenção ! O ano passado, época 2011/2012, a final não foi Agronomia - Belenenses, como sugere a noticia pelo trecho que transcrevo, mas sim Agronomia - Académica (35 - 21)

Anónimo disse...

A final do ano passado foi Agronomia/Académica

Anónimo disse...

Uma rectificação o RCM é a 3ª vez que chega á meia final da Taça de Portugal

Anónimo disse...

Quando é o sorteio?

Anónimo disse...

Um correção:

na epoca passada o Montemor perdeu a final da taça bowl contra o R.C.Santarém.

Anónimo disse...

O ano passado o Montemor perdeu a final da taça Shield para o Santarém!


Anónimo disse...

http://www.fpr.pt/exec_listagem_ficha.asp?tipo_listagem=boletim_jogo&id=5784


O Montemor não ganhou nada o ano passado

Anónimo disse...

Fraco este post referente aos 4/final da Taça! O António Henriques não viu os jogos?

Anónimo disse...

Agronomia e Belenenses encontraram-se na final de 2009 (38-0) e não no ano passado - Agronomia x Académica
O resultado 25-23 com o Belenenses poderá ser referente à meia-final do ano passado, não me recordo

Anónimo disse...

O Montemor não é estreante em meais-finais da TP, dado que já realizou, pelo menos, um jogo nessa fase da TP, em 2003/2004 frente ao GDD. Não tenho a certeza se houve mais participações, mas desmente-se o que foi escrito. RCM

Anónimo disse...

Este modelo competitivo da Taça tem vantagens e inconvenientes. Por exemplo, permite a equipas teoricamente mais fracas chegar mais longe na prova, como é o caso do Montemor. Simplesmente tinha a ideia de que há alguns anos (e ao contrário do que é sugerido no texto) este clube alentejano tinha chegado também às meias finais da Taça. Consultei o arquivo da FPR e encontrei os dados que sustentavam a minha impressão. Em 2003-2004 o Montemor foi eliminado nas meias pelo Direito, perdendo em Monsanto por 60-7. Cf. http://fpr.pt/competicao_nacional/historico.asp?id=22&id2=262&id3=0&id4=0&o=true
É apenas um pormenor e uma informação que visa completar ainda mais o excelente trabalho deste blog.

Anónimo disse...

Boa tarde Manel,

Uma correcção: na época passada o Montemor perdeu com o Santarém a final da shield!

Obrigado

Anónimo disse...

a final o ano passado foi com a AAC

Manuel Cabral disse...

Texto corrigido depois de alertado pelos comentários quanto aos resultados.
Lamentavelmente alguns dos que estavam indicados referiam-se às meias finais do ano passado e não à final, e foi também retirada o "inédito" à presença do Montemor nas meias finais.

Pelas "gralhas" pedimos desculpa.

Anónimo disse...

Sorteio das meias-finais a 21 de Janeiro

Anónimo disse...

Corrija-se ainda um comentário aqui em cima que diz que o jogo se disputou em Monsanto. O jogo realizou-se em Montemor

Anónimo disse...

Sou da cidade da Guarda, tenho pena de por aqui não haver equipas de rugby, sou adepto do RCM, tenho grande admiração pelo que eles estão a fazer, e reparem no pormenor só eles não são de Lisboa , muitos parabéns Montemor.
João Silva

Anónimo disse...

Na cidade da Guarda existe Rugby desde há bastante tempo associado ao Politécnico e participa nos diasde hoje, pontualmente, em torneios do circuito nacional de emergentes. É questão de os contactar e participar.
Abraço

Anónimo disse...

Caro Manuel Cabral,

Como vê errar é humano e ninguém lhe caíu em cima, como você tanto gosta de fazer com a fpr.

abraço e continue a informar bem (em quantidade) e melhor (na qualidade).

Manuel Cabral disse...

Anonimo da 18:40
Errar é humano como você diz e eu estou de acordo.
A diferença do Mão de Mestre é que não faz de conta que não erra, assume os seus erros, e quando procede a correções deixa indicação clara que procedeu a alterações.
Ou seja, como os outros, o Mão de Mestre erra, a diferença é que não mente.
E agradece a quem lhe chamou a atenção, em vez de insultar, caluniar ou mandar calar.

Anónimo disse...

Não tenho a certeza se já alguém mencionou isso, mas o Montemor chega pela terceira vez às meias finais, em 2003/04 e em 2011/12 jogou com o direito nesta mesma fase

Paulo Xavier disse...

O RCM, foi semi-finalista vencido da Taça de Portugal,em duas épocas consecutivas, tendo ambas domo adversário o Direito, uma disputada em Montemor em 2002/2003 e outra em Monsanto em 2003/2004. Para que conste, na verdade, o RCM foi vencedor da taça Shield da Taça de Portugal,em 2010/2011 e foi finalista vencido da Shield na época passada, tendo sido derrotado pelo Santarém.
Paulo Xavier

Anónimo disse...

sao os maiores estes pategos

Anónimo disse...

e o sorteio já foi! às escondidas!
Montemor - Agronomia
Técnico - CDUL