11 de fevereiro de 2012

PORTUGAL-RÚSSIA - A FICHA DO JOGO

JÁ COMENTÁMOS O XV INICIAL  de Portugal, vamos agora apresentar o XV inicial da Rússia para que saiba quem são os intérpretes que vai ver em ação, logo às 15,00h no Jamor.

Ao consultar a ficha de jogo vai reparar que junto a alguns jogadores russos aparece um numero a vermelho - esse número diz respeito à camisola que o respetivo jogador envergou no jogo do ano passado, que, recorde-se, Portugal venceu.


Na equipa russa apenas um jogador joga fora do seu país - o nº8 Victor Greesev que joga com os ingleses do London Wasps.

Quanto aos restantes, nota-se a inclusão de diversos jovens promessas, na tentativa de começarem a preparar uma nova equipa para disputar a qualificação para o Mundial de 2015, que apenas terá lugar a partir do próximo ano.

De qualquer forma alguns dos russos são bem conhecidos dos Lobos, começando pelo talonador Valery Tsnobiladze e por Eugene Matveev que não pé um pilar de raiz, antes sendo conhecido como talonador ou terceira linha.

Na terceira linha vamos encontrar o londrino Greesev, que jogou a asa no último jogo, e Andrew Garbuzov, que em Sotchi começou no banco e acabou por entrar mesmo no final da partida.

O resto do pack é novo, e parece demonstrar um certo à vontade em relação aos avançados portugueses...talvez se prejudiquem...

Um novo médio de formação no XV inicial, mas o velho Alexander Shakirov no banco, para o que der e vier...

No resto da equipa Yuri Kushnarev mudou da abertura para a defesa, Vladimir Oustroshko manteve-se na ponta, e o centro Mikhail Babaev fica no banco, com a inclusão de muito sangue novo.

Fique com a ficha do jogo e vá andando para o Estádio Nacional que se fazem horas!

13 comentários:

Anónimo disse...

Caro Manuel Cabral,

O "novo" formação foi apenas o formação principal deles na RWC.

Eles vêm sem 5 titulares que poderiam jogar: o pilar Prishchepenko, o talonador Korshunov, os segundas linhas Ostrikov e Voytov e o ponta Artemiev.

O outro pilar está suspenso por doping, o Kulemin e outro tipo qualquer estão lesionados.

PSM

Anónimo disse...

Muito bom jogo ! foi pena o resultado final ! Força Portugal !

Luis S.

Manuel Cabral disse...

Caro amigo, é claro que tem razão! O Alexander Yanyushkin não é definitivamente um "novo", e também jogou contra Portugal no ano passado em Sotchi, apesar de ter começado no banco com a camisola nº 20 - e a omissão deste numero a vermelho no quadro, levou ao esquecimento da menção...Aliás por alguma razão ele foi o capitão da equipa de ontem...

Anónimo disse...

jogo mediocre dos Lobos que parecem apostados em cair no ranking IRB. Com uma postura displicente e parelha de medios sem nivel internacional, os Lobos entregaram literalmente o jogo aos russos. Ate no final do jogo, quando poderiam ter convertido uma penalidade frontal que teria dado a vitoria a Portugal, optaram por jogar e perder... Time for Errol to go?

Anónimo disse...

Não acho que valha a pena mudar o treinador se não se clarificar quais as funções de cada um.

Quem escolhe o treinador principal? O presidente da FPR ou o responsável pelas selecções, T. Morais?

Quem escolhe o treinador adjunto? O treinador principal ou o presidente da FPR?

Por que é que, às vezes, o treinador adjunto para as linhas atrasadas é apresntado como treinador, sendo o treinador principal apresentado como seleccionador?

Quem selecciona, DE FACTO, os jogadores? Que não é o Errol Brain, que ele é apenas mais um que tem opinião no assunto, já se sabe.

Seria bom que o treinador principal fosse o único a decidir quem é convocado.

Se esta baralhada toda não for resolvida, não vale a pena mudar de treinador.

Anónimo disse...

Faltou raça aos Lobos, aliás esta falta de raça têm vindo a ser cada vez mais notada......

Anónimo disse...

Quando e que os jogadores começam a ser seleccionados por MÉRITO?
Nao me parece que seja culpa do presidente da FPR mas sim do director técnico nacional que se calhar nao diz aquilo que pensa ou deve para nao ferir susceptibilidades!
O que mais chateia e que podíamos ter ganho!

Anónimo disse...

Caro Manuel Cabral, penso que foi mal informado pois a sua apreciação do pack avançado russo é incorrecta.

Nenhum dos titulares era inexperiente. Reportando os que não referiu. O Botvinnikov jogou no mundial (3 jogos), tem 23 internacionalizações, fez a sua estreia em 2008 contra Portugal. O Antonov foi titular em 2 jogos do mundial, 9x internacional. O Boltenkov é o menos experiente, apenas 3 internacionalizações, com estreia em 2010. O Temnov é internacional desde 2005, 15 internacionalizações.

No banco estava o mundialista, Fatahkov (37x internacional). Grigory Tsnobiladze é uma quase novidade, fez a sua estreia em 2011. Novos eram de facto o Pavel Kernadze, 21 anos, vedeta das selecções jovens U20 e U19, e o Innokenty Zykov, um campeão de luta livre, já com 30 anos, com 120kg de musculo, que a federação russa conseguiu atrair para o rugby, e que é uma grande aposta para os próximos anos(nem estava na lista inicial para esta prova, mas os seus ultimos jogos no campeonato russo levaram o Jones a chamá-lo - só joga rugby a sério desde 2008-2009).

Refira-se ainda que o Evgeni Matveev no mundial chegou a jogar a pilar, e há muito que se lhe aponta essa como a sua melhor posição, mas no VVA estava tapado pelos veteranos Khrokin e Travkin (que pela idade deixaram a seleção após mundial).

Pondo de lado os "estrangeiros" e lesionados, os trintões que abandoram a seleção após mundial, este seria o melhor pack que neste momento a Russia poderia apresentar. Não houve qualquer menosprezo pelo pack português, pelo contrário. A colocação do Grigory Tsnobiladze (pilar) no banco em vez do outro talonador disponível, o jovem Stanislav Selsky (que vem da selecção U20) mostra que Jones chamou as armas possíveis.

Uma nota para a penalidade de frontal. Naquela situação Portugal tinha que marcar ensaio. Formação 8 contra 7, a 5m, com controlo das formações mais recentes ... se queremos voltar ao mundial, não podemos falhar. Era um "penalty" de avançados. E só não marcámos por uma infantilidade, sinal da inexperiência nestas situações: avançar depressa de mais.

Aos Lobos falta competitividade e experiência em situações de pressão. Como somos diferentes com uma primeira linha do rugby francês (Russia) e com uma primeira linha do rugby português (Uruguai).

1 abraço

Luís Canongia Costa

Anónimo disse...

Fizemos um grande jogo de avançados, mas não temos 3/4 á altura. O 9 e 10 são muito fracos, limitaram-se a passar bolas, não passaram uma vez a linha da vantagem, assim como o 12 e 13. O 13 (Fred) só pode jogar á ponta, nunca a centro. Salvou-nos o "andamento" do Big Joe, pois caso contrário tinha sido uma derrota maior.
Mas acho que o selecionador não pode fazer muito mais com a fraca qualidade destes 3/4 (excepto o Joe). Ai que saudades dos 3/4 do Mundial 2007...

Anónimo disse...

Essa agora de não ser a equipa técnica a responsável pelas convocatória é boa! O Presidente já afirmou publicamente que apoia a equipa técnica e a chamada de todos os jogadores que sejam os melhores na perspectiva deles e não do Presidente. Quem é que ficou de fora melhor que aqueles que jogaram?

A Selecção perdeu porque os Russos foram melhores e continua a falhar nos momentos cruciais dos jogos, como naquela melee no meio dos postes ou nas placagens individuais.

Criticou-se a vinda tardia do Joe e agora é maior...

deixem-nos jogar e falem menos, que ajudam e muito

Anónimo disse...

A culpa é dos árbitros nacionais pois os jogadores passam a vida a fazer faltas sem a respectiva cobrança... depois é o que dá...

Anónimo disse...

a culpa é da FPR que não organiza um campeonato nacional saudável, só trabalha para alguns e trata mal as divisões inferiores... Enquanto o campeonato não funcionar sem problemas ....

Anónimo disse...

Repito o que escrevi:

Seria bom que o treinador principal fosse o único a decidir quem é convocado.

Deixe-o você fazer o seu trabalho e fale menos que assim já ajuda qualquer coisa.

Critiquei e continuo a criticar a vinda de Gardener.