6 de dezembro de 2012

TAÇA CHEGA AOS QUARTOS *

Culminando dois fins-de-semana seguidos dedicados à segunda competição mais importante no nosso país, disputam-se sábado e domingo os quatro jogos referentes aos quartos-de-final da Taça de Portugal que qualificarão para as meias, a jogar em 16 e 17 de fevereiro, e nas quais estará um heróico representante da Primeirona.

CDUL-BENFICA
Estádio Universitário de Lisboa, sábado, 14 horas
Mesmo sem um conjunto importante de jogadores no quinze campeão nacional (ausência motivada pela presença nos sevens de Port Elizabeth, lesões, ou quaisquer outras razões que acabam sempre por fragilizar o mais apetrechado plantel português), dificilmente a partida que abre estes ‘quartos’ não será um jogo de sentido único entre equipas situadas precisamente nos extremos da classificação da DH.
Quando se encontraram na Sobreda, a 10 de novembro, o CDUL triunfou por 70-5, infligindo um ‘cabaz’ de 10 ensaios. Mesmo com alguma melhoria benfiquista apostamos em mais do mesmo.
E que diferença nos separa de quando estes dois clássicos se encontraram em três renhidas finais consecutivas, entre 1984 e 1986, com dois triunfos para os encarnados – o de 1985 foi mesmo o seu derradeiro em nove êxitos na Taça…     

MONTEMOR-LOUSÃ
Frigideira, sábado, 14 horas
Duas das melhores formações da 1ª Divisão nacional, que apesar de um certo equilíbrio que registam no campeonato nacional - se não contarmos com os famosos pontos descontados...- e de ambas terem vencido equipas da Segundona na sua trajectória nesta Taça de Portugal (na terceira eliminatória a Lousã derrotou uma equipa da Primeirona...), a verdade é que os mouflons parecem estar uns degraus acima dos serranos, como a vitória conseguida na primeira jornada do nacional pode indicar.
A vencedora deste encontro estará nas meias finais da Taça, o que por si só é um extraordinário incentivo, mas a equipa alentejana tem todas as condições para conseguir uma robusta vitória, apesar da maior experiência da Lousã - será suficiente para derrubar os donos da Frigideira?

AGRONOMIA-BELENENSES
Tapada, sábado, 15 horas
Ora aqui está um jogo bem interessante – na próxima semana volta a disputar-se, mas para a DH e no Restelo – e que valerá pela certa a deslocação à Tapada, onde o “papa-taças” Agronomia (nove Taças de Portugal, quatro delas nas últimas edições) recebe uma equipa cujo suspiro de alívio no final do jogo de sábado pelo triunfo ‘de aflitos” no Alentejo, frente ao CR Évora, foi audível a quilómetros...
Mas para continuarem em prova os azuis terão que melhorar muito, pois a determinação, querer e, vá lá, categoria – que também é atributo que ajuda um pouco nestas coisas... – colocados em campo pelos homens de Murray Cox na eliminatória anterior diante de Direito, obrigam qualquer adversário a ter que ser muito melhor se os quiser vergar.
Estará isso, de momento, ao alcance de um quinze do Restelo sem algumas peças-chave essenciais? Duvidamos, mas lá que o duelo vai ser renhido, não tenham dúvidas.      

TÉCNICO-CDUP
Olaias, domingo, 15 horas
Previsivelmente este será o duelo, dos três exclusivos entre equipas da DH, de mais difícil prognóstico, entre os finalistas da Taça de 2007 – última edição que escapou à “ditadura” de agrónomos e advogados.
O 4.º classificado do campeonato CDUP (que somam dois triunfos na prova: 2003 e precisamente em 2007), a cumprir uma série de quatro êxitos sucessivos (os quais incluíram escalpes de CDUL, Agronomia e Académica, não esqueçamos…) viaja até Lisboa onde o espera uma formação igualmente em alta, colocada na 7.ª posição da DH.
Esta vai ser a segunda vez que as equipas se encontram nesta temporada depois de, a 28 de outubro, os engenheiros terem, também em casa, vencido por apertados 29-28 – com o triunfo a surgir já para lá dos 80 minutos.
Seis semanas depois o Técnico surge reforçado com três neozelandeses de bom nível mais o capitão Bernardo d’Eça, que transfiguram a equipa, mas também o jovem quinze de Marcelo d’Orey está bem mais confiante e já deixou claro aviso a toda a concorrência: bater este CDUP, que usa deixar a pele em campo, não está ao alcance de qualquer um.
Pelas 17 horas de domingo se saberá se os engenheiros o conseguiram, construindo uma ponte que os levará às ‘meias’ visando uma quinta vitória na Taça, troféu que não erguem desde 1994.

Veja aqui como tem corrido a Taça e o conjunto dos jogos destes quartos de final.

* Texto: António Henriques, com Manuel Cabral
Fotos: Aguinaldo Vera-Cruz, Academia Belas Rugby

15 comentários:

Anónimo disse...

Nas 1/2 finais estarão Benfica (grande surpresa!), Montemor, Agronomia e Tecnico

Anónimo disse...

Boa tarde, sou benfiquista, mas pouco ligado ao rugby. Pelo que percebo o Benfica deste ano não tem qualquer estrangeiro na secção, sendo que a equipa é muito jovem e dificilmente se manterá na Liga Principal. A minha pergunta é: será que o projecto poderá dar frutos em alguns anos? A equipa técnica é a adequada para este projecto? Um abraço e agradecendo a paciência, TC.

Anónimo disse...

É o orgulho perceberem que o RCMontemor tem qualidade, sem dúvida! RCM!
CDUL
MONTEMOR
AGRONOMIA
CDUP

Anónimo disse...

penso que a lousa podera surpreender o montemor, a equipa nao e a mesma da 1ª jornada e tem vindo a evoluir! espera-se um bom jogo!

Anónimo disse...

Cá anda a sobranceria do costume.

Os rapazes de Montemor ou pelo menos os seus adeptos andam muitos excitadinhos.

Anónimo disse...

Com o devido respeito, não percebo o que é que o pessoal do RCM este ano tem que não se calam com o favoritismo. Estão a atravessar um bom momento e ainda bem, mas cuidado, ás vezes quando menos se espera cai-nos o céu em cima. E da maneira que tem falado, parece que são intocáveis. Aguarda-se com curiosidade o desfecho do(s) campeonato(s) e da taça, mas calma, não lancem já os foguetes. Ainda há muito para jogar e para provar, não bastam as palavras.

Abcs

Luis Canongia Costa disse...

Anónimo benfiquista: procurando responder, o actual treinador do Benfica, José Mendes, é do melhor que há em Portugal, o problema do Benfica é a formação. Não tem muitos jovens de qualidade - não tem sequer número suficiente de jogadores para as sua dimensão de clube, por exemplo dos sub-14 apenas tem 12 jogadores, o que não chega para formar uma equipa normal (apenas sevens). Pouca quantidade, pouca qualidade.

Anónimo disse...

Benfica nas meias finais da Taça de Portugal?só se ganharem ao CDUL por falta de comparencia...

Anónimo disse...

o santarém não joga? está tudo muito calmo por aqui

Anónimo disse...

Mais ridiculo do que os comentários sobre o Montemor ser muita bom é a malta que vem toda séria comentar e nem se apercebe que isto são comentários de um ou dois bacoucos que não têm mais nada para fazer da vida e vêm para os blog's mandar mais lenha pá fogueira e esperar que o pessoal se pique todo.
E isto passa-se com o Montemor o Évora o Santarém e mais uma data deles.

Anónimo disse...

O Benfica nem casa tem nos ultimos anos para sobreviver .. nos ultimos anos notou-se a perca dos antigos campeoes nacionais que foram acabando as suas carreiras nao existindo sucessao quer em qualidade quer em numero ... sem casa e sem formação nenhum clube sobrevive.

Anónimo disse...

CDUL 99 - Benfica 0

Um jogo sem história, aos 3 minutos já o Benfica tinha sofrido 2 ensaios e aos 20 minutos já havia 49-0 !

Agronomia 26 - Belenenses 13

A resistência do Belenenses durou até quase aos 40 minutos, quando sofreu um ensaio. Granse segunda parte de Agronomia, a dominar em todos os capítulos

Anónimo disse...

Parece que o rcm obteve mais uma vez a vitoria parabens rcm

Anónimo disse...

CR Técnico 33 x CDUP 21

Superioridade do Técnico ao longo do jogo, sobretudo nos avançados, que não soube aproveitar as muitas ocasiões para marcar. Excelente réplica do CDUP, berm organizado nos três-quartos e a aproveitar sempre para facturar!

Sub-21
CR Técnico 7 x CDUP 13

Jogo renhido ate ao fim, mais dispitado com o coração do que com técnica. A vitória podia ter caído para ambos os lados, foi mais feliz o CDUP

Anónimo disse...

Bom dia, para quando a analise aos jogos dos quartos da taça?