21 de dezembro de 2012

SERRA EM BAIXA DEIXA CONCORRÊNCIA CHEGAR-SE

Uma jornada fraca para o líder Francisco Serra (Académica) que, com dois pontos apenas marcados, viu os principais concorrentes encurtarem a distância que os separava do topo da tabela.
São quatro os centenários na Divisão de Honra, agora com Manuel Costa (Belenenses) e Gonçalo Malheiro (Direito) a entrarem na casa do cem onde se juntam a Duarte Cardoso Pinto (Agronomia) e o próprio Serra.
A lista dos Top-5 conclui-se com o engenheiro Duarte Marques e o portuense Rodrigo Figueiredo, ambos com 85 pontos na contagem.
Note-se que não estão contabilizados os pontos do CDUP na jornada 9 (jogo com o CRAV), pelo que é possível que a posição de Rodrigo possa sofrer alguma mudança. Contamos receber essa informação com brevidade.

Quanto aos marcadores de ensaios, a jornada forneceu dois jogadores com três ensaios cada um (Jorge Molina, do CRAV, e Kane Hancy do Técnico) e ainda um outro (Vasco Fragoso Mendes de Direito) com dois toques na meta.
Graças a estes feitos, o espanhol arcoense pulou para o comando do Top-5 dos ensaios, onde se juntou a Sérgio Franco da Académica, que apenas com um ensaio, segurou a liderança, embora repartida.
Com a folga do CDUL, Seti Filo e Tiago Girão não puderam aumentar o seu espólio, e como Francisco Serra ficou a seco neste quesito, quem beneficiou foi Vasco Fragoso Mendes, que se juntou a Serra e Girão, com seis ensaios na conta de cada um.



O Direito comanda isolado a tabela geral do melhor ataque com 365 pontos conseguidos, o que dá uma média superior a 40 pontos por jogo, e tem também a melhor defesa, com 93 pontos sofridos, o que dá pouco mais de uma média de 10 pontos sofridos por embate.
O CDUL ocupa as segundas posições nestas tabelas, com 328 (média de 36,4) pontos marcados, e 97 sofridos (10,8), enquanto a Académica tem o terceiro melhor ataque (276 - 30,7) e o Belenenses a terceira melhor defesa (122 - 13,6).
O Benfica que tem tido talvez a sua pior época de sempre - e a quem saudamos aqui pelo espírito que tem demonstrado e que lhe irá permitir recuperar desta crise - tem o pior ataque (37 - 4,1) e a pior defesa (563 - 62,6).

Na tabela dos ensaios, Direito volta a estar isolado na liderança com 49, e partilha com o CDUL a melhor defesa, ambos com setes ensaios sofridos.
Aqui também a Académica ocupa o terceiro posto ofensivo, com 34 ensaios marcados enquanto Belenenses e Agronomia partilham a terceira melhor defesa com oito sofridos por cada uma das equipas.
Também aqui o Benfica está isolado nas piores posições, com três ensaios marcados e 88 sofridos.

Note-se ainda que estando a Académica nas terceiras posições de ataque, com 276 pontos e 34 ensaios, a sua sétima posição na tabela classificativa apenas se compreende depois de verificado que tem uma das piores defesas da prova, tendo sofrido 29 ensaios e 242 pontos no total - só se defende com eficácia com muito trabalho nos treinos...



Foto: Eduardo Pimenta

4 comentários:

Anónimo disse...

Académica, uma das piores defesas do campeonato. Talvez por aqui se compreenda porque o Sergio Franca e o Serra não vão à selecção de Sevens. É que ali uma pequena falha de placagem pode ditar uma derrota sem apelo nem agravo.

Anónimo disse...

Boas,

O Duarte Marques é do Técnico!

Abraço

Anónimo disse...

Burro. A Académica é a pior defesa do campeonato e a conclusão é simplesmente brilhante o Sérgio Franca e o Serra não placam. Mente Brilhante

Anónimo disse...

Arma de destruição "maciça" não perdoa e passa para a frente, com mais dois ensaios!
Maciça e não massiva! Não vale a pena Correções.