9 de dezembro de 2012

SEGUNDONA PÕE DIFERENÇAS A NÚ

Os desequilibrados resultados que se verificaram este fim de semana em toda a 2ª Divisão mostram bem que o escalão necessita de uma revisão urgente, para que continue a haver lugar para todos na estrutura do rugby português.

Nela deve existir espaço para os que querem tirar do rugby apenas a sua vertente social, para os que querem fazer dessa vertente um degrau duma escada em direcção à competição, e os que já ultrapassaram esse degrau e estão definitivamente interessados na competição.

Todas estas vertentes são aceitáveis, e merecem igual respeito e consideração, e parece ter chegado a altura de dar mais atenção a esta fundamental área do nosso rugby.

Ao longo das últimas décadas o rugby tem sido afectado por um fenómeno de abandono de praticantes que saem dos escalões de sub-16 e sub-18, e até hoje nunca foi elaborado um programa que conseguisse reduzir essa taxa de abandono.

Em nossa opinião tal fica a dever-se precisamente à indefinição que reina no rugby interno, no rugby que se joga por (quase) todo o país, mas ao qual nunca foi dada real importância pelas entidades responsáveis.

Na verdade, há muitos anos assim é assim, e continua a ser, a FPR dedica a maior parte da sua atenção ao rugby das seleções e da "alta competição" - leia-se Divisão de Honra - e as AR's apenas se dedicam ao chamado Rugby Juvenil.

Para tudo o que se passa entre estes dois pólos, a dedicação é quase nula.

Não existe uma estrutura que cuide das competições nacionais, não existe quem dê apoio aos pequenos clubes, seja na área técnica, seja na área administrativa, não existe um verdadeiro projecto de desenvolvimento do rugby nesses grupos intermédios.

Acreditamos que é altura de criar essa estrutura profissional, de fazer esses estudos e de tomar aquelas que forem julgadas as melhores iniciativas.

E uma coisa podem ter a certeza - não há trabalho que se faça nas seleções, nos clubes de topo, que possa ter sucesso a médio ou longo prazo, se a base de praticantes não aumentar exponencialmente.

E esse crescimento só vai acontecer, quando ao rugby interno for dada a devida importância.

(Os comentários à situação do Grupo Sul/Lisboa da Segundona são feitos considerando a aplicação dos descontos de pontos que a FPR anunciou em 28 de Novembro, sabendo-se embora que alguns desses descontos podem vir a sofrer alterações)

ZONA SUL/LISBOA
OEIRAS 27-29 BEIRA MAR
O Vila da Moita não podia perder, depois de ter visto a sua conta de pontos ser diminuída em seis, sob risco de se atrasar irremediavelmente e não ter possibilidade de recuperar aquele rombo, e cumpriu, vencendo a partida.
Mesmo assim, com 12 pontos em cinco jogos, o futuro dos ribatejanos é de muito trabalho para recuperar em campo o atraso que a secretaria lhe ditou.
O Oeiras, por sua vez, tem apenas três jogos realizados a contar para a tabela sem as equipas B's, pelo que pode alcançar nos dois jogos que lhe faltam para igualar os cinco do Beira Mar, um máximo de 10 pontos, o que lhe daria, na tabela, cinco jogos com 17 pontos.
Assim, e apesar da derrota, o ponto de bónus que conquistou pode vir a ter uma importância marcante.

FCT 27-14 BELAS
A FCT obteve uma importante vitória frente ao Belas, e se vencer os dois jogos que lhe falta realizar para chegar aos cinco que o Vila da Moita já tem, poderá chegar aos 16 pontos na tabela classificativa, enquanto o Belas, realizando o jogo que lhe falta, poderá chegar aos 15 pontos.
Por aqui se vê a importância de todas as migalhas que as equipas consigam amealhar, para que ao fazer as contas rendam o mais possível.

SPORTING 123-0 ELVAS
O resultado ilustra o que se disse no início do texto, e acredito que não agradou a ninguém.
Recordo-me há muitos anos de vencer no EUL um jogo por 145-0, e lembro-me bem da sensação com que chegámos ao fim...felizmente que foi criada uma 2ª divisão, na altura, que evitou que esses resultados se repetissem com frequência...
O Sporting para chegar aos cinco, tem que realizar mais um jogo, e pode chegar aos 20 pontos na tabela, o que lhe daria uma posição de liderança, nessa altura da prova, enquanto o Elvas, que tem também que fazer mais um jogo, só poderá chegar aos 10 pontos.

SÃO MIGUEL 101-0 KELLERMAN
Outro jogo de equipas de universos diferentes, e com projectos que nada têm de comum, com excepção do gosto pelo rugby.
As duas equipas foram duramente punidas com os descontos de pontos (20 para o São Miguel, 56 para o Kellerman...) e o São Miguel, que tem três jogos a contar para a tabela, apenas poderá somar três pontos depois de disputados os cinco encontros que estamos a utilizar como referência.
Se não fosse esta punição administrativa, o São Miguel poderia ser o líder da prova...
Quanto ao Kellerman nem vale a pena ponderar os pontos que poderia ter, pois apenas para recuperar os 56 que lhe foram retirados, já não tem jogos que cheguem na competição...

TÉCNICO B 14-10 ÉVORA B
Os engenheiros estão, definitivamente, mais organizados este ano, do que estiveram nos últimos tempos, e conseguem manter duas equipas em actividade, com resultados positivos.
O Évora foi claro ao indicar a utilidade da sua equipa B para a manutenção em actividade de um maior número de jogadores, mas também ao seu absoluto desinteresse quanto aos seus resultados.
O caso das equipas B's tem que ser analisado com muita atenção, em função dos objectivos que se pretendem alcançar, e esta análise deve ser também efectuada quando se avançar no estudo da situação geral da Segundona

PONTO DA SITUAÇÃO
Resumindo a situação (teórica) em que as equipas tenham todas cinco jogos realizados, o Sporting poderia estar na liderança com 20 pontos,  o Oeiras poderia seguir com 17 pontos, a FCT com 16, o Belas com 15, o Beira Mar com 12, o Elvas com 10, e o São Miguel com três.
O Kellerman ficaria ainda com umas dezenas largas de pontos negativos.
Ou seja, como cada equipa fará até final da prova, 14 jogos, sem contar com as equipas B's, tudo ainda pode acontecer, para sete das oito equipas, na luta pelo apuramento...

Fotos: Júlio Pimentel e Tânia Garrett

24 comentários:

Ignatius disse...

Se calhar uma boa opção seria criar 2 zonas na 1ª Divisão, com 2 grupos de 8 equipas. Assim haveria bons jogos e bem disputados, outros nem por isso,mas na generalidade creio que haveria bons jogos.
Assim haveria 16 equipas envolvidas numa competição mais renhida e disputada, onde numa final 4 se apurariam os 2 que subiriam à div de honra.......

Anónimo disse...

OS clubes deviam ser honestos e jogar só com aquilo que podem e devem e não jogar com aquilo que não podem.
O ano passado o Belas perdeu os pontos e foram ouvidos? será que não teriam razao? ou não pertencem ao cla?
O rugby nunca vais crescer enquanto os senhores que tem puder de decisão não tenham coragem de castigar quem não cumpre mesmo que sejam os amigos dos copos

Anónimo disse...

a FPR enviou aos clubes um comunicado a dizer que a primeira circular era do genero "ameaça" e que os clube deveriam provar que não deviam perder os pontos, portanto, até prova os acusados são inocentes.
Tirando o Kellerman e o Elvas, as outras equipas parecem muito equilibradas. Vejamos
S. Miguel ganhou ao Oeiras e FCT
Belas ganhou ao Sporting
Sporting ganhou ao Beira Mar
Beira Mar ganhou ao Oeiras, Belas e FCT
Oeiras não ganhou mas perdeu sempre por poucos!
Ainda falta um Beira Mar - SMiguel, SMiguel Belas, FCT Sporting, Sporting Oeiras,...

Anónimo disse...

Já existe um campeonato para equipas emergentes. se clubes como o kellerman ou o Elvas querem jogar rugby só pela vertente social podem juntar se a esse torneio que já inclui equipas como o Leiria, Abrantes, Sobralense( não sei se o nome esta correcto mas é uma equipa da sobreda) e os dark horses..
Quanto a questão da estrutura eu nao concordo. Primeiro porque temos de ser realistas e nesta conjuntura económica, em que a fpr ate aos arbritos paga atrasado, nao há possibilidade de ter esse tipo de encargos.
Em segundo lugar, peco desculpa se parecer arrogante mas eu nao concordo com o seu argumento de que o futuro do rugby dependa destas equipas mais pequenas. É óptimo que existam e tomara que existam cada vez mais em mais sítios mas o grande estímulo do rugby vão continuar a ser os clubes grandes de Lisboa porque teem um conjunto de factores favoráveis. E obviamente a acc e o Cdup!
Melhores cumprimentos
Jf

Anónimo disse...

Concordo com a reflexão feita quanto ao modelo competitivo e à necessidade de proteger as equipas respeitando os seus objectivos e evitando um tão grande desnivel na mesma competição. Não será fácil arranjar uma fórmula mas é necessário e urgente encontrá-la. quanto à Zona Sul/Lisboa da segunda divisão há duas conclusões a tirar: Primeiro não restam quaisquer duvidas que existem 6 equipas de valor identico a lutar por duas vagas na fase seguinte (Belas, Beira Mar, FCT, Oeiras,S. Miguel e Sporting). Segundo, pelos resultados destas equipas na Taça de Portugal, bem como de outras que não desta zona, poderão estas equipas bater-se com a maioria das que competem na 1ª Divisão. Perante este cenário o Rugby Português só teria a ganhar se fosse adoptada uma solução simples: Fazer uma 2ª Divisão com 8 clubes (à semelhança da 1ª) e uma 3ªDivisão com os restantes incluindo os emergentes e outros que possam aparecer, competindo a nivel regional eventualmente jogando com um numero mais reduzido de jogadores caso fosse necessário (rugby de 10, por exemplo), com uma fase final para apurar o campeão e respectiva subida, esta sim disputada obrigatoriamente de 15.

Anónimo disse...

O Elvas apresentou-se com 13 atletas e na primeira jogada do jogo lesionou-se um .. enfim com 12 e com mais ritmo tudo foi facilitado para o lado do Sporting.Caso do Kellerman é mais gritante, é notório que poucos ou nenhuns atletas têm experiência de rugby e como tal deviam estar por onde muitos começam, nos emergentes, pois resultados semana após semana bem como dificuldades de estruturação e organização que levam a que percam 56 pontos sao demasiados evidentes de que devem começar pela primeira etapa, Clubes Emergentes.

Anónimo disse...

O Elvas entrou com 13 jogadores, ainda teve lesões e expulsões. mais não se podia pedir. força elvas

Anónimo disse...

elvas e kellerman precisamente a precisarem de ir rodar nos emergentes... o restante qualquer equipa pode vencer a outra... e por pouco...
esta vivo o campeonato.

Anónimo disse...

Braga vs crav b: 7 -59

Anónimo disse...

e Norte e Centro??

Anónimo disse...

E o oeiras piu e o oeiras piu!
Esta segundona vai muito interessante sem dúvida!

Anónimo disse...

q grande aviso do sporting aos rivais ao aplicar a derrota mais pesada do elvas deste ano. para quem pensava q os leoes nao eram para contar ta mt enganado

Anónimo disse...

que grande aviso do Sporting ao ganhar 123-0 contra uma equipa com 12 jogadores pelo que se lê (entram com 13 mas na 1ª jogada um deles lesiona-se) e talvez menos (expulsões)? Continuem a acreditar assim que terão surpresas!
O S. Miguel pelo que se sabe ganhou 101-0 contra uma equipa com 15 jogadores e suplentes, que o Sporting só ganhou por 70 e ainda mamou um ensaio. E o Oeiras só marcou 40 pontos...

Anónimo disse...

e que 8 equipas seriam? metias o famalição e a bairrada a vir a Lisboa de 15 em 15 dias? Será que têm dinheiro?
Os emergentes é para rugby de 15. Tem de haver sempre as equipas mais fracas.
Sem uma base grande na pirâmide, o topo não poderá ser muito alto!
Grande mérito do Kellerman em manter-se, apesar das tareias. Eles têm motivação e gostam de jogar.

Anónimo disse...

Este últimos 2 comentários tem um pouco de ridículo .

Anónimo disse...

Anónimo das 15.17, não leste o que disseram do Elvas? Contra 12 ou 13 o resultado não é muito relevante. Seis clubes equilibrados, surpresa a FCT ter ganho ao belas que vinha de várias derrotas seguidas, por 27-15 ou lá quanto foi e o Oeiras ter perdido com o Beira mar, apesar de por pouco.

Anónimo disse...

Ainda há muito campeonato pela frente.. Parece que vai haver luta pelos primeiros classificados do grupo de Lisboa até à última jornada! Já jogo nesta divisão há 4 ou 5 anos e nunca me lembro de um grupo tão renhido.. No entanto ninguem fala do Famalicao, mas na minha opiniao é o grande candidato à subida de divisão.

Anónimo disse...

E se de facto houve além da lesão , bastava um cartão amarelo para o jogo terminar .
Com menos de 12 jogadores o jogo acaba.
E se calhar o resultado não era tão dilatado.

Anónimo disse...

Será que ainda não perceberam que nesta divisão com as equipas muito pouco estruturadas e algumas vezes a jogarem com os atletas que estão disponíveis nesse fim de semana, poucas ou nenhumas previsões se podem fazer. Basta um casamento para nesse fim de semana uma equipa razoável se apresentar desfalcadissima. Por isso analisar neste contexto os resultados é pouco menos que atirar uma moeda ao ar. O cronista teria de ir aos clubes meia hora antes de cada jogo e tentar saber com quem os treinadores contam nessa jornada.

Anónimo disse...

Enquanto nos grandes clubes de futebol, por exemplo, se vai sabendo o quye se passa nos bastidores, no rugby e sobretudo nos pequenos clubes tudo se passa entre eles. Quantas vezes se faz uma análise baseada nos resultados anteriores e nessa semana, por um motivo ou outro, por exemplo festas de estudantes, casamentos, chatices entre atletas, etc. o treinador não teve mais de 4 ou 5 jogadores no treino. Que previsão se pode fazer com um mínimo de validade?

Anónimo disse...

Muito bom este ultimo comentário. À que ter cuidado com as análises as equipas da segundona.
Quando muito nas 3 ou 4 jornadas do campeonato, quando essas equipas já estiverem a pensar em ser campeãs e nesse caso tudo treina, tudo é alegria, tudo é entusiasmo e.... pró ano é que vai ser quando subirmos. Depois é o que se vê por aí fora.

Anónimo disse...

Entretanto está a acabar o relógio para a FPR esclarecer se há castigos ou não. vamos a ver oque vem dai !

Anónimo disse...

No tempo da outra senhora (Didio) não viria nada. Deixava-se para a véspera da ultima jornada e dava-se ordem aos clubes envolvidos para jogarem já sem direito a reclamações. Depois acabava a época e... Estava tudobresolvido

Anónimo disse...

Boa. Sem tirar nem pôr.