13 de dezembro de 2012

PRIMEIRONA COM DUELO ALENTEJANO

Regressa o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, depois de três semanas de interrupção, para que sejam disputadas duas jornadas - importantíssimas! - antes do Natal.
E a época festiva começa este fim de semana para o vencedor do duelo mais aguardado da Primeirona - o Évora-Montemor - embora o resultado não afete quem perder, já que as duas equipas levam um confortável avanço sobre a concorrência e certamente estarão as duas na Fase Final da prova.

Antes de entrarmos na jornada, não podemos deixar de lamentar a falta de respeito que a generalidade dos clubes da divisão demonstraram ter pelos regulamentos, estando na invulgar situação de virem a ser penalizadas pela FPR com a perca de pontos na tabela classificativa, que vão dos dois para o Évora, Agrária, Loulé e Santarém, passando pelos oito do Caldas, para acabarem nos 10 do Setúbal e da Lousã.
Apenas o Montemor não se deixou apanhar, cumprindo aquilo que tinha que cumprir.
Quanto aos outros, e a confirmarem-se os castigos federativos, é uma lamentável vergonha.

LOUSÃ - CALDAS
Estádio José Redondo, Lousã, sábado, 15 horas
Um jogo que deve ser tranquilo para os serranos, apesar do Caldas ter conseguido duas boas vitórias sobre o Loulé e a Agrária, e se posicionar para uma interessante batalha com o Setúbal, pelo último lugar da qualificação para a Fase Final.
A Lousã tem tido uma prova regular, perdendo apenas para o Montemor e o Évora, e apesar do eventual castigo federativo, está bem sentada na 3ª posição e não vai facilitar, sobretudo em casa, para não pôr em causa o apuramento para a Fase Final.

AGRÁRIA - LOULÉ
Campo da Escola Agrária, Coimbra, sábado, 15,30 horas
Um jogo importante para a definição das posições na cauda da tabela, com os charruas a terem que mostrar trabalho e mostrar que não estão condenados à lanterna vermelha.
Mas os louletanos vão tentar aproveitar a oportunidade para amealharem preciosos pontos que ainda os podem levar a ultrapassar o meio da tabela.
A verdade é que os pontos de punição que provavelmente as equipas irão sofrer, em especial o Caldas e o Setúbal, criou um equilíbrio na tabela, que já não se esperava, dando uma segunda oportunidade às equipas que deverão sofrer castigos menores.

SANTARÉM - SETÚBAL ADIADO
Complexo Desportivo do Vale da Rosa, Setúbal, domingo, 13 horas
Mais um duelo que promete ser disputado em cada centímetro do campo, e a cada segundo do jogo, especialmente depois da vitória do Santarém para a Taça, sobre este mesmo adversário e neste mesmo campo.
Os escalabitanos levam na bagagem apenas uma vitória na prova, mas talvez o relançamento das obras do seu novo campo tenha levantado a moral dos cavaleiros e os faça regressar à luta pelo quarto lugar.
Na verdade, sem contarmos com os três primeiros, todos os outros deverão estar apenas separados por dois pontos na luta por esse cobiçado posto, e o Setúbal é quem leva a vantagem para já, pelo que esta é uma excelente oportunidade para agarrarem melhor o lugar, e se vingarem do resultado do jogo da Taça.

ÉVORA - MONTEMOR
Inferno dos Canaviais, Évora, domingo, 15 horas
Este é o momento que tanto os chaparros como os mouflões mais esperavam desde o início da prova, e que vai atribuir uma grande vantagem psicológica ao vencedor.
Como já referimos, com a vantagem que as duas equipas levam sobre as restantes, o seu apuramento para a Fase Final não fica em questão, mesmo perdendo, mas nenhuma delas vai baixar os braços, quando está em causa o título de melhor do Alentejo!
O Montemor tem demonstrado grande confiança e é a única equipa que não é da Divisão de Honra, nas meias finais da Taça, tem um jogo em atraso no Campeonato, mas apenas dois lhe faltam para chegar ao atual líder, os seus vizinhos do Templo de Diana.
Como os mouflões também o Évora conta por vitórias os jogos realizados para o campeonato, mas com o descontar dos dois pontos que devem sofrer, ficarão apenas com dois de avanço sobre o Montemor.
Os chaparros tiveram um excelente comportamento contra o Belenenses no jogo que perderam para a Taça, mas a derrota não deve afetar o espírito do grupo, que se vai apresentar em força para discutir o título alentejano.
Um jogo de tripla que esperemos que jogadores, árbitros e público saibam aproveitar para se divertirem e divulgarem o rugby no Alentejo.

Foto: Albuquerque Afonso,  R. C. Lousã e C.M. Setúbal

15 comentários:

Manuel Cabral disse...

Santarém-Setúbal, alterado para sábado às 15 h no mesmo local (Vale da Rosa, Setúbal)

Anónimo disse...

E as decisões da fpr? Quando se tornam oficialmente fechadas?

Anónimo disse...

O que e que o evora e os outros clubes fizeram que nao deviam ter feito?

João Fernandes disse...

Este derby que ha muitos anos venho aconpanhando este ano que esperava ser de alto nivel, temo que o mesmo não o seja, já que me informaram hoje que o RCM perdeu muitos jogadores no jogo da Taça de Portugal e tem pelo menos 4 lesionados que seriam normalmene titulares e mais 5 em sérias duvidas de recuperarem.
Assim sendo que seja um bom jogo

Anónimo disse...

Caro Manuel Cabral,
Já diz o povo que “quem não se sente não é filho de boa gente” e é o nosso caso relativamente à sua última crónica sobre os jogos deste próximo fim de semana da primeirona e à afirmação de “lamentável vergonha”.
Até podíamos compreender que o afirmasse por estar mal informado a respeito de como o CRE lidou com o mesmo. Mas acontece que num comunicado que tornámos público (http://www.facebook.com/CREvora) e do qual lhe enviámos expressamente uma cópia, em resposta a um pedido seu, a que nunca fez nas suas escritas uma única referência, deixámos bem clara a nossa posição, demonstrando que tentámos inscrever o atleta em boa hora, que a resultante penalização foi devida a um lapso, da qual não nos consideramos inteiramente responsáveis. Mais, reafirmávamos a nossa concordância com a FPR e com a aplicação dos regulamentos em vigor. Pelo que julgamos despropositada e desmensurada a referência ao ocorrido como uma “lamentável vergonha”. Ao contrário do que parece ser o seu, não é objetivo do CRE fazer oposição à FPR nem aos regulamentos da FPR.
Elevemos o nível do rugby nacional e não se contribua para o desprestigiar.
Com os nossos cumprimentos,
A Direção do Clube de Rugby de Évora

Anónimo disse...

Setubal-santere, adiado.

Motivo: não ha arbitro

Anónimo disse...

Tenho o maior respeito por todas as equipas da Primeirona, mas a partir do momento em que o Santarém pede a antecipação do jogo com o Setúbal por causa da sua Festa de Natal (!) para uma data onde não está disponível qualquer árbitro e o jogo é cancelado por esses motivos o Santarém deixa de merecer qualquer respeito, e o Setúbal também não fica lá muito bem na fotografia.
Todos os clubes deveriam trabalhar para engrandecer e honrar o desporto e não para andar a brincar às equipas.
Peço desculpa mas não consigo deixar de lado a minha decepção para com as duas equipas, estes acontecimentos só servem para desonrar o rugby.

Artur Coelho, ex-jogador do RCS

AG disse...

Caro Sr. Manuel não posso deixar de passar em claro o comentário dos responsáveis do CRE pois faço das suas palavras as minhas e claro as do meu clube. Pois a seu pedido foi solicitado para que os clubes enviassem alguns comentários em relação aos castigos aplicados aos clubes. Pelo vistos já foram 2 clubes que responderam ao se desafio, o CRE e o Loulé. Desta forma não posso deixar de solicitar ao Sr. que publique os mesmos para que possa esclarecer o motivo pelo qual alguns clubes consideram que existiram erros administrativos dos serviços da FPR e de uma vez por todas limpar o bom nome dos clubes que não tem culpa de erros de profissionais
Ja agora Aproveito este post para deixar um agradecimento ao papel que o Sr tem desempenhado na divulgação da nossa modalidade, pois considero este espaço como um excelente meio para estarmos informados sobre o rugby nacional e internacional.

Um Abraço
André Gomes
RCLoule

Anónimo disse...


O Sr. do Loulé pode esclarecer se faz suas as palavras do Sr. Manuel ou as do Évora?
Já agora pode indicar se há algum sitio onde se possam ler os comentários do Loulé?

Anónimo disse...

Ao Sr. João Fernandes (post de dia 14 às 16:11):

Mas......
...É possível que os Mouflões estejam já a preparar o terreno para um eventual desaire no jogo de amanhã?
...Pensavam que andavam a distribuir cabazes sem risco da asa partir?
...Ou vão aparecer com desculpas dos jogos da Taça?
Não se esqueçam que o campeonato é longo e que lesões todas as equipas têm.....
Enfim, depois de tanto espalhafato não admira que comecem a aparecer os pontos fracos....

Ptt disse...

O Jogo de Setubal Vs Santarém foi alterado de Domingo para Sábado pela direcção da Pista de Atletismo de Setúbal e comunicada na 5a feira ao Santarém pela direcção do Vitória de Setubal Rugby. O motivo agora de adiamento de jogo prendeu-se tal como as notícias têm divulgado, pelas intempéries que se registaram em Setubal na 6ª feira onde se verifica o mau estado do relvado de Setubal. Não só com o Rugby mas também esta situação provocou também o adiamento do jogo de Futebol Setubal Porto. Se acham que sabem os motivos destas alterações digam ao menos que "eu acho que não há jogo por falta de árbitro ou acho que o jogo se alterou pelo Jantar de Natal do RCS". Não se escondam no anonimato ou pior e mais cobarde ainda, assinem pelo nome de outras pessoas só para tentar criar picardias sem nexo. Pedro Gonzaga

AG disse...

O Sr. de Loule chama-se André Gomes e encontra-se identificado e assina os seus posts. Se o Sr anonimo entender portugues deve entender qual o objectivo dad minhas palavras.
Mas se nao entende EU vou ajuda-lo faze do um explicação muito simples:
1 - o RCL entende que a FPR cumpra os seus regulamentos
2 - o Loulé quando foi notificado pela FPR esclareceu o porque de o atleta não ser considerado inscrito para a 1. Jornada
3 - recebemos o e-mail do Sr Manuel a solicitar um comentário ao qual respondemos prontamente
4 - solicitamos ao Sr Cabral que o mesmo seja tornado publico pois assim sendo não consigo entender o porque de querer um comentário solicitado ao clube

Resumindo o Loulé encontra-se do lado da verdade desportiva onde os mentirosos devem ser castigados e os verdadeiros devem ser elogiados.

Andre Gomes

Manuel Cabral disse...

Caro André Gomes, estranho este seu segundo comentário, já que tive a delicadeza de lhe responder pessoalmente por e-mail ao primeiro, onde lhe expliquei porque não publiquei a vossa resposta.
Mas creio que não será difícil as pessoas entenderem que com a divulgação de um segundo comunicado da FPR no dia 3 de Dezembro, segunda feira, toda essa questão se alterou, não fazendo sentido algum publicar um esclarecimento sobre uma coisa - o eventual castigo ao Loulé (ou ao Évora)- que não sabemos se afinal vai acontecer.
Após a decisão federativa sobre esta matéria, cá estaremos para comentar o que ainda se justificar. Até lá, não.

Manuel Cabral disse...

O André Gomes se acha que o esclarecimento do Loulé deve ser tornado público, pode fazê-lo na sua página do Facebook, por exemplo.

Anónimo disse...

boa noite!
Antes demais quero pedir desculpas a toda a familia do RC Santarém, por uma besta qualquer ter assinado em meu nome. Sei porque o fez, foi mesmo por ser parvo. Nem sabia que o jogo tinha sido. Também não sei o que move este tipo de gente.
agora sim
Artur Coelho