8 de dezembro de 2012

PORTUGAL NOS QUARTOS FRENTE A FRANÇA

Ao conquistar o primeiro lugar do grupo D de qualificação para os quartos de final da Cup, Portugal não só iguala o seu melhor resultado de sempre no Circuito, como consegue o feito inédito de se apurar duas vezes seguida para as finais principais.

No Grupo A foi necessário aguardar pelo resultado do último jogo para se saber quem se classificaria em segundo, terceiro e quarto lugar, já que as três equipas com uma vitória cada tiveram que recorrer aos pontos marcados/sofridos para saberem onde ficariam. A Àfrica do Sul venceu o grupo, e no segundo lugar ficou a França, com um saldo de pontos marcados/sofridos de -14, seguida pela Samoa com -16 e a Austrália com -17.
Como se vê - e poderia ter sido o caso de Portugal - mesmo quando o cabrito já está esfolado, não se pode deixar a iniciativa ao adversário
Há que ter um temível instinto assassino que não permita a teoria do coitadinhos voltar-se contra nós.
Estamos a ganhar? Pois então é altura de lhes enfiarmos mais uns pontos, para que não se esqueçam de nós!

No Grupo B todos acreditavam que a Nova Zelândia não iria ter problemas, e na verdade foi apurada mas perdeu com as Fiji e teve que se contentar com a segunda posição, enquanto os ingleses lá vão na sua via crucis disputar a terceira Bowl da época...em três torneios...devidamente acompanhada da Escócia, que apesar de ter mostrado bastantes melhorias e ter vencido as Fiji, mais uma vez não conseguiu chegar lá.

No Grupo C mais equipas empatadas com o mesmo número de pontos tiveram de recorrer aos pontos marcados/sofridos para saber quem era quem.
Os saldos deram a vitória ao País de Gales, que segue em frente acompanhado pela Argentina, enquanto o Quénia se ficou pela Bowl, com os nossos vizinhos espanhóis que se viram batidos nos três jogos que efectuaram.

No Grupo D já sabemos que Portugal terminou só com vitórias, seguido dos EUA que conseguiram duas, e deixando para trás os favoritos Canadá e os convidados do Zimbabwé.

Veja o quadro completo dos resultados de hoje e os jogos dos quartos de final de amanhã, sabendo que o Portugal-França será às 13,23 horas locais, 11,23 horas em Lisboa, 09,23 horas em Brasília e 08,23 horas em Salvador.
(perguntou-me um leitor por que eu apresentava estes horários todos, e a justificação prende-se com a origem de quem me lê, onde os portugueses são a grande maioria, mas existindo também grupos significativos que me visitam obedecendo aos horários de Brasília e de Salvador)


Foto: IRB/Carl Fourie

1 comentário:

Anónimo disse...

acabo de ver o jogo contra a França e é pena que não tenhamos aproveitado um jogo muito acessivel. não jogámos como tinhamos jogado até então. não houve a pressao habitual, não fizemos jogadas originando offloads, quisemos procurar o contacto.
Acho que tinha sido um bom jogo para Miguel Lucas que tem surpreedido muito na defesa e breakdown.