23 de dezembro de 2012

MONTEMOR PERDE PELA PRIMEIRA VEZ ESTE ANO

A derrota do Montemor na Lousã é o facto mais significativo de toda a jornada, não tanto pela vitória da Lousã, mas mais por ser a primeira derrota em competições oficiais da época por parte dos alentejanos.
Mas a vitória do Setúbal sobre o Caldas foi o resultado com maiores implicações na tabela classificativa, já que começa a definir quem deverão ser os quatro da frente, agora que não existem dúvidas quanto à pontuação das equipas, restando apenas a realização dos jogos em atraso para que tudo fique bem preto no branco.

SETÚBAL *29-25* CALDAS (5-1)
Um resultado aparentemente equilibrado com ponto de bónus defensivo para o Caldas, mas sobre o qual os ensaios marcados contam outra história.
O Setúbal com cinco toques de meta, e apenas com uma violação da sua área final, só se poderá queixar de si próprio e do excesso de faltas cometidas, que permitiu aos caldenses aproximarem-se perigosamente no marcador.
Com este resultado os setubalenses ficam mais longe da concorrência, na disputa do quarto lugar, enquanto o Caldas vai ter que começar a pensar na sua estratégia para a fuga à despromoção.

ÉVORA 17-3 LOULÉ (2-0)
Em jogo realizado em Loulé, ninguém acreditava que o Loulé desse a luta que deu, chegando ao intervalo com um empate a três pontos, mas no segundo tempo os eborenses conseguiram elevar o seu nível, e os algarvios já não foram capazes de suster o poderio dos forasteiros, nem tiveram força para impedir os dois ensaios transformados (um de penalidade) que fizeram toda a diferença no marcador.
Com a vitória e aproveitando a derrota do Montemor na Lousã, os chaparros distanciam-se um pouco dos muflões, mas não tanto que não permita a recuperação destes, se conseguirem ultrapassar o Loulé no jogo que têm em atraso.
E o resultado deve servir de alerta À equipa, pois quem quer ser campeão não pode sofrer assim...
O Loulé sai bastante prejudicado do embate, já que vê o seu concorrente mais direto pelo quarto lugar fugir para uma distância mais confortável, que fica registada agora em nove pontos, acrescendo a isto que se os louletanos, no jogo em atraso, vão defrontar o Montemor, os setubalenses terão pela frente uma equipa que pode estar ao seu alcance, o Santarém.

LOUSÃ 26-19* MONTEMOR (2-1)
A vitória da Lousã era uma possibilidade, que se poderia tornar realidade se os visitantes não conseguissem segurar Lean Stoop e Casper Lotter - e nós avisámos aqui.
Pois foi o que aconteceu, e um ensaio para cada um deles ditou o vencedor da partida, restando ao Montemor a consolação do bónus de defesa, que lhes permite estar, com um jogo em atraso, apenas a quatro pontos do líder.
Claro que o pé afinado de João Bonny ajudou, e os 16 pontos que marcou vão na esteira da tradição lousanense de chutadores de qualidade, que vem já dos famosos drops do "padrinho" José Redondo...
Sem grandes consequências na tabela classificativa - apenas confirma que Montemor, Évora e Lousã são realmente as três melhores equipas da divisão - se não fossem os seis pontos perdidos na secretaria, os serranos poderiam dormir bem mais descansado.
A derrota do Montemor - que foi a primeira desta época - servirá com toda a certeza para os muflões não baixarem a guarda nos embates que se seguem, e encararem a fase final, que está praticamente assegurada, com cautela e canjas de galinha para que o resultado final seja aquele que mais ambicionam.

Fotos: Rugby Club da Lousã

14 comentários:

Jonas Stilwell disse...

os meus parabéns ao rapazes do Lousã por serem protagonistas da semi-surpresa da jornada. e semi porque, como já tinha dito anteriormente, não existem equipas imbatíveis, e o Lousã poderia muito bem vencer o Montemor.

penso que, antes de festejar tanto as derrotas dos adversários, ou as suas próprias vitórias, os adeptos de cada clube se devem lembrar que ao fazê-lo estão a dar muito mais valor ao adversário do que este muitas vezes tem, ou pelo menos, do que o reconhecem.

a garra do Loulé surpreendeu os eborenses, que não conseguiram uma vitória assim tão robusta quanto se podia pensar. bom pormenor dos algarvios, espero que se continuem a afirmar na 1ª divisão.

quanto ao Setúbal - Caldas, em conjunto com as punições que saíram anteriormente, parece que deixa a porta fechada ao sonho do Caldas e do Santarém em conseguir um lugar no grupo de apurados. mas no rugby tudo é possível e decerto que os rapazes de Caldas e Santarém crescerão na 2ª volta e mostrarão um melhor rugby - ou pelo menos espero que sim.

um abraço a todos!

Anónimo disse...

Não está relacionado com o conteúdo do post, mas está relacionado com um clube da Primeirona.
Hoje, o Rugby Clube de Santarém, numa humilde lição de rugby convocou adeptos, jogadores e dirigentes para um jogo de Natal, onde estiveram oitenta pessoas. Neste jogo foi doado um cabaz de Natal a um jogador da equipa, Belgídio Mascarenhas.
Penso que o RCS, alvo de muitas críticas, nomeadamente neste blog, deve ser congratulado pelo espírito de rugby que impõe, ao contrário do que muitos possam pensar.

Boas Festas para todos os leitores do Mão de Mestre e para o sr. Manuel Cabral.
Um abraço,
BM

Anónimo disse...

concordo plenamente com o jonas. sou eborense e antes de atirar os foguetes ou dar-me por vencido espero pelo que realmente importa, a fase final. é lá que se fazem as contas.

cumps
joão matos

Anónimo disse...

Acho que vou me candidatar a secretaeia da fpr. Acho que e la que se joga rugby.

Anónimo disse...

o Montemor perdeu a invencibilidade, a Primeirona acumulou mais competitividade, num jogo muito agradável de se ver, entre duas grandes equipas. a Lousã tem passado despercebida mas há uns aninhos que é das melhores equipas da 1ª divisão.

Anónimo disse...

caro BM, sou um dos criticos à posição que muitas vezes os jogadores do Santarém tomam. e digo e penso isto porquê? porque ganhem por 50 ou percam por 50 a alegria é sempre a mesma, na 3ª parte. no rugby português, como todos sabemos, tudo é amador, no entanto, não é por sermos amadores que temos que meter de lado uma atitude esforçada, dedicada, tudo em nosso favor e, consequentemente em prol do rugby nacional. não é isso que vejo, muitas vezes, na equipa do Santarém o que acho lamentável! a 3ª parte existe para socializarmos e para unir os jogadores tanto da mesma equipa como adversários, não para ser a cena principal.

de resto muito boa atitude do Santarém, especialmente no que diz respeito ao jogador a quem foi doado o cabaz.

peço ao sr manuel que deixe passar o comentário só para que não se pense que a malta critica por criticar.

boas festas a todos!

Anónimo disse...

parabéns ao santarém pela iniciativa!

bom natal e feliz ano novo ao mão de mestre e às pessoas que contribuem para a qualidade do site.
cumprimentos
LP

Anónimo disse...

Não quero de forma alguma com este comentário retirar o mérito à equipa da Lousã, mas todos sabemos que apesar da organização e vontade que o Montemor demonstra, jogando com praticamente todos os jogadores da cidade, demonstra desvantagem no que respeita à realidade por exemplo do Évora, que é uma equipa de capital de distrito e da lousã que tem outras capacidades financeiras e uma estrutura mais sólida. A verdade é que na minha opinião, não fossem estes dois jogadores estrangeiros, citados aqui na notícia e que quanto a mim são de uma qualidade acima da média e a lousão não teria qualquer tipo de hipótese contra este Montemor. Ainda asim parece-me também claro que o Montemor é mais equipa, tem um grupo mais homogéneo e coeso e que mais tarde esta união de muito servirá na fase final, quando conseguirem conquistar os seus objectivos.

Anónimo disse...

caro anonimo das 20:28 tenho de concordar contigo quando dizes que os dois estrangeiros sao de enorme qualidade mas nao percebo porque dizes que a lousa nao teria hipotese quando nem estava com a equipa na maxima força, faltam 4 jogadores dos 3/4s e alguns dos avançados e mesmo assim o maximo que o montemor consegue é um ensaio bastante duvidoso! foi um optimo jogo, sim foi, espero que ambas as equipas continuem a melhorar!

Anónimo disse...

o bonny nao é das escolas da lousa, se sabe chutar que o agradeça à Academica! se ele fosse correcto nao deixaria a lousa levar o credito pelo trabalho que a aac teve em forma-lo!

Anónimo disse...

Boa noite, Manel

Estou com curiosidade em relação ao jogo já passado
Évora - Montemor, se a FPR vai interditar o campo, espero para ver.

Anónimo disse...

Bom dia, Manel

Estou com curiosidade em relação ao jogo já passado Évora - Montemor, porque haveria a FPR de interditar o campo?

Anónimo disse...

é preciso lata o comentário das 01.32 sobre o pontapeador bonny formado na Académica. Não é só lata. é descaramento e de certeza que não é escrito por alguém da Académica. Então a Académica tem lá um chutador (Francisco Serra) que jogou 9 anos na Lousã e alguma vez a Académica agradeceu, ou pagou à Lousã a sua formação ? São comentários estúpidos e mais estúpidos ainda porque o chutador Bonny só se revelou chutador esta época. Que eu saiba nos anos anteriores e já cá está à 6 anos não era o chutador principal. E não era porque em cada 10 falhava 5. Ao contrário do Francisco Serra que em cada 10 falha 1.

Anónimo disse...

Correcção, o João Bonny está a fazer a terceira época pela Lousã e poucas foram as vezes que entrou com o papel de chutador. Neste jogo era mais um em que nem estava programado ser ele a chutar mas acabou ser e calhou bem. As pessoas falam sem saber. O comentário ao jogo esteve impecável e sublinhou bem o facto de os estrangeiros estarem a ser duas peças fundamentais no jogo da Lousã. Mas o que é certo é que o Bonny entrou bem, fez um bom jogo a todos os níveis e esteve, de facto, com o pé afinado agarrando bem a oportunidade que teve para chutar e mostrar que está ali e que podem confiar nele. De resto, espero que o Montemor continue o bom nível de rugby e que a Lousã consiga subir para com a prata da casa apoiar mais os estrangeiros.
Boas entradas para todos.
Cumprimentos,
JM