2 de dezembro de 2012

COMO SE ORGANIZAM OS GRUPOS DO CIRCUITO MUNDIAL DE SEVENS

A classificação de cada equipa numa etapa das Séries Mundiais influencia diretamente a composição dos grupos para o torneio seguinte, o que determina, por sua vez, as possibilidades de acesso à competição principal (a Cup), pelo menos em teoria.

No Dubai 7's, Portugal foi penalizado pela sua classificação em Gold Coast (último lugar) e teve um dos mais difíceis grupos da etapa dos Emirados, conseguindo uma das melhores clasificações de sempre de Portugal, com o doce sabor de vitórias sobre a África do Sul e Ingalterra.

E a única derrota que sofreu no primeiro dia de prova, foi por escassa margem perante aquela que seria a grande vencedora da etapa - a Samoa.

Para que possa acompanhar este processo, veja como está o ranking completo neste momento da época:

E para que fique bem explicado como pontuam as equipas em cada jornada veja o quadro seguinte:
Por aqui se compreende bem como Portugal conseguiu os seus 11 pontos na tabela - primeiro sendo semi finalista vencido da Shield (1 ponto), e depois, este fim de semana, sendo semi finalista vencido da Plate (10 pontos).

Além de todas as óbvias consequências da classificação das equipas em cada etapa, junta-se ainda o facto que a composição dos grupos na etapa seguinte (neste caso Port Elizabeth na África do Sul) depende daquela classificação (neste caso do Dubai).

Para organizar aqueles grupos, a IRB separa os três primeiros classificados, que entram diretamente nos grupos A, B e C, e depois junta as restantes equipas em três urnas de sorteio compostas da seguinte forma (entre parentesis a classificação do torneio anterior):

Urna 1, 5 equipas (4-5-6-7-8)
Urna 2, 4 equipas (9-10-11-12)
Urna 3, 4 equipas (13-14-15-16*)
* Equipa Não Residente
(As posições 7 e 8 são as duas equipas equipas vencidas nas semi finais da Plate, e as posições 11 e 12 são as equipas vencidas nas meias finais da Bowl, e as equipas 14 e 15 as semifinalistas da Shield)

Depois, as equipas são distribuídas (no caso das três primeiras) ou sorteadas da seguinte forma:
Grupo A - 1ª class., Urna 1 (1 equipa), Urna 2 (1) e Urna 3 (1)
Grupo B - 2ª class., Urna 1 (1 equipa), Urna 2 (1) e Urna 3 (1)
Grupo C - 3ª class., Urna 1 (1 equipa), Urna 2 (1) e Urna 3 (1)
Grupo D -  Urna 1 (2 equipas), Urna 2 (1) e Urna 3 (1)

Desta feita o sorteio foi agradável para Portugal,  que estava na Urna 1, graças ao 7º/8º lugar conseguido por ter disputado uma semi final da Plate, e viu as equipas 4 (França) e 5 (País de Gales) saírem para os grupos A e |C, respectivamente, e ficou no Grupo com a 6ª classificada (Canadá) e as 11ª/12ª (E.U.A.) e a 16 (Equipa Não Residente - Zimbabwé).

Melhor que isto seria muito difícil. Esperemos que os Linces saibam aproveitar a chance e consigam, novamente, um lugar para a Cup.

Veja a composição final dos grupos para Port Elizabeth:


Foto: IRB/Martin Seras Lima

2 comentários:

Anónimo disse...

a data na imagem dos grupos esta errada

Manuel Cabral disse...

Tem razão, obrigado.
Onde está Novembro deveria estar Dezembro...