22 de dezembro de 2012

CASTIGOS - ASSUNTO ENCERRADO?

Com aquele que se espera que seja o anúncio definitivo dos castigos federativos, chega ao fim uma saga de contornos diversos que apenas têm um ponto em comum - a redução do prestígio das instituições.

A redução de 74 pontos aos 222 anunciados em 28 de Novembro pela FPR deve ter trazido de volta alguma justiça, e reposto alguma da verdade desportiva que é imprescindível para o sucesso das competições, e portanto a decisão do presidente da federação em reabrir os processos mostrou-se adequada e deve ter beneficiado os não infratores.
Não podemos no entanto olhar para o lado e esquecer que mesmo assim ainda foram aplicadas punições num total de 148 pontos, atingindo 11 clubes.

Mas continuamos a lamentar a forma como todo o processo foi conduzido, com a decisão tomada em reunião do plenário da direção, e divulgada em 28 de Novembro por decisão desse mesmo plenário, de um conjunto muito importante de castigos, já que se verificou que afinal nem todos eles eram justos - ou não teriam sido anulados.

Como entender que uma decisão tão importante tenha sido tomada face a um trabalho preparatório de imensa responsabilidade (que deve ter existido), mas que se veio a constatar que estava mal elaborado? Porque se não estivesse mal elaborado, a direção federativa não teria tomado as decisões anunciadas em Novembro, e que agora veio rever.

Ou seja, se a FPR esteve bem em reabrir os processos, e em dar razão a quem a tinha, não é menos verdade que esteve mal quando não soube conduzir um processo de tão grande melindre, tomou decisões manifestamente erradas e precipitadas, tornou-as publicas, e deixou durante três longas semanas todo o rugby nacional sem saber qual era a verdadeira situação dos três campeonatos nacionais de seniores.

Mas o que esta situação demonstra sem qualquer dúvida - e muitos outros exemplos podem ser dados - é a falta de estrutura federativa que enquadre a atividade nacional do rugby em Portugal, e seria bom que a FPR, o seu presidente, pensasse séria e rapidamente na criação dessa estrutura, que deverá representar para o orgão dirigente uma parcela de administração pelo menos tão importante como as seleções nacionais.

Na verdade essa área da intervenção federativa (as seleções)  - que tem tido resultados meritórios - não tem sido, e nunca foi, acompanhada por um cuidado na preparação, condução e encerramento das competições nacionais, esquecendo-se sistematicamente os nossos dirigentes que a razão de ser da existência da federação é a atividade interna - as seleções não sobreviverão sem os clubes.

Ninguém me ouviu dizer, nem ouvirá, que as seleções não devem representar uma fatia grande das preocupações federativa, aliás como tem acontecido, e o mesmo se pode dizer em relação ao rugby juvenil e à formação.

Mas a verdade é que não tem havido qualquer estruturação do rugby nacional, como se pode deduzir das constantes experiências que vão sendo feitas - sem que nenhuma das que foram levadas a cabo nos anos anteriores tenha tido sequência ou sequer efémero sucesso.

Esperemos que este triste episódio tenha servido de exemplo à FPR (e aos clubes!) e que os nossos dirigentes saibam interpretar o que os clubes e as competições precisam, e tratem de lançar uma estrutura administrativa proativa - que não fique sentada na secretaria esperando que lhe cheguem umas inscrições ou uns boletins de jogo, que muitas vezes carecem de alterações, mas que antecipe os problemas e as situações e tome as medidas necessárias para que os problemas não cheguem a acontecer...

COMO FICOU A SITUAÇÃO NA DIVISÃO DE HONRA
A FPR confirmou o desconto de dois pontos ao Direito, e por via disso os advogados não chegaram ao final da primeira volta na liderança a prova, já que ao recolherem tantos pontos como o CDUL (36) perdem o primeiro lugar por terem marcado menos pontos que o seu rival, no jogo que pôs as duas equipas frente a frente (5ª jornada).
Portanto, à 10ª jornada, o CDUL era o primeiro da tabela, com o mesmo número de pontos que o segundo, o Direito.

COMO FICOU A SITUAÇÃO NA PRIMEIRONA
Os pontos descontados ao Setúbal (10), ao Loulé e à Agrária (2 pontos cada), foram completamente anulados, e a Lousã viu a sua punição reduzida de 10 para seis pontos.
Assim, no topo da classificação, e mantendo-se no final da primeira volta em atraso os jogos Loulé-Montemor e Santarém-Setúbal, o Évora passa para a liderança com mais um ponto que o Montemor, mantendo a Lousã o terceiro lugar, mas agora com 19 pontos.
O quarto lugar está agora ocupado pelo Setúbal, que vê a possibilidade de ter 10 pontos retirados jogada fora, e fica numa excelente posição para defender a inclusão na Fase Final, com 14 pontos na tabela.
O Loulé, apesar de ter visto o seu castigo anulado, perdeu a quarta posição para o Setúbal, mas mantém uma confortável vantagem sobre o sexto classificado, com 10 pontos contra quatro.
A sexta posição é agora ocupada pela Agrária, que viu também o seu castigo anulado, e com os quatro pontos que tem, fica na frente de Caldas e Santarém (os dois com três pontos na tabela), que viram os castigos anunciados serem mantidos.

COMO FICOU A SITUAÇÃO NA SEGUNDONA
ZONA NORTE
Com excepção da Lousada que viu confirmados os 42 pontos de punição, Famalicão e Guimarães viram os seus descontos integralmente anulados, e com isso retomaram a liderança isolada da prova, empurrando a UTAD para a terceira posição, com menos sete pontos que os vimaranenses e oito que os famalicenses.
O Braga que também viu o seu desconto anulado mantém a quarta posição, mas agora sem pontos negativos.

ZONA SUL/LISBOA
O Beira Mar viu o seu castigo ser anulado, e com esses pontos retoma a liderança da prova, com mais três pontos que o segundo classificado, o Sporting, enquanto o São Miguel viu o seu castigo de 20 pontos reduzido a dois pontos apenas, ficando assim na quarta posição com 11 pontos a três pontos do terceiro, o Belas, e com o mesmo número de pontos que a FCT.
O Kellerman, continua na cauda do pelotão, mas viu o seu castigo ser reduzido em oito pontos.

Foto: Rugby Vila da Moita/José ChorãoAguinaldo Vera-CruzRugby Vitória de Setúbal e Rugby Clube de Oeiras/Tânia Garrett

22 comentários:

Anónimo disse...

"o São Miguel viu o seu castigo de 20 pontos reduzido a dois pontos apenas, ficando assim na quarta posição com 11 pontos" (sic)

Deve ser uma gralha de cansaço pois, vendo a classificação, o S.Miguel está em primeiro !!

Anónimo disse...

E os restantes escalões. temos conhecimento, de fonte segura, de que na formação (sub 21, sub 18 e sub 16) as infrações ainda foram mais assentuadas.

Manuel Cabral disse...

Anonimo das 08:26
Podia ser, mas não é...A classificação utilizada para os comentários foi aquela que conta para o apuramento, sem equipas B's...Apresentamos a outra classificação apenas para dar uma ideia mais correta do que se passa em cada região.

Anónimo disse...

em 4ª, só com 3 jogos (contra 4 e 5 das outras equipas) e sem derrotas!

Anónimo disse...

Está uma azia a licor Beirão ali para os lados de Montemor... ui ui

Anónimo disse...

crav 23-21 cascais

Anónimo disse...

utad 7 - Guimarães 19

Francisco Bernardino disse...

Gostámos bastante do comentário do Mão de Mestre a todo este processo mas infelizmente o amadorismo e a forma no minimo displicente, para não lhe chamar incompetente como a FPR conduziu o assunto não se fica por aí. Neste acordão em que se desculpa os castigos, ao contrário daquele em que se atribuiam os castigos, não se justifica porque foram alguns castigos anulados e outros não. Se os clubes quizerem recorrer têm sete dias para o fazer mas como o acordão nada justifica, vão ter que ir consultar o processo na FPR...que está fechada até dia 27. Pergunta-se, havia necessidade de enviar cá para fora um acordão tecnicamente tão mal elaborado? havia necessidade de enviar cá para fora um acordão que de tão incompetente facilmente será alvo de quem o queira contestar? qual a necessidade de enviar um acordão em que nada se justifica em vesperas da FPR fechar para férias? Terá sido a pressa de ir de férias? è pena que a FPR actue desta forma porque em vez de disciplinar e de se fazer respeitar, apenas contribui para o amadorismo que queria inicialmente combater. Os amantes do Rugby em vez de verem na Federação uma entidade competente e fiável vêm uma coisa que não pode ser levada muito a sério e em que não se pode confiar. Acordãos deste tipo dão azo a todo o tipo de suspeições e isso é tudo o que a FPR não deveria querer. A forma como este acordão foi escrito é de fazer rir muita gente e deveria corar de vergonha os que para ele contribuiram. Ou muito me engano ou a FPR ainda vai ter que gastar muito do seu tempo a corrigir este disparate. Esperemos que no final perceba que não pode ser tão amadora e que não pode ser aquilo que critica aos clubes.

Anónimo disse...

Lá vai o Cascais de vela ...

Anónimo disse...

Como é possível?..

Anónimo disse...

esse montemor é só garganta hoje na lousa levaram no bico em todo o jogo. Tem a mania que são bons aqui para os lados da serra eles vem e nos ganha-mos.

Saudaçoes beironistas

Anónimo disse...

E o castigos dos jogos aduados da primeira jornada? Os castigos serão anunciados aquando a realização dos mesmos? Se existem castigos, temos de ser coerentes...

Anónimo disse...

Há para aí um "doutor " a mandar abaixo a decisã o e a fundamentação da FPR. Está-se mesmo a ver qual é a sua cor clubistica. O SR DOUTOR devia querer um acordão com cinco páginas, sem nada dizerem, sem ninguem perceber e sem nada decidir. Pois eu acho excatamente o contrário. O processo sendo tão melindroso acabou por ser muito bem resolvido. Todos os Clubes sabem muito bem qual a razao das penalizaçoes. Estão informados. Querendo podem consultar o processo na FPR. Fizeram muito bem em não dar a conhecer a toda a gente coisas que só a alguns interessa. Nem por isso deixou de s er um processo transparente e quem quiser pode recorrer. Talvez o SR? DOUTOR queira arranjar um processo ardilodo que permita validar jogos em que as equipas hogaram com jogadores não inscritos. São mentes destas que puseram o Paí s neste estado

Anónimo disse...

Toca a refazer a tabelinhas da classificação!!!

Anónimo disse...

Os clubes vão recorrer( é um direito que lhes assiste). A F.P.R. meteu os pés pelas mãos e fez m..... Aplicou um regulamento que ainda não está em vigor. Mais...a direcção seja do que for não pode aplicar castigos, é o conselho de justiça, o que não foi o caso.

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 18:27 estás com certeza a referir-te a outros que não o Mão de Mestre, onde todas as classificações estão com os castigos já atualizados.

Anónimo disse...

Anonimo das 17:33 para teu esclarecimento a seguir reproduzo parte do artigo 8° dos Estatutos da FPR que deveriam ser rigorosamente respeitados.
ARTIGO 8º
Publicitação das decisões
Deverão ser publicitados na respectiva página da internet, www.fpr.pt, todos os dados
relevantes e actualizados relativos à actividade da FPR, em especial:
a) ...
b) As decisões integrais dos órgãos disciplinares ou jurisdicionais e a respectiva fundamentação...

Anónimo disse...

Meu caro " doutor ", o Regulamento foi cumprido, estão lá os dados relevantes. É claro que o " doutor " quer saber detalhes. Os verdadeiros interessados já o sabem há muito e poderão sempre confirmar e, se não concordarem, podem sempre apresentar recurso ao Conselho de Justiça já que o Disciplinar, não é " doutor " ?, lava as suas mãos. Mas parece-me que o "doutor " não está a ver bem a coisa.....Os castigos são do foro administrativo e da competência da Direção que, como se sabe está muito bem assessorado juridicamente.

Anónimo disse...

Ainda não perceberam que é da confusão que os advogados ganham dinheiro. Já recebemos uma oferta dum para reclamarmos. Não o faremos porque prrderiamos de duas formas

Francisco Bernardino disse...

Caro anonimo das 17h33m, eu tenho um nome que fiz questão de escrever não me escondo sob o anonimato.
Em segundo não ligo muito a titulos mas este acordão é tão mauzinho que não é preciso ser doutor para o perceber. O que custa a perceber é como uma organização que se quer profissional redige acordãos de tão baixa qualidade técnica.
Sobre a minha cor clubistica, aqui sim devo dizer que me deixou curioso, com tantos clubes envolvidos, como é que conseguiu perceber a minha côr clubistica?
Só mais uma achega os interesados no processo nada sabem, a não ser que existam "filhos e enteados" e uns saibam mais do que outros e nisso eu não quero acreditar.

Anónimo disse...

b) As decisões INTEGRAIS dos órgãos disciplinares ou jurisdicionais e a respectiva fundamentação...

Isto só para conversar, porque jogo jogado está lá: Doutores em primeiro em todos os escalões...

Por respeito com a época não falarei em efeitos colaterais do tipo azia...:)))))))

Anónimo disse...

POIS! MAS A DIRECÇÃO NÃO É ORGÃO DISCIPLINAR NEM JURISDICIONAL. COmpreendes?