2 de dezembro de 2012

AGRONOMIA MANTÉM SONHO DA QUINTA*

Seis equipas da DH e dois “intrusos” de escalões inferiores (Lousã e Montemor) vão estar nos últimos oito candidatos a levantar a Taça de Portugal 2012/13.
No jogo-maior da eliminatória, a vencedora das últimas quatro edições, Agronomia, venceu Direito (24-10) e pode continuar a sonhar com aquele que seria um inédito quinto troféu consecutivo.

Foi pena que os caprichos do sorteio colocassem frente-a-frente, nestes bem madrugadores oitavos-de-final, os vencedores de oito das últimas nove Taças de Portugal, pois assim uma das mais emblemáticas equipas nacionais iria ficar prematuramente pelo caminho.

Ontem, na Tapada, calhou a Direito ter que se despedir de uma prova que já venceu por sete ocasiões, a última das quais em 2008.
Mas no final dos 80 minutos, a ideia que fica em todos os que assistiram à partida foi que os agrónomos foram justos vencedores, pois foram sempre quem mais quis vencer… e mais fizeram para isso.
Além de, pormenor não despiciendo, constituíram a única que conseguiu marcar nos períodos em que teve domínio, ao contrário do quinze de Monsanto, que se apresentou na “ressaca” dos dois pontos retirados, esta semana, na classificação da DH e ainda sem os influentes António Aguilar (lesão no calcanhar trazida do Chile) e Vasco Uva que já deverá regressar, após a operação à mão, no próximo compromisso da sua equipa – para lá de entrar com João ‘Pipas’ Correia no banco e da ausência de dois ”heróis” do Dubai…
Num relvado demasiado enlameado e muito pesado que tornava a vida assaz difícil para quem tentava ali jogar rugby com alguma qualidade – o que até foi acontecendo, os nossos parabéns aos jogadores – estes foram uns heróis e poucos minutos depois do início da partida já não se distinguiam os atletas das duas equipas, pois o castanho da lama que os cobria era igual para os dois lados.
Agronomia entrou melhor, com os avançados mais determinados no jogo no chão, a dominar as touches para as “torres“ Fernando Almeida e João Paiva, e aos 7' Duarte Cardoso Pinto, já na área contrária, deu um inteligente pontapé raso para as costas da defesa, aparecendo Guilherme Covas a deslizar metros e metros na lama para o ensaio inaugural (5-0).
Até que aos 20' os avançados de Monsanto acordaram graças ao “despertador” Vasco Fragoso Mendes e Direito começou finalmente a ganhar ascendente, mas sem conseguir concretizá-lo em pontos.
E aos 35' as coisas ainda ficariam piores para os visitantes quando o n.º 8 António Duarte carregou bem um pontapé denunciado de Manuel Raposo.
Dois passes rápidos libertaram Guilherme Covas, que literalmente voou para os 12-0. Consegui-lo no meio de todo aquele lamaçal é algo que me escapa.
A mim e certamente à mecânica física...
Em cima do intervalo e num jogo em que os pontos surgiram mais do aproveitamento de erros adversários do que propriamente fruto de intenso labor, Direito reduziu num lance de contra-ataque puro.
Agronomia no ataque com perigo à entrada dos 22 contrários, advogados recuperam muito bem a bola num excelente contra-ruck e o n.º 9 Manu Raposo chuta para uma zona onde não morava qualquer adversário, sprinta 80 metros… e estavam feitos os 12-7 ao intervalo.
Os advogados regressaram melhor no 2.º tempo, com a avançada mais dinâmica e lutadora, obrigando os agrónomos a defenderem-se com todas as armas, de tal forma o fizeram que ficaram com um jogador a menos por 10’ numa falta frontal (escandalosa entrada lateral).
Mas tanto domínio só redundaria numa penalidade de Malheiro (12-10) que seria o canto do cisne de Direito.
As equipas sentiam crescentes dificuldades para avançar no terreno e qualquer bola perdida era chutada pelo adversário, na única forma de avançar metros num mar de lama.
Mas comandada como sempre brilhantemente por Cardoso Pinto – aquela carequinha, a luzir no meio de tanto castanho, parecia um GPS a conduzir os companheiros para a frente… – Agronomia voltou a dominar e empurrou o adversário, em definitivo, para o seu meio-campo.
Aos 61’ teve toda a sorte do mundo numa bola largada por um avançado advogado à saída dos seus 22, que Pedro Lorena (entrado na 2.ª parte) seguiu ao pé para um terceiro ensaio… caído do céu.
E o quinze da casa, moralizado e sentindo que a eliminatória estava no papo, finalizaria em alta, com uma sucessão de mauls em cima da área advogada que foram sendo sucessivamente contrariados, até que um deles seria concluído pelo poderoso Marthinus Hoffman (o passe interior de DCP para o seu talonador é uma delícia…), selando os finais e justos 24-10.
O Técnico foi à Guia eliminar o Cascais, por concludentes 46-8, fruto de oito ensaios numa exibição de grande nível, a melhor efetuada pelo quinze das Olaias nesta época.
A equipa da Linha nunca encontrou resposta adequada às ações do médio de abertura Kane Hancy – um dos três neozelandeses que os engenheiros fizeram alinhar de início, a par do asa Scott Huren e do n.º 8 Taione Vea (que pela primeira vez não marcou qualquer ensaio!) – autor de mais uma bela exibição e forte candidato a melhor estrangeiro a jogar neste momento no nosso país.
Nos vencedores merecem ainda realce o regresso, após demorada lesão, do capitão Bernardo d’Eça, que jogou a três-quartos centro, e o ativo e desinibido desempenho do médio de formação André Aquino, 17 anos (titular da seleção sub-18), que se viu “atirado às feras” por lesão, no aquecimento do habitual n.º 9 titular dos engenheiros.   
  
Em Évora, o Belenenses sofreu a bom sofrer para não ser o causador da surpresa da eliminatória, mas acabou por sair por cima diante do CR Évora, por suados 21-17.
Os chaparros, com um pack de meter respeito, começaram a todo o gás e de rajada conseguiram um par de ensaios, para 12-5 aos 17'.
Os azuis, que se apresentaram muito desfalcados (não por gestão de plantel ou menor respeito pelo rival, mas por que a isso foram obrigados) ainda marcaram antes do intervalo um ensaio pelo 2.ª linha Cabral (perdiam 17-13 no descanso) e só conseguiriam a reviravolta a 12' do fim, num ensaio do ponta Nuno Gaspar.
Em Leça da Palmeira, o CDUP afastou a Académica ao vencer, por 20-14.
Ao intervalo os “pretos” iam na frente por 9-6 e foram mantendo o equilíbrio no resultado muito por obra e graça de Francisco Serra, que continua a levar a sua equipa às costas – e é incrível como, após largas semanas, se mantém num nível tão elevado sem quebras de ritmo nem eficácia.
Mas no 2.º tempo os portuenses confirmaram o seu superior momento de forma e com ensaios de Rodrigo Figueiredo e Francisco Otto atiraram o finalista derrotado da última edição borda fora da Taça.
Na Sobreda e ao nono jogo oficial que disputou, o Benfica venceu pela primeira vez nesta temporada, batendo o RC Santarém, por 18-0. Ao contrário do que vem sendo habitual na DH, desta feita os encarnados tiveram muito mais bola nas mãos e apesar das reconhecidas dificuldades em manuseá-la em condições, estabeleceram a natural diferença entre quinzes de diferentes escalões, graças a ensaios de João Ventosa e Jorge Bento.   

O jogo da Sobreda, à partida, seria o jogo mais desinteressante da eliminatória. 
Os elementos de jogo seriam duas equipas actualmente a cumprir uma temporada abaixo das expectativas - o Santarém a fazer um modesto campeonato na 1ª Divisão quando se esperava mais, o Benfica com zero vitórias em todos os jogos oficiais que tinha disputado até este domingo - e um campo a fazer lembrar um pântano, a contrastar com o bom tempo que se fazia sentir, num jogo disputado em casa do Benfica em virtude do Santarém continuar sem poder jogar no seu.
Os ribatejanos entraram em jogo determinados a tentar surpreender o adversário e o Benfica não tardou a dar réplica, fazendo valer a sua posição de clube no mais alto escalão do rugby nacional. Ao intervalo o visitado já vencia por 10-0, resultado que viria a ampliar na segunda parte e a fixar o resultado final em 18-0, naquele que foi um jogo sem grande espectacularidade e no qual se esperava mais de uma equipa da Divisão de Honra que se assemelhou ao adversário, uma equipa de um escalão inferior.
Nota final para a arbitragem que teve uma actuação muito positiva, não contabilizando qualquer erro técnico.

Em Arcos de Valdevez, o CDUL mostrou estar empenhado em voltar a erguer o segundo troféu mais importante em Portugal – os universitários não vencem a Taça há 23 anos, desde 1989… – e sem fazer descansar nenhuma das principais peças e construindo uma exibição ao alcance de poucos a nível interno, não teve dificuldades para bater o CRAV (52-8), alcançando oito ensaios, com um hat-trick do tonguiano Seti Filo.
Nos restantes encontros, a Lousã foi a Belas bater os esquilos, por 22-15 e o Montemor foi a Famalicão impôr uma pesada derrota à equipa da cidade minhota por 19-64.
Veja o quadro completo dos resultados deste fim de semana, e os jogos dos quartos de final


*Texto: António Henriques, com Ana Silvério na Sobreda
Fotos: Pai Conde, António Simões dos Santos, Aguinaldo Vera-Cruz

44 comentários:

Anónimo disse...

boas, jogo mauzinho na sobreda como é dito na publicação, o benfica tem que crescer muito como equipa, pois a jogar assim nem na 1ª divisão é figura central...

parabéns ao évora pelo magnífico jogo que ontem fez, olhos nos olhos com um (ainda que desfalcado) belenenses, com certeza houve gente nos canaviais que pensou que a vitória do évora era possível.

quanto ao jogo nos arcos, o cdul mostrou estar a dar tudo para erguer a taça... vamos ver senão tem nenhuma surpresa.

cumps

Anónimo disse...

o Direito é uma sombra da equipa que foi, o Malheiro uma verdadeira desgraça, aqueles miúdos novos têm a mania que são bons e são muito fraquinhos, as decisões sempre erradas e quando não eram erradas eram muito mal executadas, naquela linha de 3/4 só se aproveita o formação o resto são muito maus, na avançada a 2ª linhanem se viu e o plano de jogo que é da responsabilidade dos treinadores deve ter sido dado para outro jogo e outro tipo de campo , o direito com estes treinadores e estes jogadores não vão a lado nenhum.

estranho um resultado tão desnivelado em cascais pensei que as duas equipas estariam muito equilibradas, quanto ao melhor estrangeiro era bom que olhassem mais para o pilar de agronomia, esse sim mt bom jogador e mais um ano e já pode jogar pela nossa selecção.

Anónimo disse...

montemor
cdul
agronomia
cdup

meias finais
montemor x cdup
agronomia x cdul

final
montemor x cdul

SIGA TAÇA!

Anónimo disse...

curioso ver os 2 outsiders a jogar um contra o outro...o benfica deveria ter ganho por uma margem muito superior (não retirando mérito ao santarém, mas estão muito verdinhos ainda) mas para isso era necessario ter qualidade.

Anónimo disse...

O belenenses só marcou dois ensaios, um em cada parte.

Anónimo disse...

Apenas acrescentar que o despertador do GDD foi para alem do vasco, o Luis alvim que fez um dos melhores jogos da época e tem estado num nivel incrivel e com a titularidade indiscutivel.

parabens pelo post

Anónimo disse...

parabéns aos clubes que continuam em prova e ao meu évora que se portou muito bem...pena não se ter aguentado

abraço

Anónimo disse...

bom jogo na tapada mas o gdd cometeu demasiados erros num jogo so. agronomia e cdul claramente mais fortes à semelhança do que se passou na passada temporada.

continuaçao de bom trabalho

Anónimo disse...

falar sem saber a realidade por que atravessa o Benfica nos ultimos anos é muito facil ...

Anónimo disse...

Os ensaios do CDUP foram marcados por Carlos Guerreiro e Francisco Sousa Otto, e não Rodrigo Figueiredo.
abr

Anónimo disse...

Parabéns aos vencedores mas também aos vencidos especialmente os que venderam cara a derrota. Assisti ao jogo entre o Belas e a Lousã e posso afirmar que se tratou de um excelente jogo de rugby. Jogo equilibrado com ligeiro ascendente da Lousã mas qualquer das equipas poderia ter ganho. Pelo que vi não seria nenhum escandalo se os esquilos tivessem vencido. Quem não soubesse diria que se tratava de um jogo entre equipas da mesma divisão.

Anónimo disse...

o benfica passa muitas dificuldades blablabla mas porque? porque quer! porque a direcçao deixa! por isso nao me parece que haja desculpa para tapar o buraco que eles sao...

Anónimo disse...

Parabéns ao Belém pela vitória em Évora. Porque apesar do pouco destaque já habitual neste blog, foi o Évora que deixou fugir a vitória e não o Belém que fez um mau resultado!

Anónimo disse...

este ultimo comentario demonstra bem a ignorancia de quem nao conhece a realidade dos clubes !

Anónimo disse...

parece que o santarém - benfica no próximo ano será renhido... na primeira divisão!!!

Anónimo disse...

Parabens ao Santarém pelo jogo que fez. Podia ter arrancado a vitória caso a equipa tivesse tido um pouco mais de ambição...

O jogo de Montemor parece-me ter sido engraçado. Espero ve-lo nas meias.

Anónimo disse...

Incrível como após uma derrota já crucificam o Gdd e os seus miúdos.Agronomia venceu bem e mereceu pq lutou mais e adaptou-se melhor às condições do terreno.por outro lado nao esquecer que faltaram entre outros:pipoca, vareta, aderito Esteves, Nuno taful, Luis salema, Francisco tavares, Vasco uva, António aguilar.se isto for a maior preocupação das equipas...

Diogo Fialho disse...

"O CDUL ... sem fazer descansar nenhuma das principais peças..."

Nunca pensei que considerassem o Tiago Girão, João Lino, Gonçalo Foro, Frederico Oliveira e os lesionados Carl Murray e Pedro Cabral, peças secundárias na equipa do CDUL...

Mr Moita disse...

jogo convincente do santarém, teriam ganho senão se acoitadassem mas a malta que gosta mais da 3ª parte do que do jogo fica assim por jogar contra um grande

Mr Moita disse...

já agora, boa publicação.

abraço

Anónimo disse...

Agronomia claramente a aproveitar erros de um Direito que certamente não percebeu o matagal onde estava a jogar.

CDUP com grande atitude, com uma equipa jovem e a demonstrar toda a raça que tem. Nunca desiste antes do apito final e tem valido boas vitórias. Muitos parabéns pelo momento em que se encontram!

Belenenses fraquinho! Independentemente das ausências. Muitos deles também não jogaram a semana passada contra o campeão nacional CDUL e arrancaram um empate no universitário.

Técnico a surpreender pela positiva. Vai ser um osso duro de roer, não só na taça mas até final da época.

Benfica miserável e a pedir descida de escalão urgentemente para voltar a ter a alegria de vencer.

CDUL a redimir-se dos últimos dois desastres e a fazer uma grande exibição (à campeão), num campo complicado, após uma viagem longa e com um estilo de jogo que mais nenhuma equipa apresenta em Portugal, fruto da sua dinâmica. E ao contrário do que se disse, com muitas ausências e jogadores novos a actuarem.

Anónimo disse...

grande jogo do belas! foi pena não ter dado para mais...

cheguei a pensar q o santarém iria surpreender o benfica.

parabéns pelo post.

Anónimo disse...

O Direito desfalcado e Agronomia???? Gustavo Duarte, Tomás Gonçalves, Mira , Cortes, etc , e não tenham dúvidas que daqui a duas semanas agronomia ganha em Monsanto , e se for como ontem é com ponto bónus.

Anónimo disse...

Obrigado pelas críticas ao Santarém.

A malta aqui agradece. Como dizia Oscar Wilde " é melhor falarem mal de nós do que não falarem de todo"

Cumps
Diogo Stilwell

Anónimo disse...

Mais uma vez cabe ao RCM a missão de representar todo o Sul do Tejo desta vez é na Taça de Portugal

Anónimo disse...

A Malta fala de ausências de todos os clubes mas de Agronomia parece que nao falta ninguém e que quando ganham é sempre porque falta alguém das outras equipas, coincidência que tenha conseguido nos últimos 15 anos ir a todas as fases finais, a quase todas as finais, tenha ganho praticamente todas as taças, algumas supretacas, mandos lê-se aqui e parece ter sio tudo coincidências e sortes!
Não sejam tão facciosos!
Para este jogo agronomia não contou com: Francisco mira, Santiago louro, Bernardo Marques, Bernardo Campelo, Manuel sentindo, João Cardoso Pinto, Vasco Gaspar ( todos estes que estão este mês de volta) mais o tomas Gonçalves que ainda há possibilidade de regressar. Afinal também Agronomia esta a jogar desfalcada.

Abraço e sejam mais imparciais

Anónimo disse...

Grande jogo do asa Luis Alvim, é novinho mas parece que já merecia uma chamada do Errol Brain...

Anónimo disse...

Tudo em aberto, até memso uma chegada do Montemor à final, porque não? Força Montemor, esta semana os gajos do licor beirão e para a semana os meninos do cré, que vão levar na pá no "inferno dos canaviais"!

Anónimo disse...

O RCM de Montemor parece que já se tornou num "grande" é apontado como finalista, realmente, como cresceu aquele clube,

Anónimo disse...

Como é que esses gajos do Montemor passaram a ser um clube com adeptos em todo o lado???????????????

Anónimo disse...

É de facto engraçado, Agronomia só ganha porque os outros jogam desfalcados!!! Mas Agronomia nunca joga desfalcado, por que uma equipa de rugby não são 15 jogadores, são 35 jogadores no minimo! Mas já estamos habituados...
Como adepto e simpatizante de Agronomia, que gozo dá ver esta jovem equipa a subir de jogo para jogo, comandados por um soberbo C. Pinto! Que grande jogo fizeram contra o Direito, nem parecia que estavam a jogar num campo quase impossivel de se jogar. E se o Direito não conseguiu jogar, não foi por causa do campo, nem do árbitro, nem da ausencia de jogadores (jogaram com 15, ou não?)mas simplesmente Agronomia não os deixou jogar e foi muitissimo superior. Força Agro!
Já agora, o estrangeiro de Agronomia é talonador, não pilar, e é de facto o melhor talonador a jogar em Portugal!

Anónimo disse...

Diogo Stilwell,

felicito-o pelo jogo contra o Benfica, a sua equipa apresentou um bom nível de jogo, com muita juventude e humildade. poderiam ter ganho, mas não calhou.

boa sorte para o RCS.

Elias Campos

Anónimo disse...

Bebe um licor que te passa a azia.Por outro lado ainda ficarás mais gabarola.

Anónimo disse...

- Técnico com vitória mais folgada do que se esperava
- Belenenses com vitória sofrida
- Montemor a sofrer mais ensaios do que se pensava
- Belas a equilibrar a eliminatória
- Benfica com jogo intenso

há taça!
infelizmente só pude marcar presença na Sobreda, bela crónica de jogo. Benfica a impor-se com o Santarém sempre à espreita de uma oportunidade... no entanto um jogo como seria de esperar fraco.

abraço,
Manel Queimado

Anónimo disse...

Eu acho que deviamos mandar o Montemor para a heineken cup ou mesmo para o super 15 porque eles sao bons demais para este país! Pelo menos falam como tal...

Anónimo disse...

"A Malta fala de ausências de todos os clubes" - este comentário tem toda a razão.
Quando empatou com o CDUL, ninguém falou das ausências do Belenenses - excelente resultado. Quando a mesma equipa do Belenenses foi fazer um resultado inesperado a Évora, já foi "bastante desfalcada".
Há que saber perder e saber ganhar.

Parabéns ao jogadores do Belenenses e ao Rugby de Évora.

Anónimo disse...

sr manuel cabral nao precisa de publicar este comentario, mas pergunto lhe é produtivo publicar comentarios como este: "
Anónimo disse...
Tudo em aberto, até memso uma chegada do Montemor à final, porque não? Força Montemor, esta semana os gajos do licor beirão e para a semana os meninos do cré, que vão levar na pá no "inferno dos canaviais"!
3 de Dezembro de 2012 14:23
"

onde está o rugby aqui??? isto ajuda???

Anónimo disse...

O Montemor sempre teve muitos adeptos, apesar de ser um clube de uma cidade pequena! É um clube acolhedor e quem já jogou ou joga sabe do que falo. Por este e por muitos outros motivos, vêm apresentando resultados muito satisfatórios, dadas as suas possibilidades. RCM!

Anónimo disse...

parabéns aos clubes que passaram e aos vencidos. parece que nesta eliminatória houve jogos muitissimo bons! é bom saber que o rugby nacional anda a progredir

força AGRO, rumo à 5ª!

Anónimo disse...

Como benfiquista congratulo-me pela primeira vitória desta jovem equipa. Congratulo-me também pelos sub 16 e sub 18 do clube que parecem este ano muito mais competitivos, contando por vitórias os jogos realizados, julgo eu. É um passo no caminho certo para o Benfica voltar ao seu lugar de topo no rugby ibérico. Com campo na zona do estádio da luz e com apoio da direcção, tudo poderia ser mais rápido e fácil. Força Benfica!

Anónimo disse...

Verdade...

Anónimo disse...

Venho por este meio dar os parabens á equipa do R.C. Famalicão, mostrou em campo ser uma forte candidata á subida de divisão, uma equipa que sabe o que faz em campo, com muita maturidade, em relação ao meu RCM, uma equipa humilde que procura a vitoria em cada jogo que disputa, respeitando sempre o adversário, com objectivos muito bem definidos no campeonato, objectivo esse que é a passagem da final four e na taça ganhar o próximo jogo, jogo esse com uma equipa muito difícil, onde teremos de dar mais do que sabemos para ficar com a vitória em casa, em relação a termos adeptos em todo o lado, é provável que sim, somos uma equipa humilde (como já tinha referido ) em que a amizade prevalece no grupo e transporta para quem nos rodeia, adoramos este desporto, tentamos joga-lo da melhor forma possível, tentamos transmitir a beleza do que é o rugby e criar sensações a quem nos acompanha, por fim queria dar os parabens ao santarem, espero que estejam a ultrapassar a fase negativa que tiveram.

Miguel
RCM

Anónimo disse...

agronomia ganha 3jogos de seguida e ja voltaram pa bazófia que os tem caracterizado ao longo destes anos. se calhar é por isso q só contam com 1 titulo... ganharam ao direito, parabens. treinaram naquela campo de batatas durante toda a semana! nao tiro mérito, ganharam com todo o merito, trabalharam mais, defenderam mais e souberam aproveitar as falhas infantis dos de monsanto. agora por já de lado o direito é um erro q todos os blogueiros fazem ao longos dos anos e dps dá sempre galo para várias cabeças. fala um anonimo dos jovens da agronomia a subirem de rendimento. verdade! tao a subir e bem! e os de monsanto? tirando o diogo coutinho,o malheiro e o miguel leal a equipa é bastante jovem.o 3 de trás o mais velhos tinha 23 anos, a 3a linha tinha tanto o alvim como o vasco fragoso mendes 19... se vao para monsanto daqui a 2 semanas achar q ganham c ponto de bonus, tao a fazer o mesmo erro que o direito fez qnd foi este fim de semana jogar a tapada.

Jose Silva disse...

Anónimo, se títulos é só campeonatos, então estás a ver só o lado que te interessa. Vai lá ver quantas taças agronomia tem nos últimos 10 anos e quantas finais?
Isso cheira-me é a comichão no cotovelo. Não te esqueças que o Direito também já andou na 2ª divisão!!!