29 de maio de 2012

RANKING MÃO DE MESTRE

QUEM FREQUENTA AS CAIXAS DE COMENTÁRIOS do Mão de Mestre - e de outros sites ou blogs - acaba por se familiarizar com uma conversa recorrente do tipo "a minha galinha é melhor que a da vizinha..."

O tipo de argumentação é, com honrosas excepções, infantil e sem qualquer réstia de interesse, subindo o tom e a agressividade quanto mais falta a razão...

Para ajudar a dar uma perspectiva diferente a este tipo de "conversas", o Mão de Mestre resolveu fazer umas contas e dar consistência aos argumentos de quem esteja interessado em estabelecer comparações, em escalonar as equipas e os clubes, com a razão à frente do coração..


Decidimos começar por estabelecer uma hierarquia entre os clubes que se defrontam na Divisão de Honra, com base em critérios que indicamos mais abaixo, e que, como quaisquer outros critérios, são susceptíveis de discordância, podendo mesmo surgir outros que se provem mais adequados.

Mas neste momento, são estes os que consideramos mais adequados, e esperamos ter a vossa concordância - para o próximo ano poderemos fazer uma revisão dos mesmos, se tal se justificar.

Assim, resolvemos apenas considerar os Campeonatos nacionais - fase de apuramento e fase final (e finalíssima no caso da DH) - e as taças de Portugal dos escalões que aqui temos tratado, ou seja, seniores, sub-21, sub-18 e sub-16.

Para os Campeonatos atribuímos uma sequência de pontos conforme a classificação de cada equipa, existindo algumas pequenas diferenças entre a fase de apuramento e a fase final, que se justificam na medida em que enquanto na fase de apuramento o objetivo é ficar entre as quatro primeiras, e elas partem (quase) em pé de igualdade para a fase final, nesta última fase já assim não é, e apenas as duas primeiras classificadas merecem destaque, assim como a quinta posição, a quem atribuímos tantos pontos como à terceira classificada.

Ainda no que respeita aos campeonatos - este ano apenas na DH - atribuímos pontos para a finalíssima.
No que diz respeito à Taça de Portugal apenas atribuímos pontos para os semifinalistas vencidos, e para os finalistas.

Pensámos ainda em atribuir tabelas de pontos diferentes para cada escalão, mas acabámos por não o fazer já que, afinal, é da consistência dos escalões de formação que saem as boas equipas seniores, ou seja, cada equipa tem, no conjunto do clube uma importância tal que o descalabro de um desses escalões acaba por se refletir no rendimento (futuro) dos escalões dos mais velhos.

Finalmente decidimos castigar seriamente os clubes que dão faltas de comparência, descontando-lhes pontos que os podem fazer recuar no ranking final.
(Na coluna da esquerda a posição das equipas nas tabelas classificativas)

Quanto à tabela do ranking, é possível determinar classificações por escalão etário, mas o objetivo da tabela é estabelecer uma hierarquia de clubes, considerando o conjunto de equipas que apresentam nos diversos escalões.

Por outro lado apenas consideramos as equipas que se classificaram até à 12ª posição nas tabelas dos seus campeonatos, o que elimina as equipas que tenham disputado os grupos "Bs", com excepção daquelas que disputam a fase final em conjunto com as restantes 10 que disputaram a fase inicial.

Na classificação que hoje apresentamos, ainda falta anotar as pontuações a que o CDUL e a Agronomia terão direito após a realização da finalíssima da DH, mas qualquer que seja o resultado, a tabela classificativa não se vai alterar, pelo que decidimos avançar assim mesmo, e faremos a devida atualização do ranking, neste mesmo local, após a realização da finalíssima.

Fique com os números e o Ranking do Mão de Mestre.
As Faltas de Comparência consideradas foram do Belenenses (no CDUP 1ª jornada da Fase Final dos sub-21) do Técnico (no CDUP 5ª jornada da Fase Final dos sub-21) e de Agronomia (No Prazer de Jogar 2ª jornada da Fase Final dos sub-18)


Foto: GDD Rugby Oficial/Facebook

18 comentários:

Anónimo disse...

bom trabalho manuel cabral. kick off and try. parabéns a todas as equipas. grande gdd.

Anónimo disse...

grandes evoluções de académica e cdup que juntamente com o cascais têm tudo para lutar pelo campeonato nos próximos anos.

MSF disse...

Há um erro de "simpatia" nas classificações de CDUL e Agronomia no campeonato de S16, embora as pontuações estejam correctas.
Abraço

Anónimo disse...

Interessante sim senhora. mas parece me obvio que os resultados da equipa senior devia contar mais (talvez o dobro), ja que é a equipa principal do clube e supostamente o objectivo dos jogadores dos escaloes mais jovens sera chegar a essa mesma equipa... como ja aqui foi dito muitas vezes, o mais importante nos escaloes nao e ganhar, mas sim formar jogadores para os seniores

Anónimo disse...

Para alem disso, a taca so vale 6 e o campeonato pode valer quase 30.. e uma diferenca bastante grande talvez a taca pudesse valer mais. e a supertaca tb devia ser contabilizada, mm q nao valesse muito

Manuel Cabral disse...

Tens razão - o CDUL ficou em sexto e quinto lugares, somando os anunciados sete e oito pontos...Assim que tiver um minuto, corrijo a tabela.
Obrigado pela chamada de atenção

Anónimo disse...

ah ganda direito!

Anónimo disse...

Qual é a FC de AGronomia?
NC

Manuel Cabral disse...

A relação das Faltas de Comparência está por baixo do quadro.

Anónimo disse...

Excelente trabalho, que é de louvar!

Sobretudo porque permite seguir de perto a evolução das equipas, nos vários escalões e,sem clubites agudas, mas perante factos (os resultados em campo, poder comentar e argumentar em conformidade.

Um aspecto, quiçá fundamental, salta logo aos olhos - a inexistência de equipas de Sub-21, Sub-18 e Sub-16 no Benfica, o que, a ser estritos e a cumprirem-se os regulamentos em vigor na FPR não permitiria a este clube disputar a Divisão de Honra!

E pronto, está lançada a discussão!

Mais uma vez parabéns pela inicitiva.

Anónimo disse...

Não, não há nada para discutir. Nao se discutem factos. É um facto que o Benfica cumpre os regulamentos.

Anónimo disse...

Quer dizer que um clube que contrate 15 profissionais não pode disputar a D H. Quer dizer que nos tempos em que desejamos evoluir para o profissionalismo temos que nos preocupar mais com a formação do que con a alta competição. Vão dizer isso aos ingleses, onde nenhum clube tem Sub-18.

Anónimo disse...

profissionalismo em portugal?????? só mesmo por locura se pode pensar que isso seja possivel, os ingleses não tê sub 18, em 1º lugar isso não e verdade em 2º lugar a realidade e bem diferente os clubes são nos colégios cá isso não existe, claro que o benfica dos trêsw escalões de formação tem equipa em dois logo cumpre os regulamentos, acho é que vai no caminho errado, aliás os resultados falam por si... li aqui alguém falar na grande evolução do CDUP, só mesmo quem se limta a seguir o rugby pelos blogs pode dizer isso, o CDUP tem sido um exemplo a seguir no que diz respeito a formação, apresentava semnpre 2 equipas em todos os escalões de formação sempre com grandes resultados, teve 2 ou 3 épocas mais complicadas pela deslocalisação para a Lousada, não não sou do CDUP nem do Porto, exmo sr Manuel Cabral, mts parabéns pelo excelente trabalho que tem feito, mesmo não concordadno consigo em muita coisa, tivwesse tempo e paciência para fazer igual ranking para as últimas 4 épocas e talvez tivessemos a surpresa de ver o direito a frente em todas as épocas.

Manuel Cabral disse...

Bem, o tempo não é muito, mas gostei da ideia...pode ser que arranje paciência...

Manuel Cabral disse...

Conforme se explica no texto, apenas foram consideradas as classificações até ao 12º posto, pelo que a sua afirmação não está contemplada no post.
Aliás, e para que conste, o Benfica apresentou equipas de sub-16 e sub-18, que disputaram os grupos "Bs", apenas não tendo terminado entre as 12 melhores no conjunto do país.

Anónimo disse...

ACADÉMICA EM 2º? Quem diria...

Anónimo disse...

Se há 50 anos se dissesse que em 1995
o Rugby se profissionalizaria também se ririam de tal afirmação. E o que disse é que Inglaterra ( e muitos outros países) não há Sub-18 nos CLUBES. São as escolas a promover a formação.

Anónimo disse...

Existem as academias dos clubes e as equipas dos "colégios". Muitos jogadores estão inscritos nos dois sítios.