30 de maio de 2012

SÁBADO É DIA DE FESTA NO JAMOR


A PAR DA FINAL DA DIVISÃO DE HONRA, QUE SE DISPUTA ÀS 16 HORAS no Campo de Honra, realiza-se este sábado, 2 de junho, no Complexo Desportivo Nacional do Jamor a festa final do projeto Nestum Rugby nas Escolas

Nos vários campos vão estar cerca de mil alunos, em representação de 100 equipas, oriundas de 80 escolas de todo o país, como resultado da realização de 21 torneios inter-escolas.

O projeto Nestum Rugby nas Escolas é fruto de um protocolo entre a Federação Portuguesa de Rugby (FPR) e o Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, enquadrado nos projetos especiais do Desporto Escolar (atividade interna).

Este projeto destina-se a todos os alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade e tem como principal objetivo divulgar e promover a modalidade no meio escolar, em sintonia com as finalidades e orientações do Desporto Escolar/DGIDC/ME. Assim como procura estabelecer a ligação entre as escolas e os clubes e orientar alunos/atletas para a prática do rugby.
O projeto é composto por três fases:

·   1ª Fase: dedicada à formação e sensibilização de professores e alunos para o ensino e a prática do Tag-rugby* (rugby adaptado a pisos duros);
·    2ª Fase: Torneio inter-turmas;
·    3ª Fase: realização torneios inter-escolas; 
     Festa Final: Convívio com todas as escolas apuradas na 3ª Fase.

A Coordenação está a cargo da Federação Portuguesa de Rugby e da Associação de Rugby do Sul (ARS), tendo como parceiras a Associação de Rugby do Norte (ARN) e o Comité Regional Rugby do Centro (CRRC).

O projeto Nestum Rugby nas Escolas permitiu este ano letivo a prática do rugby a mais de 35 000 jovens, de 400 escolas a nível nacional.

O Rugby é um desporto que, para além da alegria e prazer que dá a quem o pratica, rapazes ou raparigas, favorece o desenvolvimento de valores educativos e sociais importantes, como a camaradagem, a disciplina, o auto-domínio, a coragem e o espírito de equipa, contribuindo para o rendimento escolar e a realização pessoal.

*O Tag Rugby é um desporto de equipa ideal tanto para crianças como adultos. É um jogo de Rugby de não contacto em que cada jogador usa um cinto de velcro ao qual estão fixas duas etiquetas PVC, que devem ser arrancadas pela oposição para mostrar uma placagem. O Tag Rugby é uma abordagem ideal ao rugby. É um jogo de finta, sem contacto, de movimentos rápidos, interativo e divertido para rapazes e raparigas jogarem em conjunto. 

2 comentários:

miguel rodrigues disse...

Esta é sem dúvida a melhor iniciativa de promoção do Rugby em Portugal, parabéns aos que tiveram a ideia e aos que têm sabido dar continuidade. Grande trabalho.
Obrigado à NESTUM pelo investimento e por acreditar no Rugby, tenho a certeza que tem tido retorno.

Anónimo disse...

Uma palavra de apreço ao Homem que iniciou este projecto, não era mal visto...

E o Homem é o Mané Paisana...