3 de maio de 2012

SÉRIES MUNDIAIS - LINCES PRESENTES NAS DUAS FINAIS

PORTUGAL VAI ESTAR PRESENTE nas duas últimas etapas das Séries Mundiais de Sevens, que terão lugar em Glasgow e Londres, a primeira já neste final de semana.

Recorde-se que Portugal ganhou o direito a fazer parte do conjunto das 15 equipas residentes do Circuito, na sua participação do Hong Kong Sevens disputado no passado mês de Março, o que significa que na época 2012-13, os Linces estarão presentes nos 10 torneios que vão compor o Circuito Mundial.

Agora, meus meninos, deixou de haver torneios fáceis, já que todas as grandes equipas do Mundo estarão presentes, numa prova de resistência e excelência - não basta jogar bem, tem que jogar sempre bem!

Este fim de semana os portugueses vão encontrar, na primeira fase, as seleções das Ilhas Fiji, Argentina e Zimbabwé, e você pode ver aqui o resumo dos jogos realizados pela nossa equipa com estes adversários:

Com este histórico, seria prudente dizer que a classificação "normal" de Portugal na fase de apuramento, seria o terceiro lugar.

Mas nós achamos que não! Somos talvez os únicos a defender tal, mas achamos que os nossos Linces podem sim, classificar-se numa das duas primeiras posições e chegar aos quartos de final da Cup!

Não meus amigos, não estou louco. Apenas olho e vejo o que se passa, coisa que outros, muito mais próximos dos acontecimentos, não vêem.

Vamos por partes.

E comecemos pela disponibilidade dos jogadores para esta etapa.
Embora não concordando com a sistemática interrupção das competições internas para a atividade das diversas seleções - trata-se de uma questão de organização de calendário...- tenho que admitir que do ponto de vista da equipa de sevens, a paragem que agora se verifica, é benéfica.

Não apenas porque os jogadores podem encarar a viagem sem ficarem com "remorsos" em relação aos seus clubes, como também porque estão as equipas fornecedoras de jogadores para a seleção (neste caso o Belenenses, o CDUL, o Direito e o CDUP) em alta, com um maestro bem poupado e que tem aqui oportunidade de se mostrar mais uma vez.

É ainda interessante verificar o prestígio que Adérito Esteves conseguiu no meio, ao ser considerado pelo guru destas andanças, Nigel Starmer-Smith, como um dos sete jogadores a serem observados com atenção nestas etapas, com as seguintes palavras "he has matured into a direct and formidable game-breaker."


Assim, com três novatos, mas dois deles com passagem pelos torneios de Hong Kong e Tóquio, muita força, competência comprovada e experiência, a equipa pode sorrir.


Depois temos a questão da equipa técnica.
Frederico de Sousa não terá começado da melhor maneira, nem com os melhores resultados, mas a maneira como dirigiu a equipa em Hong Kong, dá-lhe pelo menos o benefício da dúvida quanto à sua habilidade de levar esta equipa de sevens aos resultados que todos desejamos.
E não podemos esquecer que tem sempre disponível, ao seu lado, a experiência e conhecimentos de Tomás Morais.

Ou seja, temos jogadores, temos treinadores e temos um bom momento da época. Que mais é preciso?

Veja a lista dos jogadores portugueses que estão na Escócia:
Voltando aos jogos da Fase de Apuramento, existe uma questão que os nossos jogadores devem ter em consideração - na verdade a nossa equipa costuma entrar mal na competição, deixando para mais tarde aquilo que sabem fazer.

Pois é melhor que mudem de atitude e entrem logo a dar o máximo e com o máximo de concentração pois só assim poderão aspirar a chegar ao grupo mais desejado...
E aproveitem, porque os argentinos também levam tempo a aquecer os motores...

Aqui fica o quadro geral dos resultados de sábado:
Foto: IRB

14 comentários:

Anónimo disse...

Vasco Fragoso Mendes??? Jogador de sevens??? Porquê??? Será porque o Direito tem que lá ter 2 jogadores??? Estranho...ou não!

Anónimo disse...

Manuel,

os Lobos começaram nos sevens, porque razão agora os sevens passaram a chamar-se linces?

Um abraço
Paulo Santos

Anónimo disse...

Tens toda a razão. Ficam cá outros bem melhores.

Anónimo disse...

Linces é a denominação que o Blog usa para a equipa de seven's, pessoalmente concordo com a distinção.

Anónimo disse...

O nome Lobos surge em 2000, quando a Seleção Nacional de Sevens participa no Lisboa Sevens. É com esse nome que Portugal ganha o Torneio vencendo na final a Samoa! Esta de chamar Linces à equipa é uma invenção do M. Cabral.LB

Anónimo disse...

Ao comentador das 8.47 e com todo o respeito. O Blog pode chamar o que quiser às equipas. Coisa diferente é o nome oficial das mesmas! Posso ter uma filha com o nome de registo Ana, mas nada me impede de lhe chamar Roberta...LB

Anónimo disse...

Caro LB,

Concordo csg nunca me referi ao nome oficial ou não, alias eu disse que era o nome que o blog usa para a equipa de seven's, e eu pessoalmente gosto da distinção.

Até porque sou dos defensores da separação da equipa de VII's e XV mas isso não passa mais uma vez da minha opinião pessoal tal como a utilização de linces pelo M. Cabral no blog é uma opinião pessoal dele, que com o tempo se perder mas no ínicio do blog o M.Cabral explicou as suas razões. Basta consultar o arquivo do blog que chega aos post's que comentam o assunto.

Nada retira o nome oficial.

comentador das 8.47

Anónimo disse...

Pior era quando se chamavam "lobos Ibéricos". Sabendo nós que em muitas partes do mundo ainda há quem pense que Portugal é uma provincia de Espanha o chamar "ibérico" lavava por si só a uma confusão nada abonatória para nós. Ainda bem que a Federação a seu tempo emendou a designação. Quanto aos "linces" concordo com a separação da designação até para facilitar, tal como os lobitos que ainda não são lobos.

Anónimo disse...

http://www.maodemestre.com/2009/12/os-linces-razao-de-um-nome.html#more

Anónimo disse...

Eu não tenho nenhuma simpatia particular pelo Manuel Cabral, muitas vezes não concordo com nada daquilo que escreve mas isso não quer dizer que eu não reconheça o excelente papel que ele tem desenvolvido , sem ganhar nada com isso, para nos manter informados, sem ele o deserto informativo seria ainda maior, também não acho grande piada ao nome Linces, agora ver uns velhos do Restelo muito indignados por ele aplidar os jogadores de Linces ultrapassa todo o bom senso, querem ver que ele num blog particular, à custa do trabalho e dinheiro dele não pode escolher aquilo que escreve? haja paciência. O Vasco Fragoso nos 7s??? devia estar nos 7s e no XV um míudo que acaba de fazer 19 anos e que faz uma grande época na sua época de estreia nos seniores, marcou uns 7 ou 8 ensaios, foi titular em quase todas as jornadas do CN numa avançada recheada de internaqcionais só pode ser chamado.

Anónimo disse...

não percebo porque é que acham estranho o puto fragoso na selecção de 7s, fez uma grande época e foi titularissimo no direito, estranho é o navalhinhas ter sido internacional de xv sem nunca ter jogado na 1ª equipa do cdul , aliás já depois de ser internacional voltou a jogar nos sub 21 , estranho é um jogador mediano como o vasconcelos jogar na selecção de xv, será que não há melhor?? tal como estranho é ver a equipa do cdul de seniores inscrita no cn sem ter nenhum treinador com nível 3, gostava de saber quem foi que eles usaram para poderem inscrever a equipa.

Anónimo disse...

Estarás com uma espinha atravessada na garganta? Só podes.

Anónimo disse...

Uma espinha? Engoliu um esqueleto inteiro, o vasco (que apesar da idade é um grande jogador e merece a convocatória) foi titularíssimo no GDD porque não tinha nenhum dos internacionais na posição de nr8 a que joga, o que não lhe retira o mérito; e quem és tu para "estranhar" qualquer convocatória? as convocatórias não são fruto apenas da qualidade do jogador, podem ser apostas, podem reflectir um momento de forma, podem ser uma desafio num determinado timing ou mesmo tapar buracos das primeiras escolhas...mas a partir do momento que são escolhidos só temos que aceitar, apoiar e esperar que rendam muito ao serviço da nossa seleção! Será que os treinadores do CDUL não têm nivel 3? se assim for só fortalece uma velha máxima: "nem tudo vem nos livros"

Anónimo disse...

Não tinha nenhum Nº8 ? E então o Vasco Uva que foi o nº8 do Direito nos últimos 7 anos !?