14 de maio de 2012

NOVA ZELÂNDIA VENCE CIRCUITO MUNDIAL

A VITÓRIA DE FIJI NO TORNEIO DE LONDRES quase passou despercebida quando posta ao lado do triunfo neozelandês no Circuito Mundial.

Mas a verdade é que os fijianos mostraram bem que não estão satisfeitos com a sua segunda posição na geral e prometem continuar a fazer a vida negra aos All Blacks.

E foi assim que venceram o campeão do Circuito na meia final do Londres 7's e chegaram à final, para voltarem a vencer, desta feita os seus vizinhos da Samoa - aliás nesta coisa dos sevens três das quatro melhores equipas do ano são todas vizinhas - e se sagrarem reis na capital do Império Britânico.

À Nova Zelândia restou a consolação do terceiro lugar de Londres, batendo a Argentina no jogo decisivo, e a conquista do 10º título do circuito em 13 edições do mesmo...

Esta época Nova Zelândia e Fiji venceram a Taça (Cup) por três vezes cada uma, e a diferença final entre as duas equipas ficou-se apenas por seis pontos (167-161).

A África do Sul, foi a equipa que mais desceu no ranking, de segunda a sexta, e a Espanha a única estreante do grupo das melhores 15, com a sua 14ª posição final, obtida em apenas três participações (Hong Kong, Glasgow e Londres).

De salientar que a Espanha conseguiu em Londres ser apurada para a Cup, e apesar das duas derrotas na fase final, deu excelentes indicações sobre o seu futuro.

Note-se que Portugal (que desceu da 13ª para a 15 posição com 18 pontos) participou em seis torneios, contra os cinco do Canadá (13º com 33 pontos) e os dois de Tonga (16ª posição e 17 pontos).

Foi também anunciado o Jogador de Sevens do Ano, cabendo a distinção ao neozelandês Tomasi Cama, enquanto o treinador da equipa desde o início do Circuito em 1999, Gordon Tietjens recebeu a formidável homenagem de ser incluído no Hall of Fame da International Board, honra que partilha com 48 outros nomes do rugby mundial.

Note-se finalmente que as 15 melhores do ranking são as 15 equipas residentes do Circuito de 2012-13....

Veja os quadros de resultados do segundo dia de Londres e do ranking final do Circuito.




WOMEN CHALLENGE CUP

A INGLATERRA VENCEU O CHALLENGE CUP derrotando a Holanda na final, e deixando para o Canadá a conquista do terceiro lugar sobre a Austrália.

A seleção nacional feminina de sevens - a que chamamos Raposas, deixando o nome de Lobas para a seleção feminina de XV - foi convidada e participou neste torneio, cumprindo com o que se esperava dela, conseguindo uma vitória sobre o Cazaquistão, e trazendo na bagagem o 10º lugar entre doze participantes , sendo que as Amazonas brasileiras ficaram com a colher de pau ao perderem todos os jogos que disputaram.

Infelizmente a IRB não forneceu nenhuma imagem dos encontros femininos, pelo que ficamos impedidos, para já, de mostrar qualquer foto da nossa seleção, e teremos que aguardar o regresso da comitiva portuguesa e acompanhantes, para o podermos fazer.

Para já fique com o quadro dos resultados de Londres.

Fotos: IRB/Martin Seras Lima

Sem comentários: